Bakuchiol: O que é? Para que Serve? | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Bakuchiol

O excesso de oleosidade na pele obstrui os poros, permitindo o crescimento bacteriano e provocando lesões inflamatórias. Derivado (monoterpeno fenólico) extraído da planta asiática Babchi (Psoralea corylifolia), que vem da Ásia Oriental, o Bakuchiol tem sido utilizado na medicina Ayurvédica por centenas de anos.

SOBRE O BAKUCHIOL

Possui efeitos equivalentes a retinoides (retinol-like), com eficácia clínica no tratamento da acne através da inibição das enzimas pró-inflamatórias. Bloqueia o processo de inflamação, e reduz a expressão de 5--redutase (5 alfa-redutase), proporcionando significativa redução dos sebos, das lesões inflamatórias e redução da população de Cutibacterium Propionibacterium acne (se alimenta da secreção produzida pelas glândulas sebáceas e que quando em contato com os poros epiteliais promove a inflamação dos folículos pilosos, causando espinhas ou acne).

Possui propriedade antioxidante e previne a ativação de espécies reativas presentes no sebo e a peroxidação lipídica, responsável pelo início do processo inflamatório.

BAKUCHIOL X RETINOL

Comprovado cientificamente através de um estudo publicado pelo British Journal of Dermatology, o Bakuchiol mostrou os mesmos resultados que o retinol tradicional sem escamar, sensibilizar, ter a "sensação de picada" ou apresentar vermelhidão durante o uso.

No decorrer de 12 semanas, 44 participantes usaram um creme com 0,5% de bakuchiol duas vezes ao dia ou um creme com 0,5 retinol todas as noites.

Nós separamos as principais comparações entre os dois ativos para o combate a acne:

O Estudo avaliou a eficácia do Bakuchiol na expressão da 5--redutase, colagenase, elastase e atividade antibacteriana e da inflamação:

  • Bakuchiol é tão eficaz quanto o retinol, na mesma concentração, na inibição da atividade da 5--redutase;
  • A combinação do Bakuchiol e ácido salicílico apresentou efeito sinérgico na inibição da Propionibacterium acnes, ou seja, da acne;
  • Atividade inibitória para elastase foi evidente em todas as concentrações avaliadas de Bakuchiol;
  • Bakuchiol apresentou atividade inibitória moderada deC OX-2 e atividade fortemente inibitória para COX-1 (enzimas pró-inflamatórias);
  • Bakuchiol apresentou forte atividade antioxidante, além de inibir a peroxidação lipídica. 

Além disso, o Bakuchiol apresenta alta estabilidade à fotodegradação e oxidação, podendo ser sob exposição ao sol, diferentemente do retinol original.

BAKUCHIOL NA PELE

É o único extrato botânico até agora que comprovadamente produz colágeno, fortalecendo a base da pele e minimizando o surgimento de linhas finas e rugas, mas sem o risco de irritação.

  • Estimula a produção de colágeno:  Traz firmeza a pele e combate o aparecimento de sinais que possam vir a surgir com o tempo;
  • Promove a renovação celular: Regula a barreira cutânea responsável pela proteção da nossa pele, além de auxiliar no tratamento de diversas doenças cutâneas;
  • Tem atividade antioxidante: Reduz a produção de radicais livres, que são as moléculas que oxidam e danificam as células. Assim, auxiliam no combate ao envelhecimento da pele e no surgimento de rugas e linhas de expressão;
  • Ajuda a suavizar manchas: Atua na redução da produção de melanina;
  • Combate a acne: Tem atividade reguladora de oleosidade e efeito calmante que auxilia a tratar inflamações.

 

Ele pode ser combinado com outros ingredientes?
Diferente do retinol, que alguns especialistas não indicam usar com Vitamina C ou certos ácidos, o Bakuchiol pode ser combinado com qualquer outro ingrediente.

Fotossensível e uso diurno?
Não causa fotossensibilidade na pele e, por isso pode ser utilizado com a exposição solar. Sendo essa, uma das vantagens em relação aos retinoides, que só podem ser utilizados de forma noturna.

Quem pode usar?
Adequado para diversos tipos de pele: seca, oleosa ou mista. É uma solução gentil para qualquer pessoa que procure resultados anti-idade e anti-acne sem irritação. Pele sensíveis e grávidas devem sempre consultar o médico.

 

QUAIS PRODUTOS CONTÉM BAKUCHIOL NA SUA COMPOSIÇÃO?

SOLUÇÃO RETINOL-LIKE

Deixe um comentário