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Greenwashing, o que é e como identificar?

Se tem uma coisa que os últimos anos vêm nos ensinando, é que precisamos repensar a nossa forma de consumir. A quantidade de lixo e desperdício, a crise climática e a desigualdade social são alguns fatores que fazem com que as pessoas, principalmente as pertencentes à Geração Z, desenvolvam consciência ambiental na hora de adotar novos hábitos de consumo. 

Cientes dessa "tendência", muitas empresas passaram a adotar práticas sustentáveis para conquistar mais consumidores. Mas quão verdadeiras são essas práticas? Muitas vezes elas não se passam de um marketing enganoso, culminando no que chamamos de Greenwashing. No post de hoje, vamos te mostrar tudo que você precisa sobre a sustentabilidade fake e mostrar como você pode identificar se uma marca ou produto não passa de propaganda enganosa. 

O que é Greenwashing?

GreenwashingFoto: El Mostrador

Greenwashing é quando uma empresa ou produto se promove através da sustentabilidade para atrair consumidores, sem ter de fato os pilares de uma cadeia sustentável. 

Muito provavelmente você já se deparou com Greenwashing nas prateleiras de lojas e farmácias, e talvez nem tenha percebido. Embalagens verdes e nomes que remetem à natureza são algumas das formas mais comuns para divulgar a falsa sustentabilidade

Falta de transparência

Além das embalagens que induzem o consumidor a acreditar que o produto é verde, a falta de transparência também é uma forma de Greenwashing. Funciona assim: as marcas divulgam afirmações vagas sobre práticas ambientais, mas não fornecem detalhes concretos ou verificáveis sobre essas práticas.

É muito comum encontrar selos de "ecologicamente correto" na embalagem de vários produtos, que não são verificados por nenhuma certificadora oficial. E também não é possível encontrar informações sobre a cadeia, porque a empresa não divulga os dados necessários para pesquisa.

Qual o problema do Greenwashing?

Prática de Greenwashing com copos de plástico "eco"Prática de greenwashing - copos descartáveis com arte gráfica que diz "eco". Foto: Modefica

Além de enganar os consumidores, que acreditam estar fazendo uma compra sustentável, a prática de Greenwashing também prejudica marcas limpas de verdade ao interferir no mercado e desencorajar as pessoas a comprarem produtos eco-friendly

Para o planeta Terra, o Greenwashing é ainda pior. É só pensar que se tudo não se passa de uma propaganda enganosa, essa empresa e/ou produto conta com uma cadeia de produção convencional, sem responsabilidade ambiental. Muito provavelmente tópicos como pegada de carbono, reciclagem e o combate ao desperdício não são levados em consideração na hora de produzir.

Greenwashing - mais comum do que você imagina

Uma pesquisa de 2019 do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) trouxe dados inéditos sobre a prática de Greenwashing em empresas brasileiras.

Para fazer a análise, o estudo levou em consideração o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 1990); a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.035, de 2010); a Norma ABNT ISO 14.021/2017; o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e os “sete pecados do greenwashing”, definidos pela organização internacional TerraChoice.

Foram analisados 509 produtos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que são encontrados nas principais redes de supermercado do Brasil. Os produtos foram divididos em 5 categorias: higiene e cosméticos (341), limpeza (80) e utilidades domésticas (79). 

Após avaliar os critétios: nome do produto, fabricante, número de série, número de lote, declaração apresentada e selo no produto, foi possível chegar ao resultado: de todos os produtos analisados, 47,7% deles – ou 243 produtos – apresentaram indícios de greenwashing.

Sustentável X Greenwashing: como identificar? 

Aprenda a identificar selos oficiais

Os selos ambientais servem para ajudar os consumidores na hora de escolher produtos ecologicamente corretos (de verdade). Empresas como EuReciclo, Instituto Lixo Zero, PETA e EcoSun Pass, são alguns exemplos de certificações oficiais que apontam a veracidade por trás das práticas sustentáveis da cadeia de produção de determinada empresa ou produto. 

Procure por fatos concretos

Se não encontrar nada muito profundo na embalagem de determinado produto ou na página online de determinada empresa, procure informações específicas sobre as práticas ambientais. Isso pode incluir a divulgação de relatórios sobre a pegada de carbono, a adoção de práticas de energia renovável ou a implementação de sistemas de gestão ambiental, por exemplo. 

Pesquise sobre a empresa

Faça uma pesquisa sobre o históricos de práticas da empresa em prol do meio ambiente. Já é uma boa forma de começar sua pesquisa e ver se a empresa possui boa reputação quando o assunto é sustentabilidade e transparência

Simple Organic - Clean Beauty de verdade

Aqui na Simple Organic, condenamos qualquer forma de Greenwashing. Somos pioneiros no setor de Clean Beauty nacional, e sabemos que a sustentabilidade não é tendência, é urgência.

Fomos a primeira marca de beleza a ser certificada pelo selo EuReciclo, que garante a reciclagem de 100% do nosso volume de embalagens. Somos certificados pelo selo PETA Vegan e Cruelty-Free, que comprova como todos os nossos produtos são veganos e livres de crueldade animal. Possuímos sistema de logística reversa em todas as nossas lojas, para coletar as embalagens vazias dos seus produtos e dar o destino adequado. Neutralizamos o CO2 de toda a logística da nossa cadeia de produção, da nossa sede administrativa e escritórios, de todas as viagens de avião e uber que nosso time precisa fazer, e ainda incluímos você no processo: ao finalizar seu pedido no site, você pode doar 1 real para neutralizar o CO2 emitido pelo frete do seu pedido. 

Além disso, todos os nossos produtos são naturais, veganos, cruelty-free, com matéria-prima orgânica e com cadeia de produção transparente. Sem falar nas embalagens, que são passíveis de reciclagem e não trazem prejuízos ao meio ambiente. 

Nossa missão é democratizar a beleza limpa e sustentável, para que cada vez mais pessoas vejam que é possível - e mais simples do que parece - adotar um estilo de vida ecologicamente correto, livre de Greenwashing.  

E aí, você já tinha ouvido falar em Greenwashing? Já teve alguma experiência negativa com isso? Conta pra gente nos comentários!

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