Como separar o lixo corretamente | Simple Organic Pular conteudo

Aprenda a separar o lixo reciclável e ajude o meio ambiente

Que atire a primeira pedra quem nunca se confundiu na hora de jogar o lixo na lixeira correta por não saber o que as cores significam ou se determinada embalagem pode ser descartada com vestígios de alimentos. Guardanapo sujo com batom é reciclável? Onde descarto o isopor? O que dizer sobre restos de alimentos: têm alguma função no pós-consumo?

Essas são algumas (das muitas) dúvidas quando o assunto é o descarte correto do lixo. E você não está sozinha nesse dilema. 

Segundo a ABREMA - Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente -, que publicou o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2023, mais de 33 milhões de toneladas de resíduos sólidos tiveram a destinação inadequada em 2022. Sabe o que isso representa? 233 estádios do Maracanã lotados de lixo descartado em locais inapropriados. Pasmem!

A boa notícia é que você, com sua atitude individual, pode contribuir para deixar o planeta mais bonito para futuras gerações. Vem com a gente que te explicamos tudinho!

LIXEIRAS COLORIDAS
  • Lixeira azul: serve para descarte de papel, papelão, jornal, revista, cartolina, entre outras variações desse material;
  • Lixeira vermelha: nela você pode jogar todo tipo de plástico, como sacolas, frascos, potes e, por aí vai; 
  • Lixeira verde: essa cor identifica que vidro pode ser colocado nela, como frascos, garrafas, vidros de conserva, entre outros; 
  • Lixeira amarela: indica que aqui você deve dispensar metais, tais como: latinhas de cerveja, refrigerantes, sucos...
Lixo
REDUZIR, RECICLAR, REUTILIZAR

Esse deve ser o seu mantra: Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Conhecidos como os "3Rs" da reciclagem, cada um tem um significado distinto, e que, colocados em prática, contribuem para minimizar o impacto ambiental:

  • Reduzir é a diminuição da geração de resíduos e recursos como água, energia e combustíveis. Pense antes de comprar um novo jeans, por exemplo: "eu realmente preciso de mais uma peça no meu guarda-roupa?"
  • Reciclar tem a ver com dar vida nova a materiais descartados, produzindo itens inéditos a partir do que foi descartado corretamente. Já ouviu falar em composto para asfalto feito a partir de pneus ou de tecido PET proveniente de garrafas plásticas? 
  • Reutilizar diz respeito a reaproveitar aquilo que temos, prolongando a vida útil dele. Que tal aproveitar aquele caderno que você só usou algumas folhas e transformá-lo em um bloquinho de notas? Aqui o que vale é a criatividade!

    COMO SEPARAR SEU LIXO, EIS A QUESTÃO

    O começo de tudo é saber quais materiais são realmente recicláveis. Os mais conhecidos são papel, vidro, plástico e metal. Ou seja, lixo seco é reaproveitável. Já o material orgânico ou compostável refere-se a restos de alimentos, cascas de frutas e sementes, que não são recicláveis, mas podem ser reaproveitados como adubo para plantas, por exemplo. Por fim, materiais considerados rejeitos são aqueles que não servem para reciclagem ou reutilização de maneira alguma, como fraldas descartáveis e absorventes usados.

    vidro quebrado
    TIRA-TEIMA

    Já falamos de fraldas descartáveis e absorventes usados que não podem ser reciclados ou reutilizados. E, no caso de papel com resquícios de batom, embalagens com vestígios de alimentos e/ou de alumínio misturado com plástico como nos salgadinhos, e isopor? 

    São muitas as perguntas, mas a gente "tá" aqui para explicar tim-tim por tim-tim:

