Aromaterapia, como funciona e para que serve? | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Aromaterapia, como funciona e para que serve?

Você já ouviu falar na aromaterapia? A técnica é uma forma de medicina alternativa que consiste no uso de óleos essenciais extraídos de plantas aromáticas para beneficiar a saúde, e os resultados são ainda melhores do que você pode imaginar. No post de hoje, te mostramos tudo que você precisa saber sobre o benefício dos óleos essenciais e como você pode utilizá-los para sessões de aromaterapia. Vem ver! 

A aromaterapia

Segundo a International Federation of Aromatherapists, a aromaterapia é a antiga arte e ciência de misturar óleos essenciais extraídos naturalmente para equilibrar, harmonizar e promover a saúde do corpo, mente e espírito.

Decorrente da medicina ayurveda, a aromaterapia com óleos essenciais é reconhecida pela OMS como uma linha complementar de tratamentos de saúde, sendo incorporada às Medicinas Tradicionais e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2018.

Como funciona a aromaterapia?

Os aromas dos óleos essenciais liberam partículas que estimulam as células nervosas. Ao inalar os aromas, os canais olfativos mandam um sinal para o sistema nervoso, que reage modificando o humor ou estado de espírito da pessoa. É por isso que a aromaterapia é indicada para rituais de bem-estar, conexão e até mesmo para combater quadros de estresse, insônia e depressão. 

ÓLEOS ESSENCIAIS: BENEFÍCIOS ALÉM DA PELE

Vale lembrar que para a aromaterapia funcionar, ela precisa ser feita com óleos essenciais verdadeiros, que possuem eficácia comprovada pela ciência. Se você tentar fazer o mesmo tratamento utilizando essências ou outro tipo de aromatizante, não alcançará os resultados desejados.

Quais os benefícios de fazer aromaterapia?

  • Alivia sintomas de ansiedade;
  • Combate a insônia;
  • Relaxa e promove o bem-estar;
  • Conexão com o sagrado feminino;
  • Trata doenças respiratórias, como asma e bronquite;
  • Ameniza dores musculares;
  • Alivia e trata infecções;
  • Estimula as defesas naturais do corpo;
  • Estimula o foco e a concentração;
  • Combate sintomas de depressão.

Os diferentes óleos essenciais

Cada óleo essencial possui diferentes propriedades e benefícios. Você pode escolher o seu de acordo com o tratamento que deseja. Conheça nossos óleos essenciais a seguir e escolha seu favorito.

ÓLEO ESSENCIAL DE FUNCHO

No aspecto físico: Regula a produção de hormônios femininos: pode ser utilizado na pré e durante a menopausa para equilibrar e harmonizar o ciclo menstrual e aliviar cólicas; relaxa o sistema respiratório e digestório e alivia gases. Para as mamães em amamentação, estimula a produção do leite e ajuda a acalmar os bebês. 

No aspecto emocional: Age como sedativo suave que auxilia na timidez e autoestima. Promove confiança, novas ideias e a expressão através da fala. 

Nas vibrações: Ativa o 5º chakra, o Laríngeo: porta da criatividade, inspiração e expressa nosso potencial. 

Não recomendado para gestantes e pessoas que sofrem de epilepsia. Crianças devem consultar um médico.

ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM

No aspecto físico:  Atua como tônico e estimulante. Ativa a circulação, fortalece músculos e articulações e é excelente para ser utilizado em alongamentos e massagens esportivas. Eficaz sobre o sistema respiratório, alivia infecções, bronquite, asma e tosse. O óleo essencial de Alecrim + Óleo Raw de Patauá juntos, no couro cabeludo, ajudam a evitar queda de cabelo!

No aspecto emocional: É o óleo da ação, movimento e mudança. Potente energizante e revigorante, age positivamente em situações de esgotamento físico e mental.  Auxilia rapidamente a superar situações de tristeza. Oferece segurança para a conexão e manutenção dos sonhos pessoais.

Nas vibrações:  limpa e equilibra o 6º chakra, o Frontal: responsável pela memória, intuição e sonhos.

Não recomendado para gestantes.

