Como incluir Clean Beauty na sua rotina de skincare
Clean Beauty é o campo da beleza que trabalha com fórmulas clean, ou seja, limpas. As formulações de beleza limpa são livres de ingredientes considerados tóxicos, tanto para o planeta, quanto para a pele do usuário, além da promoção de uma série de ações que visam sustentabilidade e transparência com o consumidor.
Como forma de substituição aos ingredientes sintéticos, surgem os ingredientes orgânicos e naturais, que prometem um estilo de vida e uma rotina de skincare mais sustentável, e ainda assim, entregando resultados de alta performance (parece até uma marca que você conhece, né? rs).
O movimento Clean Beauty
Nos últimos anos, por conta da consciência ambiental e da necessidade por mudanças no modo de consumo da sociedade, a busca por produtos sustentáveis e naturais vem crescendo consideravelmente, o que fez com que o movimento Clean Beauty ganhasse bastante força.
Com o avanço da ciência e da tecnologia, hoje é só entrar na internet e pesquisar sobre um determinado ingrediente que você vai achar milhares de artigos e notícias sobre ele, então é normal que as pessoas questionem mais sobre os produtos que usam, e busquem por alternativas veganas, naturais, seguras e sustentáveis.
3 dicas para escolher produtos de Clean Beauty
- Se você não tem o hábito de usar produtos de Clean Beauty, primeiro passo que você deve dar é aprender a ler o rótulo dos produtos. Hoje em dia, existem muitas marcas que tentam surfar na onda da sustentabilidade e da beleza limpa, e como você vai aprender a diferenciá-las dos verdadeiros produtos de Clean Beauty? Sabendo ler o rótulo! Fuja de ingredientes como petrolatos, parabenos e sulfatos, e abra espaço para os ativos naturais que vão cuidar da sua pele e da natureza.
- Procure por selos que comprovem que aquele produto é de fato o que ele prega ser. Os selos da PETA, por exemplo, certificam se o produto é vegano e livre de crueldade animal.
- Preocupe-se com o fator ambiental. Empresas como o Instituto Lixo Zero e a EuReciclo são responsáveis por certificar as marcas e produtos que possuem descarte adequado das embalagens no pós consumo.
Greenwashing: atenção com as propagandas enganosas!
Se você deseja aderir aos produtos Clean Beauty, é necessário que você saiba: hoje em dia existem muitas opções no mercado que se dizem Clean, mas na verdade não são, é o denominado greenwashing.
Greenwashing é quando marcas se agarram em embalagens eco e falsas informações para vender um produto sustentável, quando na realidade acontece um processo bem diferente na produção.
Foto: Thirty Seven Trend
"Então o caminho é escolher por produtos 100% naturais?" Também não, o fato do produto ser natural, por exemplo, não quer dizer que ele não seja testado em animais. Da mesma forma, um cosmético vegano pode ser cheio de componentes sintéticos. É necessário saber ler o rótulo e se atentar para não cair em golpes publicitários, para assim, escolher os produtos que estejam dentro daquilo que você procura.
Simple Organic: Clean Beauty de verdade
Nós já nascemos com o DNA sustentável. Desde que a Simple foi fundada, lá em 2017, a principal missão sempre foi gerar impacto positivo através da sustentabilidade. Nossas fórmulas são super criteriosas, e possuímos uma lista com mais de 2700 ingredientes a serem evitados, só pra você ter uma noção de quanto nós levamos a Clean Beauty a sério!
Sustentabilidade Simple Organic
Quais são os ingredientes que a Simple não utiliza nas fórmulas dos cosméticos?
Todos os ingredientes tóxicos que você já ouviu a gente falar por aqui são banidos das nossas fórmulas. Além disso, como mencionamos, não basta um produto ser obtido de forma natural: ceras e pigmentos de origem animal são naturais, por exemplo, porém implicam na exploração destes bichinhos, portanto, não são utilizados na Simple.
E agora, prepara o print pra checar a composição do próximo cosmético que você for comprar!
Ingredientes não utilizados na Simple Organic
- Fragrâncias Sintéticas;
- Pigmentos de Origem Animal;
- Ceras de Origem Animal;
- Ftalatos;
- Óleos Minerais;
- Petrolatos;
- EDTA;
- BHA;
- Silicones;
- Propileno Glicol;
- Quaternário de Amônia;
- Dietanolamina;
- Trietanolamina;
- Diazolidinil Ureia;
- Imidazolidinil Ureia;
- Lauril Sulfato de Sódio;
- Hidroquinona, Mercúrio;
- Tolueno;
- Triclosan;
- Phenoxyethanol.
The No List - CONHEÇA OS INGREDIENTES PROIBIDOS NA NOSSA FORMULAÇÃO DE PRODUTOS DE SKINCARE
Além dos produtos
O movimento, na verdade, vai muito além de fórmulas naturais, ele promove discussão e conscientização sobre a origem daquilo que consumimos e o impacto social e ambiental que este consumo promove.
Aqui na Simple, nós possuímos uma cadeia de produção extremamente transparente com a nossa comunidade.
- Neutralizamos o CO2 de toda logística da nossa cadeia de produção;
- Possuímos sistema de logística reversa das embalagens;
- Somos certificados pelo PETA como uma marca vegana e cruelty free;
- Temos o selo EuReciclo e Lixo Zero que garantem a reciclagem de todos os nossos resíduos e embalagens;
- Apoiamos o produtor local através da nossa parceria com o Instituto Beraca, fazendo a extração da matéria-prima dos produtos através do manejo sustentável por comunidades extrativistas locais da Amazônia.
A partir de movimentos como Clean Beauty, estamos cobrando transparência, valores e consciência ambiental das outras marcas. Aqui na Simple, esperamos inspirar pessoas e outras marcas a darem o primeiro passo em direção a um futuro sustentável.
Nós precisamos valorizar a natureza, o pequeno produtor e a biodiversidade do nosso país. Entender sobre os produtos que usamos diariamente promove conhecimento sobre a cadeia de produção e todas as matérias-primas que utilizamos.
No fim das contas, Clean Beauty é muito mais do que optar por produtos sustentáveis, é sobre escolher um estilo de vida sustentável.