Pular conteudo

Tem como tratar a Rosácea de forma natural? Revelamos aqui!

Só quem tem rosácea sabe como pode ser desafiador reduzir os sintomas quando a pele do rosto começa a ficar sensível e com vermelhidão, ainda mais quando os episódios ficam mais constantes. 

Na busca por produtos que ajudem a amenizar a rosácea, muitas dúvidas podem surgir: afinal, dá para tratar de forma natural? 

A resposta é sim. Dá para tratar a inflamação com ingredientes naturais, seguros e com eficácia comprovada. 

Bateu a curiosidade? Vem, que esse post tá especial!

    Por que usar cosméticos naturais no tratamento da Rosácea?

    Existem diversas opções de cremes para rosácea, mas saiba que nem todo tratamento é natural, orgânico ou livre de crueldade animal, ou feito para cuidar da sua pele e do meio ambiente. 

    Além disso, o uso de ingredientes naturais nos rituais de higiene e beleza é algo milenar, prática comum dos povos originários do Brasil - país que possui uma flora e biodiversidade riquíssima, com plantas e insumos usados para diversas finalidades. 

    Ao usar um cosmético natural, você tem a oportunidade de acessar essas mesmas propriedades, mas no conforto de casa. Lembrando que a forma que os ingredientes são extraídos, também deve ser levada em conta na hora de escolher seu skincare, para além dos benefícios.

    Busque marcas que possuam uma cadeia de produção rastreada e responsiva, assim como a que temos aqui na Simple.

    A boa notícia, é que essas matérias-primas, hoje, tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, por meio da beleza limpa. Um grande motivo, são os testes de eficácia que mostram uma resposta tão boa (ou até melhor) que os ingredientes tradicionais. 

    O que é Rosácea?

    Antes de revelarmos os melhores produtos de skincare para rosácea, vamos recapitular o que ela é. 

    Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a rosácea é uma condição crônica que afeta a pele, especialmente do rosto. Algumas pessoas até a confundem com a acne, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra, enquanto a acne é uma doença das glândulas sebáceas, a rosácea é a inflamação dos vasos sanguíneos. 

    Rosácea é uma doença vascular inflamatória, é mais comum em mulheres a partir dos 30 anos, e apesar de não ter cura, pode ser controlada com acompanhamento dermatológico e produtos indicados para cada caso. 

    Possíveis causas para Rosácea

    Embora a causa exata da rosácea ainda seja desconhecida, fatores genéticos e psicológicos, como o estresse, desempenham um papel importante. Estudos sugerem que a presença de um ácaro chamado Demodex folliculorum e a bactéria Bacillus oleronius, que colonizam esse ácaro, podem estar associados à rosácea.

    Sintomas e diagnóstico

    Os principais sintomas da rosácea incluem vermelhidão persistente, pequenos vasos sanguíneos visíveis (telangiectasias), e surtos de pápulas e pústulas na região central do rosto.

    Manter um diário para registrar os momentos de piora e os possíveis desencadeantes, como alimentos, atividades ou níveis de estresse, pode ser útil no entendimento da doença. Mas o diagnóstico só pode ser feito por um médico dermatologista, por isso, se tiver com sintomas busque o aconselhamento do seu médico de confiança!

    A piora da rosácea pode ser prevenida evitando:

    • Bebidas alcoólicas;
    • Bebidas quentes;
    • Exposição ao sol; 
    • Extremos de temperatura e vento.

    Tipos de Rosácea

    A rosácea pode ser classificada em quatro subtipos:

    1. Eritemato-Telangiectásica: caracterizada por vermelhidão e vasos sanguíneos visíveis.
    2. Papulopustulosa: inclui surtos de pápulas e pústulas, semelhante à acne.
    3. Fimatoso (Rinofima): envolve o espessamento da pele, especialmente no nariz.
    4. Rosácea Ocular: afeta os olhos e pode ocorrer com outros subtipos ou de forma isolada.

    Rotina de skincare com ingredientes naturais para pele com rosácea

    Montamos aqui, uma rotina minimalista com limpeza e tratamento, para você que busca tratar a rosácea de forma natural e eficaz. 

    Como lavar o rosto com rosácea?

    A resposta está aqui. A Espuma de Limpeza Facial Sensitive Skin foi desenvolvida para limpar de forma suave e delicada, sem ressecar e sem agredir.

    É formulada com os extratos de Calêndula, Aloe Vera, Camomila e Lavanda, ativos botânicos conhecidos por proporcionar conforto e maciez.

    Como usar? Ela deve ser o primeiro passo da sua rotina de skincare diurna e noturna.

    Qual o melhor creme para rosácea?

    Após a limpeza, é hora de tratar a pele. Já conhece a Solução Poliglutâmico? Melhor e mais hidratante do que um creme, ela hidrata a pele 200% em 28 dias de uso contínuo. 

    Desenvolvida para cuidar de peles sensíveis, ajuda a diminuir a sensibilidade em regiões rosadas e avermelhadas, a acalmar a pele e a reduzir a reatividade causada por estímulos internos ou agressões externas.

    Ela é 100% natural, formulada com Ácido Poliglutâmico, complexo botânico enriquecido com Zinco e Piperonyl Glucose.

    Como usar? Aplique algumas gotas no rosto limpo e massageie com as mãos até sua completa absorção.

     E VOCÊ, JÁ USA INGREDIENTES NATURAIS NA SUA ROTINA DE SKINCARE? CONTA PRA GENTE NOS COMENTÁRIOS!
    FONTE: Rosácea SBD | Acne Rosácea SBD

    Deixe um comentário

    CATEGORIAS