ÓLEO ESSENCIAL DE LEMONGRASS

Ações Físicas: Óleo da memória, da mente, da criatividade e concentração. Na pele é lipolítico e desintoxicante e diurético, sendo excelente para tratar celulites e gorduras localizadas através de massagens e drenagem linfática. Tônico digestivo, vasodilatador e tem ação repelente. Auxilia no equilíbrio da oleosidade e é perfeito para a limpeza dos poros e controle da acne quando utilizado em saunas faciais. 

Ações Emocionais: Ativa a positividade, auxiliando assim na ansiedade e stress. Estimula o afeto e a consciência. É ideal para aromatizar ambientes de trabalho e locais em que necessitamos de atenção, pois estimula a criatividade, o foco  e a concentração. Ameniza a sensação de cansaço e fadiga mental.

Ações Vibracionais: Ativa e energiza o 3º chakra, o Umbilical, que reúne informações, sentimentos e percepções e depois espalha e movimenta todo o corpo.

Não recomendados para gestantes, hipotensos e pessoas com hiperplasia prostática.

ÓLEO ESSENCIAL DE PALMAROSA 

Ações Físicas: Estimula a regeneração celular, sendo o óleo mais indicado para o tratamento da flacidez, linhas de expressão e manchas da pele. Regula a hidratação da pele e balanceia a secreção sebácea. Alivia inflamações e outros sintomas de dermatite.

Ações Emocionais: É conhecido como o óleo da sensibilidade. Acalma as emoções, proporciona a suavidade interior, eleva a autoestima e flexibilidade. Auxilia em situações de insegurança e timidez.

Ações Vibracionais: Ativa o 4º chakra, o Cardiac: um chakra muito afetado pela negatividade, e que quando é desequilibrado, nos deixa propensos a desenvolver problemas cardíacos ou depressivos.

Não recomendados para gestantes.

Como fazer aromaterapia? Conheça alguns métodos

Inalação

A técnica mais comum é através da inalação. Basta inalar o aroma diretamente do frasco original ou pingar algumas gotas em uma superfície. Esse método, apesar de super simples, é o mais eficiente, já que assim o organismo absorve o aroma com mais facilidade. A aromaterapia com inalação é super indicada para quadros físicos e patológicos. 

Como fazer? Pingue 2 gotas em um lenço ou inalador com água.

Difusor

Os difusores são ótimas opções para fazer aromaterapia em ambientes, como escritórios, quartos ou até mesmo em consultórios médicos. Se você não possui um difusor, basta por algumas gotas de óleo essencial em uma xícara com água fervente para obter os mesmos resultados. 

Como fazer? Pingue 10 gotas em seu aromatizador. 

Massagem corporal

As massagens com óleos essenciais são ótimas para aliviar infecções, problemas de pele, dores musculares e nas articulações. 

Como fazer? Pingue entre 2 e 5 gotas em 10 mL de óleo vegetal.

Colar aromático

Uma opção super prática, os colares aromáticos são ótimos para tratar problemas respiratórios, para relaxar ou estimular. Lembre-se de usá-lo no máximo 2 horas por dia. O aroma deve ser trocado a cada 2 ou 3 dias. 

Como fazer? Pingue 2 gotas em um pedaço de algodão e acomode seu pingente. Para melhores resultados, procure um aromaterapeuta. 

Banhos

Os banhos com óleos essenciais unem os benefícios da aromaterapia por meio da vaporização da água e do contato direto com a pele. Perfeitos para um momento relaxante no fim do dia!

Como fazer? Encha uma banheira com água morna e em seguida adicione gotas do seu óleo essencial favorito até obter o aroma desejado.

E aí, você já fez aromaterapia com óleos essenciais? Como é o seu ritual? Conta pra gente nos comentários! 
Fonte: Aromaterapia: o que é e como funciona?, AROMATERAPIA: O QUE É E COMO USAR DIFUSOR, COLAR E ÓLEOS ESSENCIAIS, Colar de aromaterapia: entenda o que é e como usar

2 comentarios

O conteúdo foi muito útil para mim

Stela

excelente conteúdo, amei!!!

helena thais

Deixe um comentário