Precisamos falar sobre as mudanças na pele durante o período menstrual | Simple Organic Pular conteudo

Precisamos falar sobre as mudanças na pele durante o período menstrual

Quando estamos naqueles dias, é comum o surgimento de algumas mudanças no nosso corpo, e a pele é uma das primeiras a sentir os efeitos durante o período menstrual.

A pele e os hormônios

Nossa pele é o maior órgão do nosso corpo. Ela está em constante mudança conforme as diferentes fases da nossa vida. A primeira alteração significativa é notada lá pelos nossos 12 anos, quando passamos pela puberdade

Nesta época, nossas glândulas sebáceas aumentam de tamanho, fazendo com que nossa pele fique mais oleosa, aumentando a população de cravinhos e muitas vezes, de acne. Apesar de ser um processo super comum e passageiro, as espinhas na adolescência acabam causando insegurança na maioria das pessoas, principalmente nas meninas. 

A pele no ciclo menstrual

Assim que passamos a conviver com o ciclo menstrual nas nossas vidas, é possível notar as alterações que nossa pele sofre. Assim como na puberdade, é comum que passemos a produzir mais oleosidade, espinhas e manchinhas.

.
  • Fase folicular: nesta fase, há alta produção de estrogênio, que reduz a oleosidade, aumenta a hidratação natural da pele, estimula a produção de colágeno e regenera a pele mais facilmente.
  • Fase ovulatória: aqui, a pele passa a ter um pouquinho mais de oleosidade, causando o eventual aparecimento de acne e predisposição as manchinhas da pele. Nesta fase, ainda há altos níveis de estrogênio.
  • Fase lútea: pele mais desidratada, oleosa, rígida e com diminuição nos níveis de colágeno e elastina. Ocorre após o 14º dia. Na fase lútea, é comum a piora de doenças de pele como acne, dermatite, melasma e rosácea. 

 

Isso tudo varia de pessoa pra pessoa com base nas alterações hormonais de estrogênio, progesterona e testosterona que a gente sofre nesse período. Cada pele exige um tipo de cuidado específico, mas, existem alguns produtos que a gente pode te indicar para deixar o rosto com aspecto saudável e limpo durante o ciclo menstrual.

Vem conferir os produtos que separamos para ajudar a sua pele durante o período menstrual

  1. Solução Niacinamida
    Ela controla a oleosidade, alivia as espinhas e combate a acne. Além disso, também acalma a pele e atenua as manchinhas que podem surgir nesse período. 
     
  2. Máscara de Argila Control
    A argila verde é a mais eficaz para as peles oleosas e acneicas. Ela é super rica em minerais e possui ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, revitalizante e purificante. Além disso, ela possui grande capacidade de absorção, removendo o excesso de oleosidade e regulando a produção de sebo.
     
  3. Óleo de Copaíba
    O óleo de copaíba é super indicado para combater a acne e a oleosidade. Ele é rico em beta-cariofileno, que possui um efeito super calmante sobre a pele.
.

Vale lembrar que se você estiver passando por alguma mudança muito expressiva na pele, como acne severa ou outros tipos de inflamação, deve consultar um médico dermatologista ou ginecologista para achar a causa e tratar da melhor forma :) 


Quem aí já utilizou esses produtos? Conta pra gente nos comentários qual é o seu produto favorito pra usar durante o ciclo menstrual! 

Deixe um comentário

CATEGORIAS