Ácido Lático
O que é o Ácido Lático?
O Ácido Lático é classificado dentro da categoria de Alfa-Hidroxiácidos (AHAs), famosos por suas esfoliações químicas.
Entre os principais AHAs temos o Ácido Glicólico, o Ácido Mandélico, o Ácido Kójico, o Ácido Lático, entre outros. Essa categoria de ácidos é muito utilizada em produtos de skincare, por conta do seu alto poder regenerativo e baixo potencial irritativo.
Mas são todos iguais? Não, cada um tem um peso molecular diferente, o que significa que atuam em profundidade distintas da nossa pele. O Ácido Lático tem peso molecular intermediário e atua na camada córnea, a mais superficial delas. E, além de ser um esfoliante químico, é considerado um ácido hidratante, sendo menos agressivo, e uma ótima opção para peles sensíveis.
FOTO: SANAR MED
Para que serve o Ácido Lático?
O Ácido Lático, por ser um ativo versátil, que remove células mortas da pele, e que serve também para esfoliar, hidratar e controlar oleosidade do couro cabeludo.
Faz parte da família dos AHAs, que ajudam na renovação celular, melhoram a textura da pele, e reduzem sinais da acne, como manchas e cicatrizes, isso foi comprovado por um estudo na Revista Universo.
Vem entender como ele funciona nas diversas partes do corpo:
Na Pele
- Hidrata a pele;
- Controla e reduz a oleosidade;
- Uniformiza o tom e textura da pele;
- Estimula a produção de colágeno;
- Diminui linhas de expressão e sinais da idade.
No Couro Cabeludo
- Esfolia de forma suave, promovendo a descamação;
- Melhora a hidratação;
- Controla e reduz a oleosidade.
Nos Músculos
Sabia que nosso corpo também produz Ácido Lático? Isso acontece durante a prática de exercícios físicos, quando o corpo converte a glicose em Ácido Lático. Sabe aquele cansaço após os treinos? Pode ser acúmulo do ácido nos músculos.
Origem do ácido lático
Originalmente extraído do açúcar do leite (lactose), com a tecnologia, já pode ser retirado de outras fontes, como frutas e vegetais, como o milho (glicose), cana-de-açúcar (sacarose), entre outros.