Couro Cabeludo: qual a importância e como cuidar - Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Couro Cabeludo: qual a importância e como cuidar

Um couro cabeludo saudável é essencial para ter um cabelo saudável. É o couro cabeludo que gera os nossos fios e garante a saúde do restante do nosso cabelo. No post de hoje, vamos te mostrar tudo que você precisa sobre o couro cabeludo e como você pode manter a saúde da região. Vem conferir! 

Couro cabeludo: conhecendo a raiz do cabelo

couro cabeludo é revestido por um tecido ricamente vascularizado, que gera entre 50 e 100 fios de cabelo por dia. Ele fornece o ambiente perfeito para o crescimento da haste capilar, enquanto esta última protege a pele do couro cabeludo contra os raios UV através de uma barreira física que faz a regulação térmica. 

Couro cabeludo x Pele

A pele do couro cabeludo possui diversas características que a tornam diferente do resto do tecido cutâneo. É uma zona pilosa, com pele menos espessa, elevada densidade de crescimento capilar e grande quantidade de glândulas sebáceas. 

As floras microbianas do couro cabeludo

Couro cabeludo

Nosso couro cabeludo possui dois tipos de flora microbiana: a flora residente e a transitória.

A flora residente existe normalmente na epiderme - camada mais externa - do couro cabeludo. Ela é composta por microrganismos não patogênicos, que tem a função de colonizar a região para proteger contra infecções e manter o equilíbrio do microbioma.

Já a flora transitória é composta por microrganismos que surgem devido a causas ambientais e permanecem no tecido por um curto espaço de tempo, até serem removidos no banho pelos shampoos e condicionadores.

Como saber se o meu couro cabeludo está saudável?

Quando o seu couro cabeludo não está saudável, alguns sintomas costumam aparecer, como:

  • Descamação;
  • Coceira;
  • Ressecamento excessivo;
  • Ardência e dores;
  • Manchas;
  • Vermelhidão;
  • Queda de cabelo. 

Como manter a saúde do couro cabeludo?

Couro Cabeludo

1. Banho morno/frio

A água quente prejudica a barreira de proteção da pele, o que causa a irritação e descamação do couro cabeludo. Se a água fria for muito difícil para você, experimente enxaguar com temperatura morna, que já é muito melhor que a quente.

2. Use Shampoos com pH próximo ao pH do cabelo

O cabelo possui um pH ácido de 3,7. Quanto mais próximo desse valor for o pH dos fios, mais neutros de cargas elétricas eles estão, o que irá gerar menos frizz. Em outras palavras, Iisso quer dizer que shampoos com um pH superior a 5,5 potencializam o efeito de frizz, o que dificulta a capacidade de modelagem do cabelo. 

3. Use Prebióticos

Os Prebióticos são nutrientes que alimentam e nutrem a flora residente, ajudando a fortalecer o couro cabeludo e proteger contra os microrganismos patogênicos. Eles também controlam o microbioma e a produção das células sebáceas, o que ajuda a reduzir a oleosidade.

4. Prefira fórmulas naturais livres de ingredientes problemáticos

Os sulfatos são poderosos agentes de limpeza, utilizados inclusive em produtos detergentes de louça, pois eliminam toda a oleosidade e gordura. Por suas excelentes propriedades de limpeza e formação de espuma alguns sulfatos são utilizados em shampoos. Contudo, essas substâncias são extremamente agressivas, não só para o meio ambiente, mas também para o consumidor. Quando produtos à base de sulfatos vão ralo abaixo, contaminam a água e intoxicam os animais marinhos. Para o consumidor existe o risco de desenvolver processos alérgicos nos olhos, pele e boca. Além disso, shampoos a base de sulfatos causam um ressecamento excessivo do cabelo, o que potencializa o efeito de frizz e impede a modulação natural das mechas. 

Produtos para o cuidado com o couro cabeludo

Shampoo Sólido All

Shampoo Sólido All

Shampoo Sólido All é formulado com prebiótico e ácido hialurônico para manter a saúde dos fios e do couro cabeludo. Ele possui a mesma função do shampoo líquido: remove as sujidades e a oleosidade excessiva do couro cabeludo e das fibras capilares, mas sem usar a água como veículo.

Booster Niacinamida

Booster Niacinamida

O Booster Niacinamida é um boost do ativo 100% puro e concentrado, que pode ser usado na pele e no cabelo.  Para o cuidado com os fios, basta aplicar uma pitada no couro cabeludo, espalhar com as mãos e enxaguar em seguida.

Como usar? Ao abrir a embalagem do produto, o dispensador irá liberar uma pequena quantidade do booster que será suficiente para sua aplicação.
Misture na palma da mão essa mesma quantidade de Booster Niacinamida com o produto de sua escolha.

Óleo de Patauá

Patauá

Nosso Óleo de Patauá possui eficácia comprovada no tratamento de cabelos quimicamente danificados e do couro cabeludo. Ele melhora a textura do couro cabeludo, hidrata, protege os fios e o couro cabeludo, repara as cutículas do cabelo.

Como usar? Aplique algumas gotas do produto na raiz ou comprimento do cabelo.
*Dica: para estimular o crescimento dos fios, misture entre 5 a 10 mL do Patauá com 4 gotas do Óleo essencial de Alecrim. Massageie o couro e deixe agir por 10 minutos, depois é só lavar os cabelos normalmente com os produtos da sua preferência.

TESTES DE EFICÁCIA: 

Estudos determinaram, via micrografia, a eficácia do Óleo de Patauá para cuidados com o couro cabeludo, incluindo benefícios à descamação e rugosidade do estrato córneo, melhorando sua textura e hidratação.

Resultados dos testes após 21 dias: 

  • 100% dos voluntários disseram que o tratamento reduziu a descamação do couro cabeludo.
  • 100% dos voluntários disseram que o tratamento promoveu hidratação do couro cabeludo, diminuindo o ressecamento.
  • 100% dos voluntários disseram que o tratamento reduziu a rugosidade do couro cabeludo.
  • 100% dos voluntários disseram que o produto melhorou a textura do couro cabeludo.

Conclusão

O couro cabeludo é super importante para manter a saúde dos fios. Para manter a região saudável e segura, é possível tomar alguns cuidados na rotina de autocuidado, como evitar banhos quentes e optar por produtos naturais com pH semelhante ao pH do cabelo.

E aí, como você cuida do seu couro cabeludo? Conta pra gente nos comentários!
Referências:  Cosméticos de limpeza cutânea e capilar - A relação com a microbiota cutânea

1 comentários

Gostaria muito de conhecer os shampoos, gosto de coisas naturais, parabéns pela a qualidade que só de olhar já se percebe!

Elaine Vanize

Deixe um comentário