Mês do Orgulho: a importância da visibilidade à comunidade LGBTQIAP+ | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Mês do Orgulho: a importância da visibilidade à comunidade LGBTQIAPN+

Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ é muito mais do que vestir a bandeira do arco-íris durante junho. É um mês que simboliza muita luta pelos direitos civis, pelo respeito e pela simples igualdade. No post de hoje, vamos te mostrar a história do Mês do Orgulho e a importância de criar uma sociedade diversa.

O início do movimento LGBTQIAPN+

Em 1969, era comum que donos de bares em Nova Iorque se deparassem com batidas policiais para controlar a venda de álcool nos estabelecimentos. Na madrugada do dia 28 de junho de 1969, em uma dessas rondas, a polícia foi ao bar Stonewall Inn, local famoso por ser frequentado pela comunidade LGBTQIAPN+. Sem motivo algum, os oficiais começaram a agredir e prender o público do bar que estava por lá. 
.
A condução violenta por parte dos policiais foi o suficiente para gerar uma grande revolta por parte da multidão que estava presente durante o momento. Pessoas foram agredidas e presas, objetos foram jogados e houve até mesmo uma tentativa de incêndio.
Conflito em frente ao Bar Stonewall Inn, dia 28 de junho de 1969. Foto: The New York Times
O episódio teve uma imensa repercussão ao redor do mundo, dando origem a centenas de manifestações e passeatas protestando contra o preconceito com a comunidade LGBTQIAPN+. 
Bar Stonewall Inn em 2019, 50 anos após a noite histórica. 
.Diante tamanha comoção e mobilização, o mês de junho passou a ser considerado o Mês do Orgulho, e a data 28/06, aniversário do conflito no Stonewall, foi escolhida para representar o Dia do Orgulho..
Orgulho LGBTQIAP+ no Brasil Parada LGBT em São Paulo. Foto: Reprodução
No Brasil, o mês de junho marca a celebração da Parada LGBT em São Paulo, um dos maiores eventos LGBTQIAPN+ no mundo. O evento ocorre na Av. Paulista, e convida todos a literalmente vestir a camisa da comunidade gay, e sentir orgulho por pertencer ao grupo.
A IMPORTÂNCIA DO DIA DO ORGULHO LÉSBICO

A importância do Orgulho LGBTQIAP+ 

Casal homossexual na Parada LGBT com cartaz. Foto: gay.blog
Eventos como a Parada LGBT, ou mesmo o reconhecimento do Mês e Dia do Orgulho são ferramentas essenciais para trazer visibilidade e promover o debate sobre a necessidade de garantir os direitos da população LGBTQIAPN+.
.
O Brasil é um dos países que mais mata homossexuais do mundo. Ao celebrar o Orgulho, nós trazemos visibilidade às vítimas dos crimes de ódio e conscientizamos as pessoas sobre a necessidade de garantir a segurança dessas pessoas. É uma forma de exercer cidadania, luta e resistência. É dar um espaço seguro para pessoas que se sentem - e muitas vezes vivem - nas margens da sociedade. 
O poder de mudar está nas nossas mãos, e é por isso que contamos com você para celebrar o Orgulho LGBTQIAP+, vem com a gente? 

Deixe um comentário