Ações Sustentáveis: Como a Simple Organic Está Mudando o Mundo Pular conteudo

Ações Sustentáveis: Como a Simple Organic Está Mudando o Mundo

Dando sequência ao nosso papo sobre sustentabilidade, no último post falamos sobre a forma correta de separar o lixo reciclável, mas me comprometi a trazer aqui as iniciativas da Simple Organic em prol do ativismo, da sociedade, do meio ambiente e do mundo. Então, chegou a hora! 

Que a Simple é muito mais que uma marca de beleza limpa e sustentável você já sabe. O que talvez você não saiba é que, para se denominar assim, a Simple percorreu um longo caminho para ser referência no mercado nacional com suas práticas de impacto positivo.

Antes de contar para vocês tudo o que a Simple realiza para fazer a diferença no mundo em que vivemos e para as futuras gerações, é importante saber que a marca já nasceu assim.

Isso mesmo: diferente de outras marcas e grandes players do mercado que começaram a se adaptar para atender aos desejos de uma nova geração mais preocupada com o consumo consciente, a Simple carrega em seu DNA valores indiscutíveis desde o dia 0 de sua fundação, como democratizar a beleza limpa, e inovar em sustentabilidade.

Agora que você já sabe um pouquinho sobre o que torna a Simple única, vamos conhecer de perto tudo o que a marca faz para ser a número 1 em atitudes e programas guiados pelo seu compromisso com você e com o planeta.

Vem comigo?
Fórmulas limpas

Soluções

Você já parou para pensar que tipo de ingrediente está colocando em contato com sua pele - o maior órgão do corpo? Como ele foi produzido? O que significam os nomes dos componentes destacados no rótulo? Pois é, são alguns dos questionamentos importantes na hora de fazer a escolha do seu cosmético.

Daí que vem o nome fórmula limpa, que quer dizer que nossos produtos são livres de toxinas, aqueles ingredientes que causam malefícios à saúde e à pele, sabe? Assim, em todo o nosso processo de fabricação não permitimos ingredientes sintéticos, uso de insumos de origem animal e/ou que foram testados em animais em qualquer etapa de sua produção, matérias-primas de origem e segurança duvidosas e, até mesmo, alguns insumos de origem natural. 

+ MATÉRIAS-PRIMAS ORGÂNICAS, VEGANAS E NATURAIS
+ CLEAN BEAUTY DE VERDADE: ENTENDA O MOVIMENTO QUE REVOLUCIONA A BELEZA

Para se enquadrar na categoria “limpo”, o produto não deve ter ativos que podem causar prejuízos à saúde e à pele, como alterações hormonais, irritação cutânea e câncer, além de ser proibido o uso de parabenos, ftalatos, sulfatos e fragrâncias sintéticas em sua composição. Somos Clean Beauty de verdade

Ácido Glicólico

+ THE NO LIST
Fornecedores alinhados ao propósito da empresa

Na hora de escolher um fornecedor de matéria-prima, a Simple preza por aqueles que são homologados e monitorados segundo critérios socioambientais da marca. Sendo assim, eles precisam estar alinhados com o nosso propósito e filosofia enquanto empresa e, também, aos nossos valores corporativos. 

Cadeia rastreada 

    Isso significa que, desde a origem até a chegada ao consumidor, incluindo a escolha da embalagem final, os produtos da Simple foram auditados. Sendo assim, a transparência é muito importante aqui para trazer a informações claras sobre os ingredientes naturais e orgânicos presentes em nossas fórmulas.

    Selos e certificações
    Selos e Certificações

     

    Colecionamos uma série de selos e certificações. São elas:

    Esse selo assegura que nossos produtos são livres de qualquer ingrediente de origem animal bem como nossos processos não incluem testes em animais em todas as etapas do seu processo de desenvolvimento e produção, incluindo empresas terceirizadas. Aqui optamos por procedimentos técnicos em laboratórios. 

    Ele assegura que 100% das nossas embalagens são recicladas por meio da compensação ambiental. Na prática é o seguinte: através da EuReciclo nós reciclamos o mesmo volume de embalagens que colocamos no mercado, promovendo a atividade de cooperativas de reciclagem com responsabilidade social.

    Confirma que nossos produtos com FPS são seguros e certificados de acordo com padrões internacionais e mensura o impacto ambiental avaliando critérios rigorosos, como toxicidade aquática aguda e crônica, terrestre e sedimentar; biodegradação; bioacumulação, suspeita e disrupção endócrina.

    Por meio desse programa, a Simple compensa a emissão de carbono gerada em suas entregas de produtos quando o consumidor escolhe por esse caminho. Ele é coordenado pela Eccaplan Consultoria em Desenvolvimento Sustentável, que apoia financeiramente projetos ambientais e sociais brasileiros certificados.

    Política de embalagens

    Tudo foi estrategicamente pensado para gerar o menor impacto ambiental. Assim, aqui na Simple, não utilizamos dupla camada de plástico, uma prática muito comum na indústria da beleza, já que impossibilita o descarte correto e a reciclagem do material. O mesmo vale para o plástico colorido. Além disso, todas as nossas embalagens são fáceis de desmontar e majoritariamente de vidro, para que não percam o valor de reciclagem para as cooperativas. 100% reciclável, em seu processamento, não há qualquer perda de volume, permitindo a sua reutilização contínua.  

