O que são os cravinhos da pele e o que fazer para removê-los
Escrito por Bárbara Boppré
Quem nunca sofreu com os pontinhos pretos ou brancos na zona T do rosto? Estes pontinhos são os famosos cravos ou comedões, e apesar de serem mais comuns nas peles oleosas, podem aparecer em todo mundo, desde a adolescência até a vida adulta.
O que são os cravos e como eles se formam?
Os cravos são o resultado que se tem quando os poros são obstruídos pela produção excessiva de sebo.
Funciona assim: lá dentro do nosso folículo piloso, ficam as glândulas sebáceas, que são responsáveis por produzir a oleosidade natural da nossa pele e a raiz dos nossos pelos. Quando o folículo se abre, resulta nos poros da pele. Quando os poros são entupidos pelo sebo das glândulas sebáceas, formam-se os cravos.
Os cravinhos podem ser pretos ou brancos
Engana-se quem pensa que os cravos são só aquelas pontinhas pretas no nariz. Eles também podem ser brancos e, ao contrário da sua vontade, não devem ser espremidos!
Os cravinhos brancos são os que não tem contato externo com o ambiente, eles ficam fechados porque se localizam nos poros estreitos. Enquanto isso, os cravos pretos são os que ficam nos poros mais largos que tem contato com o ar e oxidam, então a pontinha preta do cravo nada mais é do que a oxidação.
Os cravinhos pretos dificilmente se transformam em espinhas, já os brancos, se não removidos, podem entrar em contato com bactérias, poluição e inflamar, gerando mais lesões.
Como remover os cravos da pele
Primeiramente, nada de espremer! O ato de espremer os cravos com a mão pode acabar mandando o sebo para o fundo do poro, que aí sim pode virar espinha ou até mesmo resultar em cicatriz.
Para remover os cravinhos de forma segura, você pode seguir os seguintes cuidados:
- Lavar o rosto duas vezes por dia - uma vez ao acordar e a outra antes de ir dormir já são o suficiente para manter seus poros limpinhos e livres de sebo;
- Esfoliar a pele uma vez por semana - a esfoliação desobstrui os poros e estimula a renovação celular, impedindo a formação de novos cravinhos;
- Invista em fórmulas especiais para as peles oleosas e acneicas - ativos como ácido glicólico, retinol e ácido salicílico são super poderosos no combate aos cravinhos (e você já sabe onde pode achar, né 😉);
- Fazer uma máscara de argila verde 1x na semana - a argila verde possui grande capacidade de absorção, sorvendo o excesso de oleosidade e regulando a produção de sebo da pele;
- Limpeza de pele com dermatologista 1x ao ano - para fazer a extração dos cravinhos com segurança, recomenda-se uma ida anual ao consultório da dermatologista. Lá, uma série de processos são feitos para que sua pele não sofra com a retirada dos cravos;
- Quando em casa, use vapor - em uma panela, coloque água e deixe fervendo. Bote uma toalha sob a sua cabeça e aproxime-se cuidadosamente do vapor solto pela panela. Ele vai abrir os poros e amolecer os cravos para facilitar sua extração.
* Ressaltamos que essas são apenas algumas dicas, mas para encontrar o tratamento adequado para tirar os seus cravinhos, recomendamos uma consulta com o seu dermatologista.
E agora, vem conhecer nossos produtos que combatem os cravinhos da pele!
Você sofre com cravinhos na pele? Já usou algum destes produtos para combatê-los? Conta pra gente nos comentários!
1 comentários
Oie! Eu posso usar o BBA, o retinol like e a copaíba juntos?