Ácido salicílico para as peles oleosas e acneicas
Você possui pele com tendência à acne? A acne é uma inflamação que surge na pele quando as glândulas sebáceas passam a produzir mais secreção, que vem a obstruir os poros. A condição pode ser agravada pela proliferação de bactérias, pela produção de hormônios e vários outros fatores.
Se você tem pele oleosa ou acneica, provavelmente já ouviu falar sobre o ácido salicílico, beta-hidroxiácido super conhecido por suas propriedades esfoliantes e anti-inflamatórias. No post de hoje, vamos te mostrar todos os benefícios do ácido salicílico para tratar as peles oleosas e acneicas.
Entendendo mais sobre a acne
A acne é uma condição de pele super comum que pode vir a aparecer em qualquer idade, desde a puberdade por conta do aumento da produção de hormônios, até o período gestacional das mulheres. Outros fatores também podem levar ao surgimento das espinhas, como síndrome do ovário policístico, estresse emocional, exposição solar desprotegida e até mesmo uso de certos medicamentos.
Como tratar a pele com acne?
Para tratar a acne e evitar o seu aparecimento, é necessário manter uma boa rotina de autocuidado. Lavar o rosto duas vezes ao dia e escolher produtos com ação anti-inflamatória, antimicrobiana e que controle a oleosidade é extremamente importante para tratar as lesões.
Ácido salicílico para pele com acne
Como já mencionamos, um dos ativos mais famosos para tratar a pele com acne é o ácido salicílico. O ingrediente é um beta-hidroxiácido com atividade antimicrobiana e anti-inflamatória que promove uma esfoliação química na pele, capaz de renová-la, limpar, desobstruir os poros e combater o aparecimento de espinhas e manchas na pele.
Como o ácido salicílico age na pele com acne?
Os Beta-Hidroxiácidos (BHAs) são um tipo de agente de peeling químico suave, que atuam na epiderme, a camada mais superficial da pele. Além disso, os BHAs são lipossolúveis, o que significa que eles se dissolvem em gorduras e óleos, e atuam também no interior dos poros, ou seja, na derme. Essa atividade lipossolúvel faz com que os BHAs consigam penetrar no material oleoso do folículo piloso e esfoliar os poros nos locais em que as células mortas e a excreção de oleosidade estão armazenadas.
É por isso que a principal indicação do ácido salicílico é para o tratamento de peles oleosas e acneicas, para tratar manchas de acne leve e poros dilatados.
Simple Organic - o primeiro ácido salicílico natural do Brasil
Apesar de ser comumente encontrado nas fórmulas de cosméticos convencionais, nós resolvemos inovar mais uma vez e trouxemos o primeiro ácido salicílico natural para o Brasil através de três fórmulas de alta performance para garantir o tratamento das suas espinhas. Vem conhecer!
1) GEL DE LIMPEZA ÁCIDO SALICÍLICO NATURAL
O Gel de Limpeza promove a limpeza profunda e restauradora a partir da esfoliação natural da pele, que renova as células do rosto e equilibra a superfície cutânea. Com ácido salicílico e zinco, ele conta com propriedades protetoras e calmantes, que controlam a oleosidade e o surgimento de novas espinhas.
2 - SOLUÇÃO ÁCIDO SALICÍLICO
A Solução Ácido Salicílico chega com a concentração máxima 2% do ativo para promover o tratamento noturno às peles acneicas. Ela desobstrui os poros profundamente, reduz a acne já existente, controla o aparecimento novos cravos e espinhas. A nova Solução ainda promove a renovação celular através da remoção de células mortas da epiderme, traz viço e suaviza as linhas finas.
*Uso exclusivamente noturno.
3 - SÉRUM SECATIVO ÁCIDO SALICÍLICO NATURAL
O Sérum Secativo deve ser o último passo da sua rotina de skincare, com aplicação direta e pontual nas espinhas inflamadas do seu rosto. O Sérum combina o poder do ácido salicílico com o ácido chiquímico para secar as espinhas ativas e acelerar o processo de regeneração da pele, diminuindo o tamanho e a vermelhidão da acne inflamada. Além disso, o Sérum Secativo auxilia no controle da oleosidade para prevenir o reaparecimento das espinhas e de possíveis manchas ou cicatrizes causadas pela mesma.
*Uso exclusivamente noturno.
Pontos de atenção ao usar ácido salicílico
Por ser um ácido, é importante ter um cuidado especial na inserção na sua rotina de cuidados. Durante a primeira semana de uso, sugerimos aplicar pequenas quantidades do produto em dias alternados, até que a sua pele se adapte ao ativo.
- Por ser um ácido, NÃO aplicar nas pálpebras, nos cantos externos do nariz e da boca e na pele irritada ou lesionada, para evitar a sensibilidade.
- O ativo possui uso exclusivamente noturno.
- É imprescindível utilizar filtro solar no dia seguinte à aplicação do produto e durante todo o tratamento e evitar exposição solar diretamente sobre a pele sem proteção.
Peles sensíveis podem usar ácido salicílico?
Em caso de pele sensível, indicamos a consulta com o médico dermatologista para saber se você realmente pode adicionar o ácido salicílico na sua rotina de cuidados.
Posso usar ácido salicílico todos os dias?
Sim, o ácido salicílico é um ativo seguro. Porém, é preciso fazer a rotina de adaptação com dias intercalados antes de passar a usar o ativo diariamente. Vale lembrar que a pele que irá receber o produto precisa estar devidamente higienizada e bem hidratada.