Simple Organic e L'Occitane se juntam para projeto em comunidade da Amazônia
Simple Organic e L'Occitane uniram forças para uma ação em conjunto na comunidade APRUNAV, na Amazônia.
Por meio de uma parceria com o Instituto Beraca, ONG que atua com a conservação da biodiversidade e no fortalecimento da cadeia de valor do Patauá no território, nos juntamos com a L'Occitane e a empresa Beraca Ingredientes Naturais, responsável pelo fornecimento dos nossos ingredientes naturais e orgânicos, para ativar a economia local da comunidade APRUNAV, e nós viemos te mostrar o resultado desse projeto incrível!
Sobre o projeto
Localizada na Ilha do Marajó, no Pará, a comunidade da APRUNAV fica no município de Anajás, e faz a extração da matéria-prima que utilizamos, de forma orgânica e artesanal, como é o caso do Óleo RAW Patauá.
Em um projeto implementado pelo Instituto Beraca, que teve início lá em 2019, Simple Organic e L'Occitane se juntaram para atender às necessidades da comunidade por meio do desenvolvimento da sociobioeconomia local e conservação da floresta Amazônica.
Por meio de doações financeiras, ambas as marcas de beleza se engajaram na construção de casas de extração de óleos, para ajudar na produção artesanal do Patauá e fortalecer a economia local.
Descubra como casas construídas na Amazônia podem fortalecer a produção de óleo do Patauá
As Casas de Óleo Artesanal são uma demanda dos próprios produtores, que participaram de todo o processo de implantação do projeto, desde os acordos para escolha das famílias beneficiadas até o desenho arquitetônico da estrutura das casas. Além do espaço físico, as famílias foram contempladas com insumos para produção do óleo.
No total, 11 famílias da Associação dos Produtores Rurais do Rio Guajará Natureza é Vida (APRUNAV) participaram da estratégia.
Veja o resultado das Casas de Óleo!
As atividades contribuíram com o fortalecimento da cadeia de valor do Patauá, com o desenvolvimento econômico de famílias extrativistas por meio de práticas sustentáveis de produção florestal e com a dinamização de economias florestais de baixa emissão de carbono para o enfrentamento das mudanças climáticas.
Sobre o Patauá
O Patauá é a segunda cadeia de valor florestal mais importante para economia da APRUNAV e Anajás. A construção das casas tem um impacto direto na vida de 55 pessoas de 11 famílias, e indireto em 400 famílias, com 2000 pessoas impactadas.
As novas estruturas irão melhorar a qualidade do produto, assim como as condições de armazenamento e de trabalho para produção do óleo.
Resultados da ação
- 11 Casas de óleo artesanal foram construídas
- 2000 pessoas impactadas indiretamente com ações de conservação da sociobiodiversidade;
- Melhoria da infraestrutura de produção e condições de armazenamento;
- Melhoria das condições de trabalho para produção do óleo de Patauá;
- Visibilidade e fortalecimento do protagonismo das mulheres extrativistas na cadeia de valor;
- Colaboração na conservação da cultura tradicional amazônica;
- Fortalecimento da Territorialidade dos Povos Amazônicos, promovendo a governança socioambiental a partir da resolução de conflitos de uso e manejo dos recursos naturais, elaboração de estratégias coletivas de desenvolvimento, conservação da paisagem e defesa do território.
Para o meio ambiente
A dinamização de economias florestais de baixa emissão de carbono colaboram com a conservação da floresta em pé e com o enfrentamento das mudanças climáticas.
“Eu estou feliz, de ver os associados feliz também com a gente, ver que deu certo, apesar das dificuldades. Agora eu quero ver esse povo produzindo óleo!” (Zé Maria – presidente da Associação)