Acne x Rosácea: como diferenciar as condições de pele? | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Acne x Rosácea: como diferenciar as condições de pele?

Vermelhidão no rosto, desconforto, pápulas e pústulas: quando você pensa nesses termos, o que vem na sua cabeça? Se a sua resposta foi acne, você acertou. Se a sua resposta foi rosácea, você também acertou! As duas formas de alteração na pele podem causar bastante confusão, já que possuem sintomas parecidos, e é aí que a gente entra.

Você já ouviu falar que as aparências enganam? Apesar de se parecerem, a acne e a rosácea são condições de pele super diferentes que devem ser tratadas de diferentes formas. No post de hoje, vamos te mostrar como identificar e diferenciar a acne e a rosácea na pele, e qual a forma correta de tratar as duas condições. Vem ver!

Acne

Pele com acne

Vamos começar pela acne. Comum principalmente em adolescentes, a acne é uma condição que pode aparecer em todas as pessoas, em diferentes fases da vida. Ela é causada pelo excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas, que acabam obstruindo os poros da pele e causando inflamação, que surge na forma de pápulas e pústulas (os famosos cravos, espinhas e até cistos). 

Rosácea

Pele com rosácea

Já a rosácea é uma condição que afeta principalmente as pessoas com mais de 30 anos. Ela é caracterizada pelo aparecimento de vermelhidão no rosto, especialmente na região das bochechas, nariz e testa. Além disso, a rosácea pode causar o surgimento de pequenos vasos sanguíneos dilatados na superfície da pele e, em casos mais graves, pápulas e pústulas (sim, que nem ocorre nos casos de acne!).

Acne x Rosácea, quais as diferenças?

A principal diferença é que a acne é causada pelo excesso de sebo e pela obstrução dos poros, enquanto a rosácea é uma condição inflamatória crônica da pele. Ou seja, na acne, a inflamação é causada pelo acúmulo de sebo nos poros, já na rosácea, a inflamação é causada por uma resposta imunológica exagerada da pele a certos estímulos, como calor, frio, vento, estresse e alguns alimentos.

Outra diferença importante é que a acne geralmente aparece na adolescência e pode sumir sozinha após alguns anos, enquanto a rosácea é uma condição crônica que pode piorar com o tempo se não for tratada da forma correta. 

Acne x Rosácea, como tratar?

Para aliviar as espinhas da acne - Solução Ácido Salicílico

Solução Ácido Salicílico

Feita com o primeiro ácido salicílico natural do Brasil, a Solução Ácido Salicílico limpa e desobstrui os poros profundamente, reduz acnes já existentes, controla o aparecimento novos cravos e espinhas. Ela ainda promove a renovação celular através da remoção de células mortas da epiderme, traz viço e suaviza as linhas finas. 

  • Quem pode usar? Peles oleosas e acneicas. 
  • Quando usar? Solução Ácido Salicílico deve ser usada exclusivamente no período noturno. Nas primeiras semanas, é importante que você passe pelo processo de adaptação da pele, que pode ser assim:
    1. Comece com poucas gotas (1 ou 2) em dias alternados - por 3 dias;
    2. Em seguida, aumente a quantidade de gotas, mas continue o uso em dias alternados - por mais 3 dias;
    3. Passado esse tempo, é hora de perceber como sua pele se adaptou ao produto e se há necessidade do uso diário. Se sim, é só começar a usar sua nova Solução diariamente ou seguir mantendo em dias alterados.
Para aliviar a vermelhidão das peles com rosácea - Solução Poliglutâmico
Solução Poliglutâmico

Feita especialmente para as peles com vermelhidão, a Solução Poliglutâmico faz o controle diário da vermelhidão e alivia o desconforto da sua pele. Ela diminui a irritação em regiões rosadas e avermelhadas, acalma e impede que a pele reaja à estímulos internos ou agressões externas. 

Com uma fórmula super hidratante, a Solução Poliglutâmico forma uma camada protetora suave e deixa a superfície da pele mais elástica, macia, uniforme e com hiper reatividade reduzida. 

  • Quem pode usar? Feita especialmente para as peles irritadas, com vermelhidão acompanhada de ardência.
  • Quando usar? Você pode inserir a Poliglutâmico na sua rotina de skincare diurna e também na noturna. 

Como saber se tenho acne ou rosácea?

como identificar se tenho acne ou rosácea?

Consulte seu médico dermatologista! Ele trará o diagnóstico correto e poderá indicar um tratamento específico para a sua pele. Nada de se automedicar, tá bom?

É preciso lembrar que cada pele é única e pode reagir de forma diferente aos tratamentos, por isso é importante seguir as orientações do seu médico e ter paciência até encontrar a solução que funcione melhor para você.

E aí, você possui pele com acne? E pele com rosácea? Como você mantém sua rotina de cuidados? Conta pra gente nos comentários!

3 comentarios

Olá!
Tudo bem?

Gostaria de ajuda pois fui em dois dermatologistas diferentes e cada um me deu uma resposta diferente.
O primeiro me disse que era necessário eu tratar a rosácea mas o outro me passou produtos somente para acne.
Mas eu percebo que minhas acnes não são normais, elas resistem muito para sair do rosto mesmo passando produtos e quando voltam, e sempre no mesmo lugar…

Karina da Silva Rodrigues

Minha filha tem 12 anos, e apresenta espinha no rosto, fui com 2 dermatologistas. O primeiro diagnóstico foi como rosasea e o segundo como acne e até agora não melhorou. Ultimamente tá pior. Me ajude no diagnóstico, quero tratar minha filha corretamente. Sou do Pará. Obg. O segundo me garantiu que não é rosasea por conta da idade,mais tenho uma amiga que tem uma sobrinha que tem 19 anos e tem rosasea aí fiquei na dúvida.

Zélia brito

Estou com 46 anos e tenho acne desde adolescente.
Ela acomete nos braços,peito, costas e rosto.
Sempre espremo, não consigo controlar e não fazer. É minha perdição.
Tenho muitas manchas, marcas da acne.
Nunca tive comedões, nem era muito agressiva. Mas sempre piorava com minha agressão a pele com a intenção de limpar.
Forma muitos cravos, poros dilatados e espinhas internas que me causam dores.
Ainda por cima fiquei com melasma após a gestação.
Namorei muitos produtos de vcs, mas não sei o que comprar.
Já gastei muito dinheiro com produtos que não foram eficientes ou ressecaram muito a pele e fez o efeito rebote, enfim joguei meu dinheiro fora.
Acho que sou um caso para estudo!!! AFFF!!! Muitos anos nessa luta.
Me ajudem!!
Quero saber o que preciso realmente.
Conto com o retorno de vcs.

Carolina da Fonseca Pedrosa Godoy

Deixe um comentário