Possui efeitos equivalentes a retinoides (retinol-like), com eficácia clínica no tratamento da acne através da inibição das enzimas pró-inflamatórias. Bloqueia o processo de inflamação, e reduz a expressão de 5-⍺-redutase (5 alfa-redutase), proporcionando significativa redução dos sebos, das lesões inflamatórias e redução da população de Cutibacterium Propionibacterium acne (se alimenta da secreção produzida pelas glândulas sebáceas e que quando em contato com os poros epiteliais promove a inflamação dos folículos pilosos, causando espinhas ou acne).
Possui propriedade antioxidante e previne a ativação de espécies reativas presentes no sebo e a peroxidação lipídica, responsável pelo início do processo inflamatório.
BAKUCHIOL X RETINOL
Comprovado cientificamente através de um estudo publicado pelo British Journal of Dermatology, o Bakuchiol mostrou os mesmos resultados que o retinol tradicional sem escamar, sensibilizar, ter a "sensação de picada" ou apresentar vermelhidão durante o uso.
No decorrer de 12 semanas, 44 participantes usaram um creme com 0,5% de bakuchiol duas vezes ao dia ou um creme com 0,5 retinol todas as noites.
Nós separamos as principais comparações entre os dois ativos para o combate a acne:
O Estudo avaliou a eficácia do Bakuchiol na expressão da 5-⍺-redutase, colagenase, elastase e atividade antibacteriana e da inflamação:
- Bakuchiol é tão eficaz quanto o retinol, na mesma concentração, na inibição da atividade da 5-⍺-redutase;
- A combinação do Bakuchiol e ácido salicílico apresentou efeito sinérgico na inibição da Propionibacterium acnes, ou seja, da acne;
- Atividade inibitória para elastase foi evidente em todas as concentrações avaliadas de Bakuchiol;
- Bakuchiol apresentou atividade inibitória moderada deC OX-2 e atividade fortemente inibitória para COX-1 (enzimas pró-inflamatórias);
- Bakuchiol apresentou forte atividade antioxidante, além de inibir a peroxidação lipídica.
Além disso, o Bakuchiol apresenta alta estabilidade à fotodegradação e oxidação, podendo ser sob exposição ao sol, diferentemente do retinol original.
BAKUCHIOL NA PELE
É o único extrato botânico até agora que comprovadamente produz colágeno, fortalecendo a base da pele e minimizando o surgimento de linhas finas e rugas, mas sem o risco de irritação.
- Estimula a produção de colágeno: Traz firmeza a pele e combate o aparecimento de sinais que possam vir a surgir com o tempo;
- Promove a renovação celular: Regula a barreira cutânea responsável pela proteção da nossa pele, além de auxiliar no tratamento de diversas doenças cutâneas;
- Tem atividade antioxidante: Reduz a produção de radicais livres, que são as moléculas que oxidam e danificam as células. Assim, auxiliam no combate ao envelhecimento da pele e no surgimento de rugas e linhas de expressão;
- Ajuda a suavizar manchas: Atua na redução da produção de melanina;
- Combate a acne: Tem atividade reguladora de oleosidade e efeito calmante que auxilia a tratar inflamações.
Ele pode ser combinado com outros ingredientes?
Diferente do retinol, que alguns especialistas não indicam usar com Vitamina C ou certos ácidos, o Bakuchiol pode ser combinado com qualquer outro ingrediente.
Fotossensível e uso diurno?
Não causa fotossensibilidade na pele e, por isso pode ser utilizado com a exposição solar. Sendo essa, uma das vantagens em relação aos retinoides, que só podem ser utilizados de forma noturna.
Quem pode usar?
Adequado para diversos tipos de pele: seca, oleosa ou mista. É uma solução gentil para qualquer pessoa que procure resultados anti-idade e anti-acne sem irritação. Pele sensíveis e grávidas devem sempre consultar o médico.
QUAIS PRODUTOS CONTÉM BAKUCHIOL NA SUA COMPOSIÇÃO?