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Pati Lima e Mari Saad: o empreendedorismo feminino no mercado de beleza

Se tem uma coisa que a gente gosta de falar é sobre nossa jornada, que segue em constante construção. E esse foi um dos assuntos abordados na Expert XP 2024, o maior festival de investimentos do mundo.

Foi uma troca linda que aconteceu neste sábado (31), no São Paulo Expo, com nossa CEO e fundadora Patrícia Lima, e Mari Saad, Diretora Criativa da marca de cosméticos Mascavo, mediada por Vivian Sesto, Head de Ações Comerciais da XP Empresas, com o tema "O Protagonismo Feminino no Mercado de Beleza e nos Negócios".

Foto: Adilson Santos

Como empreendedoras que protagonizam o sucesso nos negócios e que são referência no mercado da beleza - um dos que apresentam maior crescimento no Brasil e no mundo -, Pati e Mari compartilharam os desafios enfrentados e as estratégias que impulsionaram seus caminhos, assim como visões de negócio para empreender e acompanhar as diversas tendências do setor.

Vale a pena a leitura até o fim ;-)! Vem comigo?

A estratégia digital

Na Simple, a força do e-commerce é inegável, representando 70% do faturamento da empresa. Não poderia ser diferente já que é uma marca nativa digital. "O TikTok tem uma grande parcela no negócio e uma capacidade de viralizar produtos de forma orgânica, especialmente aqueles que foram lançados há anos", diz Pati Lima. Os outros 30%, se referem aos demais canais de venda, como lojas físicas e varejo farmacêutico.

Já na Mascavo, a estratégia digital está em potencializar a relação construída com seu público e se conectar cada vez mais com os consumidores. “O público hoje, principalmente no setor da beleza e nesse momento de redes sociais, quer provar que aquilo que você está falando é verdade. É preciso ser honesto, porque as pessoas hoje sabem muito mais do que estão consumindo", acrescenta Mari.

A concorrência

Segundo elas, não há como não olhar o que a concorrência está fazendo. Ainda assim, ambas entendem que o segredo para se destacar em um mercado tão aquecido como o de beleza é focar no cliente e não somente nos players do mesmo segmento. "Prefiro dar o protagonismo para o consumidor, em como ele vê o mapa de marcas e em como eu estou posicionada nele, além de escutar outras dores e não só as minhas", comenta Mari. 

Pati segue a mesma linha, sempre ouvindo sua comunidade para determinar o que irá lançar para atender àquilo que o consumidor está pedindo. "Muito mais que olhar a concorrência é escutar o nicho da sua marca para direcionar seus esforços para aquilo que o seu público está pedindo", complementa Pati. 

A maternidade 

Para Pati, mãe de Maya de 11 anos, conciliar a maternidade com o empreendedorismo é fazer escolhas diariamente. "A maternidade vem em primeiro lugar e depois o empreendedorismo. Nessa conciliação algum prato sempre cai ao longo do dia, e tudo bem. Somos a mesma pessoa e não acredito no papel de guerreira."

A experiência

A vivência nos negócios traz muitos aprendizados e, olhando para trás, tanto Pati quanto Mari afirmam que, se pudessem voltar no tempo, teriam tido mais carinho consigo no início de suas jornadas. "Eu investiria mais na minha autoestima para estar mais pronta para vida", conta Mari. Pati também compartilha do mesmo sentimento. "Eu deveria ter me cobrado menos, não me criticado tanto e, em momentos desafiadores, me abraçar", completa. 

Os desafios

Menos de 3% de investimentos vai para negócios liderados por mulheres. Ou seja, 97% é direcionado para homens fundadores de empresas. E olha que dos 21 milhões de CNPJs ativos no Brasil, 49% são formada por mulheres fundadoras de seus próprios negócios. Nesse total, estão a Simple e a Mascavo, rompendo o ciclo de investimento masculino.

Ao se preparar para ampliar sua presença no mercado nacional, Pati recebeu 16 propostas de compra da Simple, majoritariamente de homens. Ela já tinha praticamente fechado a venda de uma participação da empresa para um fundo de investimento quando foi abordada por Vivian Angiolucci, executiva da Hypera. "Em nossa conversa, ela abriu a câmera, estava amamentando e me perguntou: qual é o seu sonho?. Eu vou te ajudar a realizá-lo", revela. Foi assim que a marca de Clean Beauty passou a fazer parte do portfólio de dermocosméticos de uma das maiores indústrias farmacêuticas do país.

Para Mari, a sensibilidade e a força da mulher fazem com que consigamos lidar melhor com nossa pluralidade contemporânea. "Eu acredito no blend da delicadeza com a força feminina", celebra Mari.

Muito a compartilhar

Foto: Adilson Santos

Depois do talk, Pati participou ainda da gravação do videocast "Do Zero ao Topo", da InfoMoney, com a jornalista Mariana Amaro, que também apresentou mais sobre a nossa história e desafios.

Gostou de saber mais sobre a história delas enquanto lideranças femininas? Conta pra gente nos comentários!

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