Pular conteudo

Como aliviar a cólica menstrual? Um bate-papo com a Dra. Luísa Aguiar

Quem aí sofre pelo menos uma vez por mês com cólica menstrual? A dor é super comum durante a famosa TPM das mulheres e pode ser bem mais incômoda do que um simples desconforto na região.  

Para falar um pouco sobre a cólica menstrual, convidamos a Dra. Luísa Aguiar, médica ginecologista, para um bate-papo sobre como aliviar as dores do período menstrual, vem ver! 

Dra. Luísa diz que a cólica menstrual pode ser uma grande inimiga das mulheres e sempre que for piorando a cada ciclo, com volume menstrual maior ou mais sintomas associados - deve ser investigada.

Formas de aliviar a cólica menstrual

"A bolsa de água quente é uma ótima pedida para aliviar os sintomas, já que sendo um efeito inflamatório o calor relaxa a musculatura abdominal e pélvica com consequente melhora da dor", afirma a médica. "Alguns chás também vão produzir esse efeito anti-inflamatório e até analgésico como camomila, gengibre e calêndula, preferencialmente também quentinhos."

Os alimentos seguem esta mesma linha, então alimentos anti-inflamatórios são interessantes, explica a doutora. Luísa Aguiar ainda cita que alimentos ultraprocessados, açúcares, frituras e industrializados são grandes vilões do processo de inflamação do corpo e pioram bastante a flora intestinal e vaginal, podendo agravar os quadros de cólica durante a menstruação.

Para amenizar as dores de cólica, a médica afirma que a dieta deve ser continua, mas se isso for difícil, deve ser iniciada pelo menos 10 dias antes da menstruação. 

"Além da alimentação, a atividade física também é benéfica e associada a melhora dos quadros de dor. Mas, logicamente, respeitar sua vontade, seu corpo e sua dor é fundamental. Ainda assim, caso você não pratique no período de cólica, a prática de atividade fisica de rotina pode sim melhorar os quadros de cólicas em posteriores menstruações", explica a Dra. 

E quanto as mudanças na pele durante o período menstrual?

"É comum que as alterações hormonais deste período provoquem alterações nos níveis de hidratação e oleosidade da pele, normalmente favorecendo o surgimento de acne, além da pele ficar mais sensível e até mesmo desidratada", finaliza Dra. Luísa Aguiar.  

Neste caso, o ideal é fazer uma rotina de skincare completa para tratar as inflamações, sempre respeitando a sua pele e com acompanhamento de um médico dermatologista. 

Deixe um comentário

CATEGORIAS