Pular conteudo

Como falar com crianças sobre sustentabilidade?

Este pode ser um desafio para muitos pais, avós e educadores. Será que nossas crianças estão preparadas para essa conversa? Eles têm senso crítico para entender termos como, emissões de carbono, sem achar que estamos em um apocalipse?

A gente não precisa ser nenhum antropólogo, cientista ou expert no assunto para saber que vivemos em meio a uma emergência climática, com episódios cada vez mais constantes de desastres naturais, queimadas e secas. Por isso, é tão importante trazer a pauta sustentável para as novas gerações. 

E, se você sabe que informação é um instrumento de poder e quer empoderar seus filhos a tomarem decisões mais conscientes desde pequenos, vem com a gente.

Como dialogar com crianças sobre a crise climática, sem assustar?

Converse e pesquise junto: diálogo é a base de tudo. Caso a criança volte da escola com alguma dúvida, pergunte, investigue e o ajude a encontrar respostas, vocês podem recorrer ao Google e encontrar soluções juntos.

Confira mais algumas dicas para falar sobre sustentabilidade com crianças:
Ajuste a linguagem 

A forma de falar deve ser adaptada à idade da criança. Para os mais novinhos, entre 3 e 5 anos, use termos simples e exemplos aplicados ao dia a dia. Explique que apagar as luzes ao sair de um cômodo ajuda a "guardar" energia, que é algo que a Terra precisa. Com crianças mais velhas, entre 6 e 10 anos, você pode começar a introduzir conceitos como reciclagem e coleta seletiva, pegada de carbono e biodiversidade.

Mostre na prática 

As crianças aprendem melhor quando conseguem ver como as ideias se aplicam na sua realidade. Mostre a elas como pequenas ações podem fazer uma grande diferença. Práticas como separar o lixo, economizar água durante o banho e reutilizar materiais para artesanato são excelentes maneiras de ensinar o conceito de sustentabilidade de forma prática.

Conte histórias

Elas são uma ferramenta poderosa de ensino. Você pode criar ou procurar livros infantis que falem sobre a natureza, a importância dos animais, e a preservação do meio ambiente, priorizando aquelas com personagens que ajudam as crianças a se identificarem e a associarem com as suas próprias necessidades!

Confira 3 atividades sustentáveis para levar para dentro de casa

Nosso papel, como cuidadores, está em explicar os porquês da vida, e você já deve ter se deparado com algumas questões, como: por que os animais estão entrando em extinção? Por que apagar a luz ao sair do quarto? Por que fechar a torneira na hora de escovar os dentes? 

Mas esse diálogo precisa ir além do óbvio. Você também pode, de forma lúdica, enriquecer a rotina e trazer “assuntos sérios” de forma prática, mostrando como fazer essas escolhas sustentáveis.

Para ajudar, separamos aqui alguns tópicos para debater as novas gerações - seus filhos, sobrinhos ou crianças próximas!

1. CONSUMO CONSCIENTE: as crianças crescem e os brinquedos mudam, é normal. Uma forma de ensinar consumo consciente é incentivar a reutilização de brinquedos. Isso por ser feito de várias maneiras, como trocar brinquedos com amigos ou doar aqueles que não são mais usados. 

2. CRIE UMA ECOBAG DIY: use uma fronha antiga que já tenha em casa e monte uma ecobag. Quando a criança faz a própria sacola reutilizável, ela se sente orgulhosa e mais estimulada a usar. Aproveite o momento para explicar como as sacolas de plástico poluem o meio ambiente, impactando os oceanos e animais que nele vivem. Depois incentive o uso para ir a supermercados, feiras ou até para transportar brinquedos e itens pessoas para a escola ou creche. 

3. VÁ DE BICICLETA: a boa e velha atividade amada por muitas crianças. Aproveite esses passeios a lazer para explicar que, além de divertido, andar de bicicleta evita a emissão de gases poluentes ao meio ambiente, provenientes de combustíveis fosseis e recursos naturais esgotáveis. 

Pequenas escolhas, grandes impactos!

Mudanças no dia a dia dos pequenos também impactam o mundo e o meio ambiente, por isso, a alimentação e higiene podem (e devem) ser levados em consideração. 

Se há poucos anos a Beleza limpa em cosméticos era pouco falado, imagine para a rotina de bem-estar das crianças... Pois é! 

Quando começamos a ter bons hábitos já na infância, fica muito mais fácil mantê-los na vida adulta. Além disso, optar por consumir produtos naturais e com extração de matéria-prima certificada, faz toda a diferença, não só para pele das crianças como para o planeta. A boa notícia é que já existem opções para substituir desde já o uso de produtos com ingredientes tóxicos, como o petrolato, por aqueles que são amigos da natureza. 

Qual o legado que você quer deixar para as próximas gerações?

Nosso planeta é nossa casa. Conversar sobre sustentabilidade com os pequenos requer sensibilidade, e o intuito não é fazer nenhum terrorismo, apenas informar e criar consciência, desde a infância. 

Lembre que você é a principal referência da sua criança e tudo o que faz gera um grande impacto naquelas vidas. Principalmente na primeira infância, quando eles espelham tudo o que fazemos.

Aqui embaixo você encontra alguns posts sobre sustentabilidade para ler e ficar por dentro de tudo, vem ver!

Deixe um comentário

CATEGORIAS