O que é bom para pele oleosa? O skincare ideal para você | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Pele oleosa: como cuidar e quais ativos usar

A oleosidade é a condição mais comum entre a pele dos brasileiros. Caracterizada pelo brilho excessivo, poros dilatados, tendência à cravos e espinhas, a pele oleosa pode causar bastante desconforto. No post de hoje, vamos te mostrar tudo que você precisa saber para controlar a oleosidade e quais ativos são perfeitos para acabar com o aspecto brilhoso. Vem ver!

O que é pele oleosa?

A pele oleosa é o que acontece quando há uma atividade desregulada das glândulas sebáceas, que passam a produzir mais sebo do que o necessário. Esse sebo é o que chamamos de "óleo", e apesar de ser fundamental para manter a saúde da pele, a produção em excesso causa o entupimento dos poros, levando à formação de cravos e espinhas.

Por que tenho pele oleosa? 

Por conta do clima tropical e úmido, nós, aqui no Brasil, temos uma tendência natural a ter pele oleosa. Basta pensar que faz bastante calor aqui, e isso faz com que a gente transpire mais, o que causa a obstrução dos poros. Enquanto isso, nos países nórdicos, por exemplo, que tem clima seco e frio, é mais comum que você encontre pessoas de pele ressecada.

Mas calma, isso não significa que a pele oleosa é resultado apenas do clima. A oleosidade pode aparecer por conta de vários outros fatores, como:

  • Genética;
  • Uso de certos medicamentos;
  • Alterações hormonais;
  • Falta de higiene adequada;
  • Uso de produtos incorretos.

Pele mista x Pele oleosa

Pele oleosa x Pele mista

É normal que haja confusão entre os dois tipos de pele. A diferença é que a pele mista concentra o aspecto oleoso apenas na "zona T", que é a área da testa, nariz e queixo. Enquanto isso, a pele oleosa tem excesso de oleosidade no rosto inteiro, podendo estender para outras regiões do corpo, como couro cabeludo, costas, ombro e colo.

Apesar de serem um pouco diferentes, as peles mistas podem - e devem - ter os mesmos cuidados que a pele oleosa para manter os níveis ideais de oleosidade. 

Como cuidar da pele oleosa? Confira os ativos de skincare perfeitos para acabar com a oleosidade

Ácido salicílico

O ácido salicílico é um beta-hidroxiácido (BHA) que ajuda a esfoliar a pele e desobstruir os poros. Ele penetra profundamente nos poros e ajuda a remover as células mortas, estimulando a renovação da pele. Essa ação faz com que o ativo consiga controlar a atividade das glândulas sebáceas, reduzindo a oleosidade e as acalmando as espinhas inflamadas. 

Ácido Chiquímico

Potente aliado para o cuidado com as peles oleosas e acneicas. Faz uma esfoliação química que renova as células sem prejudicar a barreira de proteção da pele e sem causar irritação. O Ácido Chiquímico também conta com ação antimicrobiana e antioxidante, atua contra a acne, melhora os microrrelevos da pele e suaviza as manchas deixadas pelas espinhas.

Ácido Glicólico

Ácido Glicólico pertence à família dos alfa-hidroxiácidos. Assim como os outros ácidos desse complexo, ele é conhecido por estimular a renovação celular. Além de controlar a oleosidade, ele reduz e previne linhas de expressão, uniformiza o tom da pele e combate a acne.

Ácido Mandélico

O ácido mandélico dé um alfa-hidroxiácido (AHA) derivado do extrato de amêndoas amargas, que promove uma esfoliação suave e atua nas camadas mais superficiais da pele. Previne os sinais do tempo, a hiperpigmentação da pele e a acne. É um ácido menos irritativo e não apresenta fotossensibilidade, cuida da pele de forma gentil e suave. 

Bakuchiol

Uma alternativa natural e segura aos retinoides convencionais, sem chance de causar irritação. Ele conta com propriedades anti-inflamatórias que aliviam as lesões de acne e regulam a produção de sebo, ajudando no controle da oleosidade. Além disso, é antioxidante, estimula a síntese de colágeno, previne e suaviza manchas e linhas de expressão. 

Copaíba

Óleo de origem natural extraído do tronco da árvore. Vegano, orgânico e natural, o óleo de copaíba é super nutritivo e benéfico para a pele. Tem propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas que ajudam a secar espinhas e controlar a oleosidade. 

Niacinamida

A niacinamida é uma vitamina B3 que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Ela ajuda a reduzir a produção de sebo pela pele e a minimizar a aparência dos poros dilatados. Além disso, ela ajuda a fortalecer a barreira de proteção da pele, hidrata, acalma peles sensíveis, protege contra a luz azul e uniformiza o tom da pele. 

Zinco

O zinco é um mineral que ajuda a regular a produção de sebo pela pele. Ele também tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que pode ajudar a reduzir a inflamação e a prevenir a acne. Além disso, o zinco é importante para a saúde da pele e pode ajudar a fortalecer a barreira de proteção da pele.

*É importante reforçar que diferentes tipos de ácido não devem ser usados numa mesma rotina de skincare. Se for usar diferentes tipos, intercale os dias de uso, exclusivamente no período noturno. 

Além dos ativos: como cuidar da pele oleosa?

É essencial manter uma rotina de cuidados para controlar a oleosidade e manter a saúde da pele como um todo. 

Lave o rosto 2 vezes por dia

Muitas vezes a oleosidade é resultado da higiene inadequada. O certo é lavar o rosto 2x por dia, sendo uma pela manhã e outra pela noite. Também não adianta lavar mais do que isso: o excesso de limpeza pode causar o efeito rebote e levar sua pele a produzir ainda mais óleo. 2 vezes já são o suficiente, tá?

Hidratação

Se você ainda tem dúvidas se deve hidratar a pele oleosa, essa dúvida se encerra agora: pele oleosa não significa pele hidratada, muito pelo contrário. A pele oleosa pode ser resultado da falta de hidratação. É só pensar que se você não usa nenhum hidratante, as glândulas sebáceas vão entender que precisam produzir mais óleo, para garantir a hidratação da pele. Por isso, lembre-se sempre de manter a sua pele bem hidratada. 

A hidratação também vem de fora

Sim, beber 2 litros de água ajuda mesmo. Mantenha sempre uma garrafinha em mãos para criar o hábito de hidratar seu corpo. Você vai sentir não apenas melhora na pele, como no sono, humor e disposição. 

Use filtro solar diariamente

Outro fator agravante da oleosidade é a exposição solar desprotegida. O protetor solar não vai deixar sua pele mais oleosa, o contato direto com o sol vai. 

Dormir de maquiagem? Nem pensar

Ao dormir de maquiagem, você dificulta que a pele respire, o que pode levar ao entupimento dos poros, e aí você já sabe: acúmulo de oleosidade, cravos e espinhas. Lembre-se sempre de limpar bem o rosto antes de deitar.

 -- 

Lembre-se sempre de consultar seu médico dermatologista, que vai saber indicar a rotina de skincare perfeita para as necessidades da sua pele oleosa. 

E aí, o que você achou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário