Descubra como o Óleo de Patauá pode transformar a saúde do couro cabel | Simple Organic Pular conteudo

Descubra como o Óleo de Patauá pode transformar a saúde do couro cabeludo

Se tem alguma linha de produtos que traduz todos os nossos princípios é a linha dos Óleos RAW enriquecidos com Vitamina E. Com fórmulas puras extraídas da biodiversidade do nosso país por comunidades da Amazônia, o Andiroba, Copaíba e Patauá unem sustentabilidade + tecnologia + alta performance em fórmulas orgânicas e veganas multifuncionais. 

No post de hoje, vamos falar sobre o Óleo de Patauá, que possui benefícios para a sua pele, cabelos e muito mais. Vem descobrir como inseri-lo na sua rotina. 

Sobre o Óleo de Patauá

Patauá

O Óleo de Patauá vem da espécie Oenocarpus bataua, que é pertencente à família Arecaceae. É uma planta nativa da América do Sul, que possui diversos tipos de uso e é presente em toda a Amazônia.

Para que serve o Óleo de Patauá 

O Óleo de Patauá é rico em ácidos graxos essenciais, como linolênico, linoleico e oleico. Isso faz com que ele possua propriedades revitalizantes que conferem benefícios tanto para a saúde da pele quanto dos cabelos, principalmente do couro cabeludo. 

Certificação ECOCERT Cosmos Organic

Nosso Óleo de Patauá é certificado pela Ecocert, que é a maior especialista mundial na certificação de práticas sustentáveis em produtos naturais e orgânicos. A empresa garante que toda a cadeia de produção dos produtos que carregam a certificação Cosmos seja sustentável, respeite o planeta, a saúde das pessoas envolvidas em todo processo e também do consumidor final.

A certificação Cosmos Organic do Óleo de Patauá assegura que 100% do total dos ingredientes são de origem natural e 99,95% do total dos ingredientes são provenientes da agricultura orgânica.

Óleo de Patauá na pele

Óleos RAW

Por conter bastante ácido oleico na sua composição, o Óleo de Patauá forma um filme lipídico sobre a epiderme, que é a camada mais externa na pele, ajudando a combater o ressecamento e promover a hidratação. 

Como usar Óleo de Patauá na pele?

Pode ser usado tanto na sua rotina de skincare diurna quanto na noturna. Em ambos os casos, ele deve ser o último passo do seu ritual. Isso porque, não apenas o Patauá, mas todos os Óleos são produtos mais espessos que formam uma espécie de barreira para evitar que a pele perca água. Ou seja, produtos aplicados depois dos Óleos não seriam absorvidos pela pele, porque o aspecto oleoso iria barrar a entrada de agentes externos. 

O protetor solar deve vir depois do Óleo de Patauá (ou de outro Óleo que você vá aplicar na pele) porque ele também funciona como uma barreira contra os raios UV, e não precisa ser absorvido pela pele. 

Se você deseja saber qual é a ordem completa ideal para aplicar seus produtos de skincare, é so conferir esse post aqui. De forma resumida, sempre será do produto mais fininho para o mais espesso. 

Você pode seguir a seguinte ordem: limpeza - tratamento - hidratante - óleo - protetor solar. 

Óleo de Patauá no cabelo

óleo de patauá

Tinturas, descolorantes, escovas progressivas e definitivas são alguns procedimentos químicos que podem irritar o couro cabeludo, porque geralmente são feitos com algumas substâncias agressivas, como fragrâncias, conservantes e emulsionantes. Essa irritação pode trazer vários problemas ao cabelo, desde a descamação do couro cabeludo até o surgimento de bolhas ou queda capilar.

Nosso Óleo de Patauá possui eficácia comprovada no tratamento de cabelos quimicamente danificados e do couro cabeludo. 

  • Apresenta textura leve e não gordurosa;
  • Melhora a textura do couro cabeludo;
  • Promove ação hidratante;
  • Repara as cutículas dos cabelos;
  • Protege os fios e o couro cabeludo. 
Como usar Óleo de Patauá no cabelo?

Aplique algumas gotas do produto na raiz ou comprimento do cabelo.

Dica: para estimular o crescimento dos fios, misture entre 5 a 10 mL do Patauá com 4 gotas do Óleo essencial de Alecrim. Massageie o couro e deixe agir por 10 minutos, depois é só lavar os cabelos normalmente com os produtos da sua preferência.

TESTES DE EFICÁCIA

Os estudos determinaram, via micrografia, a eficácia do Óleo de Patauá para cuidados com o couro cabeludo, incluindo benefícios à descamação e rugosidade do estrato córneo, melhorando sua textura e hidratação.

Resultados dos testes após 21 dias: 

  • 100% dos voluntários disseram que o tratamento reduziu a descamação do couro cabeludo.
  • 100% dos voluntários disseram que o tratamento promoveu hidratação do couro cabeludo, diminuindo o ressecamento.
  • 100% dos voluntários disseram que o tratamento reduziu a rugosidade do couro cabeludo.
  • 100% dos voluntários disseram que o produto melhorou a textura do couro cabeludo.
*Os estudos foram realizados em laboratório independente Kosmoscience Ciência & Tecnologia Cosmética Ltda.

Casas de Óleo Artesanal: valorização da produção do Patauá em parceria com o Instituto Beraca

Por meio de uma parceria com o Instituto Beraca, ONG que atua com a conservação da biodiversidade e no fortalecimento da cadeia de valor do Patauá no território, nos juntamos com a L'Occitane e a empresa Beraca Ingredientes Naturais, fornecedora dos nossos ingredientes naturais e orgânicos, para ativar a economia local da comunidade APRUNAV, localizada na Ilha do Marajó, no Pará.

Por meio de doações financeiras, nós engajamos na construção de casas de extração de óleos, para ajudar na produção artesanal do Patauá e fortalecer a economia local. 

Uma das famílias beneficiadas pelo projeto das Casas de Óleo Artesanal

As Casas de Óleo Artesanal são uma demanda dos próprios produtores, que participaram de todo o processo de implantação do projeto, desde os acordos para escolha das famílias beneficiadas até o desenho arquitetônico da estrutura das casas. Além do espaço físico, as famílias foram contempladas com insumos para produção do óleo.

Patauá é a segunda cadeia de valor florestal mais importante para economia da APRUNAV e Anajás. A construção das casas tem um impacto direto na vida de 55 pessoas de 11 famílias, e indireto em 400 famílias, com 2000 pessoas impactadas.

Conclusão

Óleo de Patauá é um produto multifuncional, com cadeia de produção transparente que proporciona benefícios para a sua pele, cabelo e deixa impacto positivo no planeta. Muito mais do que um produto limpo, vegano e orgânico, ele também impacta diretamente famílias da Amazônia, melhorando as condições de trabalho e promovendo a conservação da cultura tradicional amazônica. 

E aí, você já usou o Óleo de Patauá? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

CATEGORIAS