Qual a diferença entre Óleo Vegetal e Óleo Mineral? A gente te conta!
Muito provavelmente você já se perguntou sobre a diferença entre o Óleo Vegetal e o Óleo Mineral, certo? Pois saiba que óleo não é tudo igual.
Pra começo de conversa, a principal diferenciação está na origem deles, mas não para por aí: este post vai te ajudar a entender melhor o que é cada um, suas origens e o impacto que trazem para a sua saúde e a do planeta.
Mas antes de falarmos individualmente deles, sabia que o óleo é um agente hidratante, mas não tem função hidratação. Ficou confusa?
É o seguinte: os óleos não possuem a capacidade de hidratar porque não têm moléculas de água. Entretanto, eles mantêm a hidratação da pele ao reter a água, através de um processo chamado barreira de oclusão. Isso é diferente de um hidratante, que contém moléculas de água em sua formulação, que são absorvidas pela pele, realizando a hidratação propriamente dita. É por isso que, na rotina de skincare, você aplica primeiro o hidratante e depois o óleo (agora tudo faz sentido, né?).
Dito isso, vamos voltar ao foco da nossa conversa hoje?
O que é Óleo Mineral?
O Óleo Mineral é obtido a partir do petróleo após passar pelo processo de destilação e refinamento, ficando sem cheiro e incolor. Há dois tipos: o Óleo Mineral Lubrificante e o Óleo Mineral Não Lubrificante.
Sabe aquele usado no motor do carro? Ele é um Óleo Mineral Lubrificante muito utilizado pela indústria automotiva. Já o que é frequentemente utilizado em cosméticos convencionais (não os de Clean Beauty), em alimentos e em produtos farmacêuticos é o Óleo Mineral Não Lubrificante.
Além de terem um valor de mercado mais baixo que os de Origem Vegetal, o Óleo Mineral forma uma barreira que repele a água, o que dificulta a absorção de outros ativos à base de água devido à sua composição. Soma-se a tudo isso o fato de não serem biodegradáveis, ou seja, não se decompõem naturalmente, podendo levar centenas de anos para desaparecerem.
Para saber se seu produto favorito é formulado com Óleo Mineral, basta olhar no rótulo. Se notar nomes como Vaselina, Óleo Branco, Parafina Líquida, Paraffinum Liquidum ou Mineral Oi, ele está presente.
O que é o Óleo Vegetal?
O Óleo Vegetal é extraído principalmente de sementes de plantas, frutos e folhas, como os produtos da nossa Linha Raw (puro, em inglês) de Óleos Vegetais Orgânicos (como Óleo de Rosa Mosqueta, Óleo de Copaíba, Óleo de Andiroba e Óleo de Patauá), e também aqueles usados em formulações de outros itens da Simple com um mix de óleos e/ou outros ingredientes como no nosso Sérum Facial, no Ink Oil para tatuagem, no Blending Facial, entre outros.
Como oferecem uma série de nutrientes, vitaminas e ácidos graxos que não são produzidos naturalmente pelo organismo, são presença garantida em nossos produtos.
Sem falar que os Óleos Vegetais permitem a respiração da pele sem obstruir os poros, são biodegradáveis, e mais, não poluem e nem agridem o meio ambiente.
Resumo da ópera
Óleo Vegetal
- É ecologicamente correto;
- Reage melhor na pele;
- Vem da natureza;
- Ajuda na regeneração, umectação e proteção da pele.
Óleo Mineral
- É derivado do petróleo;
- Dificulta a absorção de outros ativos de base aquosa;
- Pode obstruir os poros e prejudicar a respiração da pele;
- Traz alto impacto ambiental.