Já ouviu falar em aromaterapia para bebês e crianças?
Você já deve ter escutado por aí que a aromaterapia é capaz de tranquilizar o sono do bebê, certo? Sim, está certinho, mas para além disso, a aromaterapia é uma ciência que propõe tratamento para o bem-estar físico, emocional, energético e vibracional com o uso de óleos essenciais.
Mas afinal, o que é um óleo essencial? Usados há anos por conta dos seus benefícios, os óleos essenciais são produtos naturais extraídos diretamente de flores, frutos, sementes, folhas, raízes, caules e plantas, que conferem o aroma característico de cada um. Mas não são todos iguais: seus efeitos variam de acordo com suas particularidades.
Super concentrados e potentes, eles podem ser utilizados de duas formas: por inalação (no aromatizador ou umidificador) ou aplicação direta na pele. Mas e no caso dos pequenos: como usar já que têm uma pele delicada, fina e sensível?
É sobre isso que vamos falar hoje!
Como usar a aromaterapia em bebês em crianças?
Antes de tudo, o primeiro passo é saber que os óleos essenciais precisam ser diluídos. Ou seja, não podem ser aplicados puro na pele. "Por conta da imaturidade da barreira cutânea da pele de bebês e crianças, eles precisam misturados em óleos vegetais ou cremes à base de óleo vegetal e água para não causarem alergias e irritações", explica a aromaterapeuta Sâmia Maluf.
E na prática, como usar a aromaterapia na rotina de cuidados dos pequenos?
Quer melhor hora para estreitar o vínculo com seus filhos que no banho ou antes de ir para a cama? São ótimos momentos para a troca de afeto. "No banho, você pode diluir o óleo essencial da sua preferência em leite ou mel, com exceção dos óleos de Eucalyptus globulus e o de Alecrim, que possuem ativos muito fortes", ensina. Somente após os 5 anos é que podem ser utilizados com segurança.
Outra sugestão da aromaterapeuta é aplicar o óleo em uma bolinha de algodão ou sachê de tecido e colocar perto do travesseirinho. Nos pezinhos, feita diluição do óleo essencial em um óleo vegetal, massageie na hora de dormir. "Não é recomendado o uso dos dois formatos juntos para não sobrecarregar e prejudicar a integridade da pele da criança", alerta. Menos é mais!
Aproveite também para deixar o quartinho acolhedor deixando o aromatizador ou o umidificador de ar com 1 gotinha de óleo minutos antes de ir para cama. Nesse momento, conte uma historinha enquanto a criança relaxa. É uma delícia!
Benefícios da aromaterapia em bebês e crianças
São inúmeros os atributos e benefícios por trás do uso desses óleos essenciais, especialmente em bebês e crianças. "Através de uma massagem ou Shantala (massagem indiana), você reforça a conexão no âmbito emocional com seus filhos, além de trabalhar a memória olfativa deles", diz. Assim você cria uma ligação ainda mais especial entre você e seus filhos.
Não esqueça que é preciso escolher um produto 100% vegetal, hipoalergênico, dermatologicamente testado e recomendado pelos pediatras, ok?
Qual óleo essencial escolher para o meu filho?
"É sempre importante avaliar o peso e a idade da criança", comenta Sâmia. Segundo ela, até os 6 meses, os óleos essenciais de Lavandula angustifolia e Camomila-romana são boas opções para relaxar e ajudar no sono devido às suas características calmantes tanto para o emocional quanto para alergias, assaduras e até picadas de insetos.
Até os 12 anos ou 11 kg, é possível combinar a Lavandula angustifolia e Camomila-romana com Tea Tree (Melaleuca) para cuidar de machucados devido à ação antisséptica conquistada por esse mix. No ambiente, ajudam a purificar o ar.
A partir disso, os óleos essenciais de Laranja, Bergamota, Tangerina, Limão Siciliano e Lemongrass estão liberados. Eles são eficazes contra ansiedade e o terror noturno, comum em crianças. "A única ressalva é que, por serem cítricos, são fotossensíveis e só devem ser aplicados à noite.
O de Eucalyptus globulus, por sua vez, contribui para a purificação das vias aéreas, além de amenizar o estresse e a ansiedade, enquanto o de Alecrim aumento o foco e a concentração. Já no ambiente ajuda a purificar e energizar o ar. O de Hortelã atua no humor e, no ambiente, ajuda na purificação e a estimular a concentração e foco
VOCÊ SABIA?
Produtos destinados a crianças requerem um cuidado especial em sua formulação, como excluir todos os ingredientes sintéticos problemáticos que possam agredir essa pele frágil. Por isso, nos rótulos, evite aqueles que têm Silicones, PEGs, petrolatos, toluenos, EDTA, BHT, Tocopheryl Acetate, Phenoxyethanol, Silicones, Triethanolamine e Parabenos.
Fonte: Sâmia Maluf, aromaterapeuta e psicóloga, fundadora do Instituto Sâmia Maluf.