Trehalose
Nos últimos anos, este ingrediente mágico tem ganhado cada vez mais destaque na indústria de beleza e skincare, e não é à toa.
Mas o que exatamente é a Trehalose? De onde vem? Como incorporar na rotina de cuidados com a pele?
Nós buscamos todas as informações e te contamos nesse post. Continue aqui com a gente e descubra tudo sobre essa molécula.
Trehalose: o que é?
A Trealose é um dissacarídeo natural presente em uma ampla variedade de plantas e microorganismos. Ela é formada por duas moléculas de glicose conectadas por uma ligação glicosídica (a,a-1,1).
Além disso, possui maiores propriedades de retenção de água do que outros dissacarídeos, o que ajuda a manter a umidade do estrato córneo (parte mais superficial da pele) de forma mais eficiente.
Para que serve a Trehalose no skincare?
A principal função da Trehalose no skincare é a sua capacidade de reter a umidade da pele. Isso significa que ela pode ajudar a manter a pele hidratada por mais tempo.
Além disso, esta matéria-prima é conhecida por proteger a pele contra danos causados por radicais livres, ajudando a prevenir sinais da idade e linhas de expressão.
A Trealose fortalece a função de barreira da pele, promovendo a formação de estrutura lamelar de lipídios intercelulares. Estes efeitos foram confirmados mesmo em ambiente seco, por isso, ela contribui para a preservação da pele saudável, protegendo-a do ressecamento.
Principais benefícios na pele
- Promove a hidratação;
- Retém umidade natural da pele (perda transepidermal de água);
- Fortalece a barreira cutânea.
Origem da Trehalose
A Trealose pode ser encontrada na planta rosa-de-jericó (Selaginella lepidophylla), também conhecida como rosa-da-ressurreição, e popularmente também chamada de flor zumbi. É originária dos desertos da Arábia, Palestina, Egito e regiões do Mar Vermelho.
A peculiaridade desta planta está no fato de que ela passa anos "dormente", sem a necessidade de contato com água, e volta ao seu estado normal, após este período. Isso acontece graças à Trealose encontrada em seus tecidos, que a protege, substituindo a função da água quando ela está desidratada. Esse processo permite que ela retorne à vida quando entra novamente em contato com a água.
Na foto abaixo, é possível ver a planta Selaginella lepidophylla nos dois estados, desidratada e hidratada após 8h em contato com água.
PRODUTOS SIMPLE ORGANIC COM TREHALOSE
Acelerador de Hidratação
Fonte: New insights on trehalose: a multifunctional molecule