Dia da Amazônia: o impacto positivo dos óleos RAW extraídos da Floresta
O Dia da Amazônia foi criado em 2007, em homenagem à data em que D. Pedro II criou a província do Amazonas, lá em 5 de setembro de 1850. A data foi instituida para celebrar e reconhecer a importância desse bioma não apenas para o Brasil, mas para o mundo inteiro, e para gerar conscientização sobre a necessidade de preservá-lo.
Dia da Amazônia: a importância de preservar o "pulmão da Terra"
Você talvez nem saiba, mas a Amazônia está diretamente ligada ao regime de chuvas de toda a América Latina, sendo fundamental no equilíbrio ambiental da Terra.
No entanto, os crescentes dados de desmatamento, vindos principalmente da pecuária e da plantação de soja, causam prejuízos para o mundo inteiro. Dados fornecidos pela National Geographic Society comprovam que o desmatamento vem impactando a capacidade da Amazônia de absorver o dióxido de carbono da atmosfera, o que interfere diretamente na biodiversidade, no clima e é claro, no aquecimento global.
A Amazônia registra os piores índices de desmatamento dos últimos 12 meses de agosto
Amazônia desmatada, agosto de 2021. Foto: El País / FLORIAN PLAUCHEUR (AFP)
Dados divulgados pelo WWF Brasil mostram que entre janeiro e agosto de 2024, foram registrados no bioma mais de 50 mil pontos de fogo, aumento de 80% em comparação ao mesmo período de 2023.
Os dados mostram ainda que aproximadamente 17% da floresta amazônica original já foi destruída.
Os dados chama atenção para a necessidade urgente de mobilização contra o desmatamento da Floresta Amazônica.
Importância da Floresta Amazônica:
- Possibilita a geração de energia e o fornecimento de água nas cidades através do abastecimento feito pelos rios;
- Lar de uma infinidade de plantas medicinais que ainda não foram exploradas, mas que são essenciais para formulação de remédios;
- Responsável pela qualidade do ar e pela regulação do clima, a partir do sequestro de CO2.
- Papel indispensável na cadeia produtiva, sendo fundamental para a alimentação de todos os brasileiros.
Amazônia: o lar da metade da biodiversidade do mundo e de milhões de famílias
Além de servir como casa para toda a rica biodiversidade, a Floresta Amazônica também é lar de muitas comunidades que tiram seu sustento exclusivamente de lá. É o caso da comunidade Anajás, que fica localizada na Ilha do Marajó, e possui uma história muito especial com a gente, aqui da Simple.
Simple Organic + Comunidade Anajás: uma parceria com o Instituto Beraca
Ilha do Marajó. Foto: ClimaTempo
Através da nossa parceria com o Instituto Beraca, empresa fornecedora de ingredientes naturais e orgânicos, compostos de ativos extraídos da Amazônia e de outros biomas brasileiros, promovemos uma ação em conjunto na comunidade Anajás.
Localizada na Ilha do Marajó, a comunidade Anajás faz a extração da matéria-prima que utilizamos, de forma orgânica e artesanal, como é o caso dos Óleos RAW Andiroba, Copaíba e Patauá.
O nosso papel junto à comunidade está sendo implementado a partir da construção de casas de extração de óleos para ajudar a fortalecer a economia local.
Nossa missão, junto com o Instituto Beraca, é realizar a transformação social através do acesso a mercados diferenciados e ativar economias locais sustentáveis que garantam a preservação e restauração do meio ambiente.
Neste Dia da Amazônia, viemos dividir com vocês como nossos óleos vegetais impactam famílias da Amazônia
1 - ANDIROBA
A andiroba ocorre em toda a região amazônica, em várzeas secas e alagadiças, beira de rios e igarapés. Ela floresce duas vezes ao ano (agosto-setembro e janeiro-fevereiro) e seus frutos amadurecem entre junho-julho e fevereiro-março. Suas sementes podem ser recolhidas no chão logo após a queda, respeitando volumes e limites sustentáveis.
Ao ser aplicado na superfície cutânea, o Óleo de Andiroba possui alta atividade emoliente. Ele possui propriedades regenerativas, sendo recomendado para diversos tipos de pele, especialmente para as mais sensíveis.
Impacto positivo: a cada 100kg de andiroba extraídos, 108 pessoas são envolvidas e 480 pessoas são beneficiadas.
2 - COPAÍBA
O Óleo de Copaíba provém de canais secretores, localizados em todas as partes da árvore. Ele é super indicado para combater a acne e a oleosidade, tanto da pele, quanto do cabelo. Ele possui ação antimicrobiana, ajuda na prevenção e tratamento de estrias e celulite e possui efeito relaxante sobre os músculos, sendo eficaz para dores musculares e até mesmo enxaquecas. Você pode conferir mais sobre ele aqui.
Impacto positivo: a cada 100kg de copaíba extraídos, 36 pessoas são envolvidas e 169 pessoas são beneficiadas.
3 - PATAUÁ
O Patauá é facilmente reconhecido por ser uma palmeira solitária, inerme com estipe de até 25 metros de altura e cerca de 30 centímetros de diâmetro.
Ele possui propriedades revitalizantes e antioxidantes. Nos cabelos, fortifica os fios e o couro cabeludo, aumenta o brilho e a maciez. Ajuda na prevenção e no tratamento de caspa e seborréia. Recomendado para cabelos secos e quebradiços e para diversos tipos de pele.
Impacto positivo: a cada 100kg de patauá extraídos, 36 pessoas são envolvidas e 205 pessoas são beneficiadas.
Conclusão
Aqui na Simple, nosso propósito vai além dos produtos. Desde a escolha das nossas matérias-primas, até o descarte das nossas embalagens, a sustentabilidade é o pilar que move todas as nossas ações.
Produtos sustentáveis tem histórias pra contar. Uma cadeia de produção transparente envolve muito mais do que você imagina, envolve pessoas, comunidades e até mesmo famílias.
Neste Dia da Amazônia, provocamos uma reflexão: de que forma sua forma de consumir impacta não apenas a Amazônia, mas as famílias e comunidades que dependem da floresta para seu sustento?