Óleo de Copaíba
Anti-inflamatório natural, o Óleo de Copaíba é um óleo vegetal orgânico extraído da biodiversidade do nosso Brasil. Seu processo de obtenção é através de comunidades extrativistas locais.
O que é o Óleo de Copaíba?
O Óleo de Copaíba é extraído da Árvore de Copaíba, a Copaifera Officinalis. Diferente da grande maioria dos óleos vegetais, ele é obtido pelo caule da planta, não do fruto.
A extração é feita de forma não agressiva, o que faz com que seja possível haver outras coletas no mesmo tronco, sem causar a morte da árvore.
Composição do Óleo de Copaíba
Estudos apontam que o Óleo de Copaíba é uma solução de ácidos diterpênicos, em um óleo essencial constituído por sesquiterpenos. Entre esses sesquiterpenos, os principais são o beta-cariofileno e o beta-bisaboleno.
O beta-carofileno possui altíssima ação anti-inflamatória, antibacteriana, antifúngica e antiedêmica. Enquanto isso, o beta-bisaboleno é um poderoso analgésico e anti-inflamatório.
Isso faz com que o Óleo de Copaíba seja um aliado poderoso para tratar as mais variadas inflamações.
Óleo de Copaíba na pele
O ativo é utilizado para tratar a pele acneica e com dermatites.
- Antimicrobiano;
- Controla a oleosidade;
- Reduz e previne acne;
- Anti-inflamatório, sendo ótimo para secar as espinhas;
- Exerce efeito relaxante sobre os músculos;
- Alivia dores musculares e enxaquecas.
Um estudo de 2012 com o Óleo de Copaíba com 25 participantes avaliou o ativo para o tratamento de acne através de testes clínicos duplocego, randomizados. Os resultados foram considerados positivos, com redução da sensibilidade e irritação local.
AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA
Um estudo determinou, através de teste in vitro, a concentração mínima de ÓLEO DE COPAÍBA REFINADO ORGÂNICO para inibição do crescimento microbiano.
O Óleo de Copaíba apresentou potencial significativo de atividade microbiana em relação aos microorganismos selecionados, visto que os meios de cultura se mantiveram límpidos nos poços referentes à amostra sem diluição (100%). Tal comportamento se repetiu nas diluições decrescentes até ser atingida a concentração mínima inibitória do crescimento bacteriano.
Concentração mínima inibitória do Óleo de Copaíba:
- S. aureus 15%
- S. epidermidis 20%
Conforme resultados demonstrados, observou-se que o Óleo de Copaíba é um potencial inibidor do crescimento bacteriano de origem natural e sustentável.
Ação relaxante
O Óleo de Copaíba também faz efeito relaxante sobre os músculos, sendo eficaz para dores musculares e até mesmo para enxaquecas.