Pular conteudo

Dia do Orgulho 2021: O que é e como participar do movimento

Você conhece a história por trás do mês do orgulho LGBTQIA+? 

Fica com a gente que te contaremos, de uma forma simplificada, o que há por trás do dia do orgulho:

Na década de 1960, em Nova Iorque, existia uma política depreciativa aos homossexuais. A luta pelas causas LGBTQIA+ é marcada pela Rebelião de Stonewall.

O evento aconteceu num bar clandestino, em um bairro de Nova Iorque. O local tinha como frequentadores pessoas oprimidas pela sociedade, como gays, travestis e drag queens.

Na madrugada de 28 de junho de 1969, a polícia entrou no bar Stonewall Inn, agrediu e deteve funcionários e frequentadores. Como acusação, foi utilizada a lei de “violação do estatuto de vestuário”, que garantia que pessoas utilizassem ao menos três peças de roupa “adequadas” ao seu sexo biológico. Além disso, relações com pessoas do mesmo sexo também eram proibidas.

Essa madrugada foi o estopim para que os frequentadores do bar e pessoas da comunidade LGBTQIA+ se mobilizassem pela conquista de seus direitos. Enquanto uns eram levados pelas viaturas, formou-se uma multidão em frente ao bar, e como ato de resistência vizinhos e frequentadores jogaram objetos na polícia, como garrafas e moedas. 

Uma das pessoas que estava na rebelião ateou fogo no bar, dando início a um incêndio que foi rapidamente apagado pelo corpo de bombeiros. Nos cinco dias seguintes, ao redor do bar, aconteceram protestos contra a perseguição da comunidade gay. Após um ano do episódio, ocorreu a primeira marcha pelo orgulho LGBTQIA+.

Rebelião de Stonewall. Foto: Domínio Público.


O dia oficial do Orgulho, 28/06, é marcado por um antônimo, da hostilidade e vergonha que as pessoas da comunidade eram expostas. Durante as últimas décadas, ano após ano, a luta pelos direitos têm ganhado força e cada vez mais visibilidade.

Apesar da luta ser antiga, em vários países esses direitos ainda não são certificados, e pessoas que não atendem a heterocisnormatividade, continuam a ser marginalizadas. 

Por isso, a luta pelo respeito continua. 


Parada Gay em São Paulo, 2019. Foto: O Globo

E como eu posso participar?

1) A Rede Globo transmitirá, no dia 28 de junho, o especial Falas de orgulho, que reúne as histórias de diversas pessoas ao redor do Brasil pertencentes à comunidade LGBTQIA+ que convivem o orgulho e também com os desafios diários. O programa irá ao ar logo após da novela Império.
 

2) Além disso, para celebrar a data, a Globoplay disponibiliza uma seleção de filmes e documentários que abordam a temática. 

3) A cidade de Brasília irá realizar uma ação online para celebrar o Dia Internacional do Orgulho Gay no Distrito Federal. Transferido das ruas para a internet, o evento vai acontecer no dia 28 de junho, e terá ainda uma loja virtual para arrecadar fundos para custeio de ações e fortalecimento da visibilidade da militância.

Sabe de mais alguma ação que vai rolar? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

CATEGORIAS