    1. É preciso lavar os matérias recicláveis antes do descarte. Aproveite a hora de lavar a louça ou um guardanapo de papel usado para fazer a higienização deles antes de separá-lo para a coleta seletiva.
    2.  Papel higiênico, úmido e com batom, lenços usados e filtro de café não são recicláveis. Neste caso, eles devem ser descartados no lixo comum. No entanto, o papelão que fica dentro do rolo é reciclável, ok?
    3. Bulas, blister (cartela de remédio, de chiclete, de balas e de pilhas) e caixas de remédios devem ser separados da seguinte maneira: caixas de papel e bulas, que não tiveram contanto com o medicamento, podem ser recicladas. Já o blister vazio e medicamentos vencidos, você pode direcionar para coletores específicos instalados em farmácias, por exemplo.
    4. Vidro quebrado tem utilidade, sim! O importante aqui é embalar de maneira reforçada para não machucar o coletor, uma vez que é cortante. Não queremos machucar ninguém, né?
    5. Lâminas de barbear, infelizmente, são difíceis de reciclar. Embora contenham plástico em sua estrutura, a outra parte (lâmina) não é tão rentável para as cooperativas. Assim, o destino deles é o lixo comum, mas, antes, envolva a sua lâmina em um material para evitar acidentes.
    6. Escovas de dentes são recicláveis do cabo às cerdas feitas de nylon e devem ser encaminhadas para a coleta seletiva.
    7. Isopor, como é conhecido, na verdade chama-se EPS (poliestireno expandido). É um tipo de plástico e, por ser assim, é reciclável. No entanto, ainda que a separação dele seja feita corretamente, ele pode não ser aproveitado por outros motivos.
      "Na cadeia de reciclagem, os materiais são comercializados com base no peso. E, para conseguir um peso significativo de isopor, é necessário um volume enorme ou depender de um maquinário que faça o processamento desse tipo de resíduo, transformando-o em uma massa plástica, com peso relevante, algo que ainda está fora da realidade de muitas cooperativas no Brasil", explica Juliana Berkenbrock, gestora de sustentabilidade da Simple Organic.
    8. Embalagens de alumínio como, de salgadinhos, chocolates e café são recicláveis, pois também recebem um tipo de filme plástico na sua fabricação.
    9. Para ocupar menos espaço, o recomendado é desmontar caixas de papelão, como de cereais e leite, latinhas... antes de colocá-las no lixo. Isso porque, facilita todo processo. 
    10. Lâmpadas quebradas precisam ser embaladas e levadas para uma loja ou revendedora que faça a coleta desse tipo de material. 
    11. O que fazer com o óleo, seja de cozinha ou lubrificantes usados em oficinas? Se você costuma jogá-lo na pia, ralo, bueiros ou no vaso sanitário, está na hora de mudar esse hábito. Faça o seguinte: primeiro, filtre o óleo para remover resíduos e armazene-o em garrafas PET para ser reciclado e transformados em sabão, tintas a óleo, biodiesel e outros produtos. Para encontrar o posto de coleta mais perto de você, consulte o portal eCycle. É bem facinho!

    + GREENWASHING: SAIBA SE UMA EMPRESA PRATICA SUSTENTABILIDADE FAKE

    + SAIBA MAIS SOBRE COMO FUNCIONA A LOGÍSTICA REVERSA DA SIMPLE

    RECICLADO, RECICLÁVEL E RECICLABILIDADE

    Essas 3 palavrinhas são da mesma família, mas não querem dizer a mesma coisa. Vamos lá:

    • Reciclável é todo produto que tem todo potencial para ser reciclado, como papel, plástico, vidro, alumínio, entre outros.
    • Reciclado é um material que já sofreu o processo da reciclagem e que volta para o mercado para ser comercializado ou servirá como matéria-prima para outro item.
    • Reciclabilidade é o potencial que um material tem de ser reciclado, uma vez que nem todo material reciclável é reciclado. Isso depende de diversos fatores, como a sua base de fabricação.
    O QUE FAZER COM O LIXO ELETRÔNICO E ELETRODOMÉSTICOS?

    Você sabia que computadores, telefones celulares, pilhas, baterias, entre outros, várias substâncias tóxicas, que são prejudiciais não somente para o meio ambiente, mas, também, para a saúde humana?

    Pois é! Eles contam com chumbo, mercúrio, cádmio, entre outras substâncias que podem comprometer o planeta e o organismo. 

    Sendo assim, encontre no seu bairro pontos de coleta especialmente destinado a esse tipo de material, como farmácias, lojas fabricantes da marca do seu eletrônico, por exemplo.

    Agora você já sabe como fazer!

    COLETA SELETIVA E ECOPONTOS

    Algumas cidades contam com o serviço de coleta seletiva. Assim, você pode separar o lixo (orgânico do reciclável) conforme ensinamos acima e colocá-lo para ser retirado nos dias e horários de cada tipo de recolhimento. Combinado?

    Se a sua não dispõe desse tipo de coleta, confira os ecopontos - locais que recebem móveis velhos, entulhos e recicláveis secos gratuitamente - mais próximos de você, no site da ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos. É muito simples: basta digitar seu CEP e eleger o tipo de material que irá descartar. Pronto: você já pode sair de casa certo de que sua atitude vai contribuir para um mundo melhor. 

    O COMPROMISSO DA SIMPLE

    Muito além de democratizar o acesso à Beleza Limpa, a marca é um movimento de agentes ativos das grandes mudanças na sociedade. Por isso, a Simple também promove uma série de iniciativas em prol do meio ambiente. Mas isso merece é um capítulo à parte :-)

    RESUMO

    Agora que já aprendeu sobre reciclagem, você pode ser um agente transformador com atitudes mais conscientes! Acredite: pequenas mudanças são capazes de impactar positivamente o mundo em que vivemos, entendendo a importância de fazer o descarte correto do seu lixo.

    E VOCÊ, COMO SEPARA O LIXO EM CASA? SE TIVER OUTRAS DICAS, COMPARTILHE COM A GENTE ! 

    Deixe um comentário

    CATEGORIAS