    "Não basta que uma embalagem seja feita de material reciclável, é preciso se comprometer com o ato de reciclar", afirma Patrícia Lima, CEO e Fundadora da Simple Organic.

    Compromisso no e-commerce e lojas

    Extrusado de milho

    Quem já comprou algum produto da Simple observou que não utilizamos plástico para proteger nossos itens. Quando enviados via e-commerce e delivery das lojas, utilizamos o Extrusado de Milho para substituí-lo, que é biodegradável e, se diluído em água, pode até ser utilizado como adubo para suas plantas.

    • Simple Bag
    Simple Bag
    Já nas lojas Simple pelo Brasil, utilizamos a Simple Bag, uma sacola exclusiva, 100% compostável, livre de plástico e zero lixo, pois é solúvel. Basta colocá-la em água quente que ela se dissolve rapidamente. Na água fria, o mecanismo também funciona, mas leva um tempo maior. Ainda assim, se o descarte não for feito corretamente e a sacola chegar aos oceanos, ela se transforma em comida para peixe. 
      Logística reversa

      Seu sérum acabou? Que tal ganhar 10% de desconto em uma nova compra, levando sua embalagem vazia e higienizada para nossas lojas? Bom, né? Esse é o nosso processo de Logística Reversa. Em todas as nossas lojas pelo Brasil temos um local específico para acomodar essas embalagens e, em seguida, destiná-las corretamente para uma cooperativa local. Se na sua cidade não há lojas Simple, pensamos em você também: basta levar a embalagem à uma cooperativa mais próxima, tirar uma foto e enviar para o email shop@simpleorganic.com.br que você recebe o mesmo benefício.

      Compensação de carbono

      Também colocamos a mão na massa quando o assunto é compensação de carbono. Como? Por meio de financiamento do plantio regenerativo de árvores em sistemas agroflorestais, frete neutro quando o cliente opta por esse tipo de entrega e investimento em patrocínio para a neutralização de eventos abertos ao público para torná-los carbono neutro, como feito no Tim Music Rio, na New York Fashion Week e no London Fashion Week.

      Projetos sociais apoiados

      São muitas as iniciativas da Simple nesse caminho: desde o apoio à comunidade extrativista responsável pela nossa matéria-prima orgânica até investimento em projetos socioambientais. Conheça alguns dos projetos sociais apoiados pela marca:

      Desde o ano passado, a Simple é parceira do Agroforestry Carbon, startup que desenvolve projetos de agrofloresta para compensação voluntária de carbono. Uma das primeiras iniciativas adotadas foi o plantio da Simple no Sitio Florbela, em Florianópolis. O objetivo não é apenas de proteger o meio ambiente, mas regenerá-lo pensando no longo prazo.  

      A Simple se uniu à Sea Shepherd Brasil, em 2023, em um projeto para limpeza dos mares brasileiros. Batizado de Rede contra Redes, o objetivo é retirar redes de pesca abandonadas do fundo do mar, também conhecidas como "redes fantasmas". Assim, a Simple criou a sua própria campanha, “Simple + Você pelo Oceano”, na qual todos os produtos do portfólio estavam com até 40% de desconto e parte de seus lucros foram revertidos para a iniciativa, que será concluída durante o ano de 2024.

      É uma de nossas fornecedoras de matéria-prima extraídas de forma orgânica e artesanal da Amazônia e de outros biomas brasileiros. De 2018 a 2023, nossa atuação foi junto à comunidade Anajás para a construção de Casas de Óleo a fim de auxiliar as famílias produtoras do Óleo de Patauá, um dos ingredientes de nossas fórmulas. Enquanto marca, nossa missão foi a de realizar a transformação social em conjunto com essas comunidades vulneráveis localizadas na Ilha do Marajó, no Pará, ativar economias locais sustentáveis que garantam a preservação e restauração do meio ambiente. Outra benfeitoria realizada com o apoio da Simple foi a construção de dois sistemas biológicos de tratamento de esgoto, bem como a digitalização da comunidade, com a doação de computadores para que possam comercializar seus produtos.

      Sendo um movimento em prol do fortalecimento de mulheres do campo para superar as desigualdades sociais, a Simple ofereceu recursos para intensificar o trabalho do MMNEPA. Também contribuiu para o fortalecimento da capacitação e geração de renda, trazendo autonomia e liberdade para comunidades quilombolas. O movimento também atua no combate à violência contra a mulher no Pará.

      Em 2020, de 23 a 30 de novembro, revertemos 1 real de cada compra gerada em nosso site e lojas físicas durante o período para a instituição, que tem como premissa promover a conservação da biodiversidade e da arara-azul-gigante em seu ambiente natural, além de apoiar o estudo da biologia reprodutiva de diversas outras espécies que coabitam com a arara-azul no Pantanal.  

      E você, já conhecia as ações da Simple Organic em prol da sociedade, do meio ambiente e do planeta? Use o espaço abaixo para comentar :-) 

      Deixe um comentário

      CATEGORIAS