Óleo de Buriti | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Óleo de Buriti

O Óleo de Buriti refinado extraído da polpa de frutas, é rico em ácidos graxos oleicos e alta concentração de carotenóides, principalmente vitamina A, que conferem ação antioxidante, renovadora e regeneradora. Essas características são benéficas para o tratamento da restauração e hidratação da pele após o sol. Pode ser utilizado em diversos tipos de pele, incluindo peles sensíveis.

Sobre o Óleo de Buriti

Origem: Nativa da Amazônia, da Caatinga e do Cerrado.

AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA

Um estudo avaliou a manutenção da hidratação da camada superficial da pele pelos métodos de Corneometria e TEWL (Perda de Água Transepidermal – Transepidermal Water Loss) em indivíduos submetidos a tratamento tópico com Óleo de Buriti em diferentes concentrações em hidratante.

A pele é o maior órgão do corpo humano e é dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Ela é constituída por uma barreira que é responsável pela proteção mecânica, revestimento, funções sensoriais e regulação térmica.

O estrato córneo é a primeira camada da epiderme, sendo formado por células denominadas corneócitos, conectadas por uma matriz de lipídeos complexa. Essa camada possui, aproximadamente, de 10 a 20% de água, e a porcentagem de hidratação depende do equilíbrio entre o fornecimento de água à pele e sua perda por evaporação. A perda de água depende da quantidade de camadas de corneócitos. Ou seja, quanto maior o número de camadas, maior o caminho a ser percorrido pela água e, consequentemente, menor a evaporação.

Além da evaporação natural, alguns fatores externos influenciam o grau de hidratação da pele e a destruição da barreira protetora, como baixa umidade atmosférica, poluição, temperaturas muito baixas, e o uso de produtos abrasivos, como solventes, detergentes, sabões em excesso e outros compostos químicos. O grau de perda de água depende da intensidade de exposição da pele a esse conjunto de fatores. A desidratação intensa da pele favorece a perda de características importantes como a sua firmeza e elasticidade.

O uso de cosméticos hidratantes pode prevenir a perda de água por duas maneiras:

  • Formação de barreira contra a evaporação superficial;
  • Hidratação do estrato córneo (por meio da água contida nessas formulações ou pela absorção da água atmosférica).

Nesse contexto, a eficácia foi comprovada para a preservação da hidratação da pele e a diminuição da perda de água transepidermal do óleo de Buriti.

  • Corneometria:
  1. De acordo com os resultados, a hidratação da pele conferida pelas amostras de hidratante com ÓLEO DE BURITI a 0,5%, 1,5% e 3,0% apresentou diferença significativa após 2h, 4h, 6h e 8h da aplicação quando comparadas ao padrão. Isto indica que o ÓLEO DE BURITI pode manter a hidratação da pele por, pelo menos, 8 horas.
     
  2. As amostras de hidratante com ÓLEO DE BURITI a 0,5%, 1,5% e 3,0% aumentaram significativamente a hidratação da pele em até, aproximadamente, 50%, 36% e 27%, respectivamente, em relação ao padrão.
  • Perda de água transpidermal:
  1. De acordo com os resultados obtidos, foi possível observar uma diminuição na perda de água transepidermal (TEWL) até 8 horas após a aplicação das amostras de hidratante com a 1,5% e 3,0% e até 4 horas para a amostra contendo ÓLEO DE BURITI a 0,5%. Isto pode ser um indicativo da diminuição da TEWL pela formação de um filme sobre a pele.

 

PRODUTOS QUE POSSUEM ÓLEO DE BURITI NA SUA COMPOSIÇÃO:

BLENDING FACIAL

Deixe um comentário