Você já ouviu falar na barreira de proteção da pele?
Descamação, sensibilidade, irritação, espinhas e vermelhidão. Esses são alguns sinais que podem indicar que a barreira de proteção da sua pele, que mantém ela saudável e ... protegida (risos).
Se você acabou de descobrir que existe uma barreira de proteção na sua pele, não se preocupe. No post de hoje, nós vamos te mostrar tudo sobre a barreira de proteção, como saber que ela está abalada e o que fazer para recupera-la. Vem conferir.
O que é a barreira de proteção da pele?
A barreira de proteção da pele, ou barreira cutânea, possui a função de proteger a pele de agressões internas ou externas. Ela é composta pelas células da camada córnea, que é a camada mais externa da pele, e pelas substâncias que a compõem, como ceramidas, ácidos graxos, colesterol e gordura.
As 5 camadas da pele
Foto: Sanar Med
Antes de entender tudo sobre a barreira de proteção, é preciso saber um pouco mais sobre as 5 camadas que compõe a estrutura da nossa pele. Vamos lá.
A camada mais interna da pele é a camada basal. Nela, são formados os queratinócitos, células da superfície da pele. Em seguida, vem a camada espinhosa, que é o local onde os queratinócitos produzem queratina - fibras de proteína - até ficarem mais espessas. A terceira camada da pele é a camada granular, que é onde o processo de queratinização começa. É nessa camada que as células produzem os grânulos, que se transformarão em queratina e lipídios epidérmicos - inclusive as ceramidas - . A camada lúcida dá sequência na estrutura da pele. Nela, as células já estão bem compridas e iguais umas às outras. Finalmente, temos a camada córnea, que é a camada mais externa da pele.
A camada córnea
Na camada córnea, há várias sublimadas de células mortas. Suas células se ligam através dos lipídios epidérmicos, as ceramidas, o que confere à ela a função de barreira de proteção.
Como a barreira funciona?
Como o próprio nome já sugere, ela é uma barreira que a defende a pele das agressões de fatores externos. Ela retém substâncias nocivas e, dessa forma, impede e previne possíveis infecções e irritações.
A barreira também determina o pH da pele - que é responsável por controlar as condições ideais para que as bactérias consigam viver na superfície da pele e para protegê-la de microrganismos patogênicos.
O que acontece quando a barreira de proteção está prejudicada?
Atenção a coceira, vermelhidão e sensibilidade. Esses fatores são alguns indicadores que podem significar fragilidade na barreira cutânea.
O que pode prejudicar a barreira de proteção da pele?
Produtos formulados com álcool são bastante agressivos à pele. É o caso de bactericidas, desodorantes sintéticos, produtos de limpeza e vários cosméticos convencionais encontrados nas farmácias e supermercados.
Além disso, as esponjas de banho e a água muito quente também prejudicam a barreira. Ambos os fatores removem os lipídios - células de gordura - da barreira, causando o enfraquecimento e desidratação da pele.
Como manter a barreira de proteção saudável?
Como você acaba de ver, a barreira de proteção é super importante para manter a saúde da pele. Por isso, é essencial mantê-la em equilíbrio para que consiga desempenhar sua função normalmente.
1. Muita hidratação
É simples: se a pele não tem água, ela desidrata. Ao perder hidratação, a barreira se fragiliza, e é aí que surgem os sintomas que a gente mencionou, como perda da elasticidade, surgimento de linhas, rachaduras e sensibilidade.
2. Protetor solar diariamente
Sim, o protetor solar faz tudo! Mesmo nos dias frios e chuvosos, invista no FPS para prevenir queimaduras solares e barrar a ação dos raios UV, que agridem a barreira de proteção da pele.
3. Atenção aos banhos
Quanto mais quente for o seu banho, mais agressivo ele será à pele. Prefira sempre a temperatura morna ou gelada, e evite usar buchas ou esponjas, que também agridem a superfície da pele e removem os lipídios da barreira de proteção.
4. Você tem pele seca? Cuidado redobrado
Se a sua pele já tiver uma tendência natural ao ressecamento, mantenha uma rotina de skincare com ativos anti-irritantes, que irão acalmar a sua pele enquanto promovem o tratamento. Inclua o uso de produtos com alto teor hidratante, que irão ajudar a preservar a barreira e evitar o ressecamento excessivo. Fórmulas com ácido hialurônico, manteigas e óleos vegetais serão suas melhores amigas.
Proteção da pele com a Solução Gaba
A Solução Gaba é um produto super inovador formulado com o ácido gama-aminobutírico. Comumente usado como um calmante natural indutor do sono, o ácido gama-aminobutírico possui a função de relaxamento. Nós inovamos mais uma vez e trouxemos a matéria-prima para a Solução Gaba, que é o primeiro produto do mercado do skincare a ser desenvolvido com essa matéria-prima.
Na pele, o ácido gama-aminobutírico relaxa os músculos da pele, interrompendo temporariamente o sinal que faz a contração da região. Isso resulta num efeito lifting, que deixa a pele firme e elástica.
A Solução Gaba é super hidratante, estimula a síntese de colágeno e ácido hialurônico natural, previne e suaviza linhas de expressão. Ela também induz mecanismos de defesa que protegem a pele de possíveis microorganismos patogênicos, equilibrando o microbioma da pele para que a barreira de proteção continue forte e saudável.
Isso faz com que a Solução Gaba seja o tratamento perfeito para as peles maduras e para quem deseja manter uma pele saudável, equilibrada, hidratada e viçosa.
E aí, você já conhecia a barreira de proteção da pele? Conta pra gente nos comentários!
2 comentarios
É possível que a pele da axila após a depilação a laser perca essa barreira? Nunca hidratei… E sempre quando fica quente, sinto a área ardida, quente… E já tem 2 meses que desisti das sessões. 😢
Boas informações que não sabia sobre a pele