Pular conteudo

Explicando: Green Beauty e Blue Beauty

Com tantos termos emergentes no mercado, fica difícil às vezes saber do que cada um trata, né? Mas não se preocupe. No post de hoje, a gente ajuda a esclarecer o que significam os termos Green e Blue Beauty, vertentes sustentáveis dentro do mercado de beleza mundial. 

Antes de tudo, você deve saber que há uma crescente preocupação por produtos naturais e biodegradáveis no mercado, tanto por parte das empresas quanto por parte dos consumidores que almejam reduzir seu impacto no meio ambiente, e é a partir desse desejo que surgem ambos os termos.

 Green Beauty

A Green Beauty é a tradução literal de "beleza natural". Seu conceito engloba que as matérias-primas sejam extraídas da natureza, majoritariamente de forma artesanal, e sem a adição de ingredientes sintéticos. Além disso, o movimento prega que os produtos sejam cruelty-free, ou seja, não testados em animais. 

No entanto, é importante ressaltar: os cosméticos naturais não são regulamentados por lei, então qualquer produto pode se denominar como tal.

E o que fazer para saber se ele, de fato, atende às demandas?

Atenção com a formulação! Parabenos, sulfatos, ftalatos e formol são alguns dos ingredientes sintéticos e tóxicos que devem ser evitados. Leia o rótulo do produto e atente-se a presença desses componentes. Além de prejudiciais ao meio ambiente, eles são tóxicos ao corpo humano. 

E agora que você sabe tudo sobre a formulação dos produtos Green Beauty, é que vamos para um conceito que nasceu dentro dele: a Blue Beauty. 

Blue Beauty

Você sabia que a cada ano descartamos 8,3 milhões de toneladas de plástico no mar? E que estima-se que existem 5,25 trilhões de pedaços de lixo plástico em nossos oceanos? Ou ainda que, segundo a ONU, até 2050 teremos mais plástico do que peixes nos oceanos? 

Dados como os listados acima fizeram com que a norte-americana Jeannie Jarnot desenvolvesse o conceito de Blue Beauty, que trata da urgência de se pensar em formas adequadas de descartar as embalagens de cosméticos sem que estes impactem e contaminem os oceanos. Isso não se diz apenas ao plástico gerado e descartado, mas também aos ingredientes utilizados. 

Além de ser contra a produção de resíduos, o movimento prega que os produtos sejam livres de ingredientes tóxicos, como os compostos químicos da formulação e não degradem o meio ambiente, como por exemplo na extração de algas marinhas. 

Então, afinal, qual a diferença entre os dois conceitos?

Enquanto o conceito de Green Beauty busca a transparência da formulação dos cosméticos, como a forma de fabricação, a fonte dos ingredientes e com quais recursos são produzidos, como as embalagens e distribuição, a Blue Beauty é um segmento dentro dela que visa a saúde dos oceanos e da vida dentro dele. Ela se preocupa com o descarte do produto após o seu uso. 

Ambos os conceitos são complementares e visam reconhecer os efeitos dos cosméticos não apenas no nosso corpo, mas principalmente no meio ambiente. 

 

Aqui na Simple Organic, procuramos sempre nos atualizar para trazer o produto mais puro e ecofriendly possível à você. Nossa matéria-prima é orgânica e somos certificados pelo PETA como marca 100% vegana e cruelty free. 

Além de termos conquistado a Certificação Lixo Zero, somos a primeira marca de beleza a utilizar embalagens sustentáveis de tecido. Não utilizamos plástico para proteger nossos produtos, ao invés disso, o material utilizado é o extrusado de milho, que é biodegradável e se diluído em água, pode até ser utilizado como adubo para suas plantas.

Para ler mais sobre a nossa política de embalagens, clique aqui.

Deixe um comentário

CATEGORIAS