Aminoácido | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Aminoácido

A pele reveste todo o nosso corpo e o protege contra as agressões externas. Para isso, é necessário que ela esteja sempre saudável, o que está intrinsecamente relacionado com a sua hidratação.

A importância de hidratar a pele

Uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, surgimento de manchas e linhas de expressão, irritações e infecções.

A pele e o estrato córneo

A pele é composta por três camadas:

  • Hipoderme: camada mais profunda;
  • Derme: camada mediana da pele;
  • Epiderme:  parte superficial, sempre exposta ao ambiente, que pode sofrer com as agressões externas, principalmente com o ressecamento.

O estrato córneo é a parte mais externa da pele, que tem a propriedade funcional de ser uma barreira seletiva de compostos entre o meio externo e interno do organismo, além de fornecer propriedades de resistência e maleabilidade. O estrato córneo tem participação fundamental na hidratação da pele, uma vez que contém o fator de hidratação natural e o manto lipídico.

Fator de Hidratação Natural ou Natural Moisturizing Factor (FHN ou NMF)

A retenção de água no estrato córneo depende de dois componentes principais:

  1. Manto líquido - lipídios intercelulares ordenados para formar uma barreira contra a perda transepidérmica de água, impedindo a evaporação da água para o meio ambiente;
  2. Fator de Hidratação Natural (FHN) ou Natural Moisturizing Factor (NMF) - agentes higroscópicos naturais que retém água na região.

Ao absorver a água atmosférica e se dissolver, os componentes higroscópicos (capacidade de atração e retenção da água) de FHN atuam como umectantes muito eficientes. Biologicamente, esta umectância permite que as camadas mais externas do estrato córneo permaneçam hidratadas apesar da ação de ressecamento causada pelo meio ambiente, tais como por fatores climáticos, exposição aos raios UV, queimaduras, substâncias químicas; além de patologias, lesões, envelhecimento.

Encontrado exclusivamente no estrato córneo e representando de 15 a 20% do total, o FHN é derivado da degradação da filagrina, uma proteína que envolve os filamentos de queratina, que conferem tanto flexibilidade quanto resiliência mecânica ao estrato córneo. Com o processo de renovação epidérmica as camadas vão se replicando até que as proteínas das células são degradadas em aminoácidos e dispostas na capa córnea.

O FHN consiste principalmente em aminoácidos e seus derivados, como ácido pirrolidona carboxílico (PCA).

Muitos fatores podem influenciar o conteúdo do FHN. Grande parte é solúvel e levado para fora do estrato córneo superficial na pele exposta a agentes de limpeza rotineiros, tais como sabonetes. 

A produção de aminoácidos

A produção de aminoácidos é influenciada por fatores extrínsecos e intrínsecos. A baixa umidade (inferior a 10% de umidade relativa) prejudica a geração de aminoácidos e, consequentemente, induz ao ressecamento superficial da pele.

A radiação ultravioleta (UV) também prejudica o estrato córneo, interrompendo o processo de hidratação natural da pele. Estudos de microscopia eletrônica sugerem níveis mais baixos de FHN presentes na pele madura, pois a síntese de aminoácidos é reduzida e isso acaba por prejudicar as funções e integridade da pele. 

Por isso é importante adotar diferentes cuidados com a pele na rotina diária, para que fique saudável. Duas maneiras bastante simples de fazer isso são através da maior ingestão de água e da aplicação regular de cosméticos que induzem a hidratação, revitalização e restauração da pele. Como o uso de cosméticos biomiméticos ao Fator de Hidratação Natural (FHN) da pele.

Aminoácidos

Os aminoácidos são as unidades que compõem as proteínas. Basicamente, são moléculas orgânicas formadas por ligações de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Alguns apresentam também na sua composição enxofre e fósforo.

Para explicar a relação dos aminoácidos com as proteínas, é possível fazer uma analogia: imagine que a proteína é uma parede. Nesse contexto, os aminoácidos são os tijolos que constituem a sua estrutura.

Aminoácidos na pele

No contexto pele, os aminoácidos são críticos para o fator de hidratação natural (FHN) do estrato córneo da pele e também ajudam a restaurar a barreira natural da pele, mantendo-a mais saudável, resistente e forte. Eles são precursores na produção de proteínas muito importantes, como o colágeno e elastina, que são responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele, sendo excelentes no combate ao envelhecimento precoce da pele.

Os aminoácidos são responsáveis por quase a metade do FHN, o que garante a capacidade de hidratação natural da pele. O Aminoácido Simple Organic mimetiza a composição do FHN, sendo composto basicamente por aminoácidos e PCA que estão presentes naturalmente na pele.

Ele proporciona um efeito hidratante à pele fornecendo componentes do próprio Fator de Hidratação Natural (FHN) da pele.

Como usar aminoácidos na pele? Sugerimos a utilização na pele seca, logo após a higienização ou após aplicação do tônico, água thermal ou Soluções.

Pode ser associada com outros produtos? Sim. Não há restrição!

Quem não pode usar? Não há contraindicação. Porém gestantes devem sempre consultar o médico antes da utilização.

Qual tipo de pele pode usar? Diversos tipos de pele, porém peles sensíveis é sempre importante avaliação do médico.

QUAIS PRODUTOS CONTÉM AMINOÁCIDO NA SUA COMPOSIÇÃO?
BOOSTER DE AMINOÁCIDO

Deixe um comentário