Dia da Biodiversidade: como a falta de preservação pode afetar você?
Já adiantamos logo de cara: de todas as formas. A biodiversidade é a base da nossa existência e tem um impacto direto sobre a vida de todos nós.
Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil é o país que detém a maior biodiversidade de flora e fauna do mundo: são mais de 116.000 espécies animais e mais de 46.000 espécies vegetais conhecidas no País, espalhadas pelos seis biomas terrestres e três grandes ecossistemas marinhos.
Por isso, o dia 22 de maio (Dia Mundial da Biodiversidade), foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), para conscientizar a preservação da biodiversidade mundial e ser mais do que uma data no calendário.
O QUE É BIODIVERSIDADE?
Como o próprio nome diz, biodiversidade (bio + diversidade), representa a diversidade de seres e espécies de vida no planeta.
Desde o fundo do oceano à mais alta montanha; dos maiores animais, como as baleias, vegetais e aos microscópicos organismos. Ela representa não só a quantidade, como a variedade de espécies e a conservação delas.
E pasme: você é parte da biodiversidade.
O nosso país abriga também uma rica sociobiodiversidade, representada por mais de 200 povos indígenas e por diversas comunidades – como quilombolas, caiçaras e seringueiros, para citar alguns –, que reúnem conhecimentos ricos sobre a conservação da biodiversidade.
Ou seja, tudo está interligado, e se a gente não preservar os recursos naturais, ficamos mais suscetíveis às mudanças climáticas.
MICROPLÁSTICOS: COMO AFETAM A BIODIVERSIDADE?
Nós humanos também estamos expostos aos perigos da poluição plástica através da ingestão de microplásticos, que são partículas de até 5mm presentes não só na maioria dos alimentos que consumimos, mas na água, e até mesmo no ar que respiramos.
O Brasil é um dos maiores produtores de lixo plástico no mundo, ocupando o 4º lugar como gerador desse tipo de resíduo – e apenas 1,2% é reciclado.
Quem é impactado com isso? Toda a biodiversidade que habita o planeta. Eu, você, os animais e todo o meio ambiente.
Aqui vai um exemplo de como o microplástico retorna até você: ao lavar o rosto, o glitter da sua maquiagem (feito de microplástico) vai para o esgoto, que não filtra partículas tão pequenas, logo, elas acabam indo parar nos oceanos, lagos, rios e, consequentemente, no peixe que retorna para sua mesa. Entendeu? É um ciclo que não se restringe à alimentação, mas a tudo e todos.
PRESERVAR O MEIO AMBIENTE É PRECISO
Que a Amazônia e a Mata Atlântica são dois biomas super importantes, que abrigam boa parte da biodiversidade do planeta, nós todos sabemos.
Mas você sabia que, como consta no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Cerrado brasileiro é a savana mais rica do mundo em biodiversidade? Com 5% de todas as espécies da Terra, sendo destas, 32% únicas e exclusivas de lá.
E, se nós habitamos o maior espaço geográfico com biodiversidade do mundo, preservá-lo é uma responsabilidade nossa.
"Estamos esgotando os recursos mais rapidamente do que a capacidade da natureza em repô-los", disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, em um pronunciamento de 2022.
Confira o vídeo na íntegra:
NOSSA RESPONSABILIDADE QUANTO MARCA ATIVISTA
Temos um setor de Pesquisa e Desenvolvimento estruturado dentro da marca, por isso, é nosso dever contribuir para o uso sustentável dos recursos genéticos da biodiversidade brasileira.
Todas as nossas matérias-primas são homologadas e passam por um processo de análise rigoroso, desde sua origem até o produto final.
Como funciona?
Analisamos se a matéria-prima precisa, ou não, passar pelo cadastro de acesso no Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen) que a regulariza conforme a lei. Depois, nos certificamos que os produtos finais, produzidos pelos fabricantes, sejam cadastrados antes da comercialização, o que gera uma cadeia de produção rastreada que cumpre todos os critérios necessários.
O QUE FAZER PARA TER UM ESTILO DE VIDA MAIS SUSTENTÁVEL
Você pode começar mudando os hábitos de consumo, fazendo escolhas mais conscientes. Consumir é um ato político, por isso, é importante saber quais marcas investem em práticas relacionadas à sustentabilidade - de verdade - para investir nelas.
Se pergunte se você realmente precisa fazer um estoque de determinado produto; Qual a origem dele?; Como é feita a extração da matéria-prima?; Para onde vai o resíduo após o consumo dele?; Quem está sendo impactado positivamente com isso?
Essas são perguntas que respondemos diariamente na Simple, desde o primeiro dia, com ações sustentáveis de ponta a ponta. Quer saber mais? Conheça nossas ações sociais e ambientais: clique aqui.