Entenda o que são os testes clínicos de segurança e eficácia dos produtos
Você já parou para pensar em como nós conseguimos garantir a segurança e eficácia dos nossos produtos ao serem aplicados na pele? Aqui na Simple Organic, somos movidos pelo desafio de formular cosméticos naturais incluindo ingredientes orgânicos.
Por isso hoje nós viemos te mostrar como é possível assegurar que todos os nossos cosméticos sejam seguros e entreguem os benefícios alegados.
Como garantimos a segurança dos produtos Simple Organic?
Por aqui, todos os nossos produtos seguem as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e outros critérios internacionais que controlam a segurança dos cosméticos, desde o primeiro dia de desenvolvimento até chegar às mãos da nossa comunidade.
No site do Governo Federal, existe um material chamado “Guia para Avaliação de Segurança de Produtos Cosméticos”, e é com base nele que trazemos as informações apresentadas. Com base neste Guia, uma das formas de garantir a segurança e eficácia de um cosmético são os Testes Clínicos.
O que são os testes clínicos?
Os Testes Clínicos, também chamados de Ensaios Clínicos, acontecem após uma sequência de aprovações de segurança que são chamadas de Ensaios Pré-Clínicos. Nesta fase, os cosméticos são estudados por meio de testes em pessoas.
Ensaios Pré-Clínicos
A partir dos Ensaios Pré-Clínicos, é possível confirmar a segurança do produto durante o uso, entender as informações que devem ser contidas nos rótulos e quais são as suas precauções.
Os Estudos Clínicos são realizados por clínicas especializadas que contam com médicos dermatologistas, oftalmologistas (quando necessário), farmacêuticos, enfermeiros e biomédicos durante todo o processo, que dura no mínimo 25 dias, para dar o suporte necessário às pessoas que testarão o produto.
Durante os ensaios, há uma divisão entre dois testes: o de compatibilidade e o de aceitabilidade.
- Teste de compatibilidade: a partir dele, é possível entender como a pele humana se comporta quando em contato com o cosmético estudado. Por meio do teste de compatibilidade, concluímos se o produto não gera nenhuma irritação, sensibilização ou alergia.
- Teste de aceitabilidade: é a “realidade do uso”. Nele, além de avaliarmos a segurança, também conseguimos avaliar a usabilidade da embalagem, modo de aplicação, aceitação do cheiro, textura e demais características.
O que são testes clínicos de eficácia de substâncias ativas?
Os testes clínicos de eficácia são para garantir que o que o produto oferece como benefícios ele entrega.
Para isso, os cosméticos precisam alcançar os resultados estipulados em um padrão rígido exigido pela ANVISA, incluindo a probabilidade de ocorrência de efeitos não desejados devido ao uso inadequado do produto, características da formulação, finalidade de uso, áreas do corpo a que se destinam e cuidados a serem observados quando utilizados.
Também são avaliados conceito do produto, o público-alvo e a forma de apresentação.
A escolha do método fica a cargo da empresa – que pode realizar os testes em laboratórios nacionais ou estrangeiros – e sujeita à avaliação da agência.