Aplicativo Nohs Somos criará rede de apoio ao combate da LGBTIFOBIA
O Brasil é o país que mais mata LGBTIs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) no mundo; a cada uma hora, um homossexual sofre algum tipo de violência e, nos últimos quatro anos, o número de denúncias ligadas à lgbthomofobia cresceu 460%. Embora tenham se observado avanço quanto à participação da comunidade LGBTIs nos diferentes mecanismos para o combate aos crimes de ódio, os números sobre essa violência ainda são alarmantes.
Visando auxiliar a segurança da comunidade, Nohs SOMOS, uma equipe de Florianópolis, está desenvolvendo o aplicativo SOMOS, que trará uma rede de ajuda mútua, oferecendo suporte as vítimas de violência por LGBTfobia, além de indicar os ambientes e eventos seguros para a população LGBT.
O aplicativo funcionará com duas interfaces:
O botão de pânico se baseia na necessidade de ajuda imediata para situações de risco ligadas a LGBTIfobia. Funciona através da vigilância colaborativa dos usuários, através da geolocalização em um raio de até 5 km da vítima. Além de usuários cadastrados na sua lista de amigos, também serão acionados os estabelecimentos com o Selo LGBTI friendly.
Dentro da funcionalidade Mapa, existe a parte cultural. Através de filtros pode-se buscar lugares, serviços e eventos LGBTI. Onde por exemplo, o usuário tem a capacidade de visualizar uma lista de psicólogos que sabem lidar bem com questões de sexualidade e orientação de gênero. Além do usuário poder buscar qual evento combina mais com o seu estilo.
Dia 09 de maio iniciou-se uma vaquinha on-line para arrecadar fundos em prol do desenvolvimento do mesmo. O aplicativo deve ser lançado ainda neste ano e, para 2020, é de se esperar que ele se espalhe por outras cidades.
A mobilização do público se dá pela tag #juntostodosSOMOS. Ainda estão sendo realizadas algumas reuniões para a conclusão do projeto. Para ficar por dentro do projeto siga o grupo no instagram(@aplicativosomos), e conheça os bastidores do projeto.
Para saber mais sobre esse lindo projeto e ajudar na arrecadação de fundos para o aplicativo, basta acessar a página: https://www.catarse.me/nohssomos