Copaíba | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Copaíba

Anti-inflamatório natural, o Óleo de Copaíba é um óleo vegetal orgânico extraído da biodiversidade do nosso Brasil. Seu processo de obtenção é através de comunidades extrativistas locais. 

O que é o Óleo de Copaíba?

O Óleo de Copaíba é extraído da Árvore de Copaíba, a Copaifera Officinalis. Diferente da grande maioria dos óleos vegetais, ele é obtido pelo caule da planta, não do fruto.

A extração é feita de forma não agressiva, o que faz com que seja possível haver outras coletas no mesmo tronco, sem causar a morte da árvore. 

Composição do Óleo de Copaíba

Estudos apontam que o Óleo de Copaíba é uma solução de ácidos diterpênicos, em um óleo essencial constituído por sesquiterpenos. Entre esses sesquiterpenos, os principais são o beta-cariofileno e o beta-bisaboleno.

O beta-carofileno possui altíssima ação anti-inflamatória, antibacteriana, antifúngica e antiedêmica. Enquanto isso, o beta-bisaboleno é um poderoso analgésico e anti-inflamatório.

Isso faz com que o Óleo de Copaíba seja um aliado poderoso para tratar as mais variadas inflamações.

Óleo de Copaíba na pele

O ativo é utilizado para tratar a pele acneica e com dermatites.

  • Antimicrobiano;
  • Controla a oleosidade;
  • Reduz e previne acne;
  • Anti-inflamatório, sendo ótimo para secar as espinhas;
  • Exerce efeito relaxante sobre os músculos;
  • Alivia dores musculares e enxaquecas. 

Um estudo de 2012 com o Óleo de Copaíba com 25 participantes avaliou o ativo para o tratamento de acne através de testes clínicos duplocego, randomizados. Os resultados foram considerados positivos, com redução da sensibilidade e irritação local. 

AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA

Um estudo determinou, através de teste in vitro, a concentração mínima de ÓLEO DE COPAÍBA REFINADO ORGÂNICO para inibição do crescimento microbiano.

O Óleo de Copaíba apresentou potencial significativo de atividade microbiana em relação aos microorganismos selecionados, visto que os meios de cultura se mantiveram límpidos nos poços referentes à amostra sem diluição (100%). Tal comportamento se repetiu nas diluições decrescentes até ser atingida a concentração mínima inibitória do crescimento bacteriano.

Concentração mínima inibitória do Óleo de Copaíba:

  • S. aureus 15%
  • S. epidermidis 20%

Conforme resultados demonstrados, observou-se que o Óleo de Copaíba é um potencial inibidor do crescimento bacteriano de origem natural e sustentável.

Ação relaxante

O Óleo de Copaíba também faz efeito relaxante sobre os músculos, sendo eficaz para dores musculares e até mesmo para enxaquecas

PRODUTOS COM COPAÍBA NA SUA COMPOSIÇÃO

Óleo Raw Copaíba;        Corretivo Compacto;          Sérum Sensitive Skin.
Referências: Óleo de copaíba (Copaifera sp.): histórico, extração, aplicações industriais e propriedades medicinais;
ÓLEO DE COPAÍBA E SUAS PROPRIEDADES MEDICINAIS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA;
Atualizações Sobre as Propriedades Medicinais do Óleo de Copaíba (Copaifera spp.): uma Revisão Bibliográfica

Deixe um comentário