Outubro Rosa: 5 projetos de apoio à mulheres com câncer de mama
As chances de curar o câncer de mama são de até 95% se a doença for identificada no estágio inicial. Esse é o principal motivo que contribuiu para a criação da campanha Outubro Rosa, que, desde a década de 1990, mobiliza profissionais da saúde, pacientes, empresas e ONGs ao redor do mundo para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Câncer de mama no Brasil
A doença é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil. Dados levantados pelo Instituto Protea relatam que 1 em cada 4 mulheres com câncer de mama no Brasil perde a vida, o que equivale a 50 mortes por dia. Por isso, promover a educação sobre a temática é fundamental.
Sabemos que passar pela doença é um momento super sensível e delicado, tanto para as pacientes, quanto para as pessoas ao seu redor. Pensando nisso, separamos 5 projetos de apoio à mulheres que lidam com o câncer de mama nas suas vidas.
Conheça 5 ONGs de suporte às mulheres com câncer de mama
1. FEMAMA
FEMAMA + Umbro na campanha Outubro Rosa 2023. Foto: Exame via Reprodução
A FEMAMA atua ao lado de ONGs associadas em todas as regiões do país para reduzir os índices de mortalidade pelo câncer de mama no Brasil. A ONG ainda possui a campanha 3 Perguntas que salvam sobre diagnósticos precoces e fatores de risco a fim de prevenir a doença.
Em 2023, a FEMAMA se juntou à marca de roupas esportivas UMBRO para a confecção de camisas de time cor-de-rosa em apoio à campanha Outubro Rosa. Além de gerar maior conscientização sobre a doença, parte do lucro da venda das camisetas será revertida para a FEMAMA para ajudar as mulheres que enfrentam o diagnóstico.
2. ASSOCIAÇÃO ROSA MULHER
Foto: Gazeta São Mateus | Reprodução
A Associação Rosa Mulher foi fundada em 2012 por Beatriz Helena Dobke, que enfrentou o câncer de mama. Ao receber o diagnóstico, Beatriz passou a buscar apoio e tratamento para doença, porém, na época, o governo havia suspendido o acesso à transporte para pacientes de quimioterapia e radioterapia. Foi aí que Beatriz começou a trabalhar para reconquistar esse direito, dando origem à Associação Rosa Mulher.
Hoje, a ONG é formada por uma equipe de psicólogas, assistentes sociais, pacientes que estão passando ou já passaram pelo câncer de mama e outras simpatizantes da causa. A Associação tem como objetivo melhorar a autoestima e qualidade de vida da mulher através da reabilitação emocional, física e estética.
3. FUNDAÇÃO LAÇO ROSA
Marcelle Medeiros, presidente da Laço Rosa. Foto: Vogue Brasil | Reprodução
Referência na causa do câncer de mama no Brasil, A Fundação Laço Rosa nasceu em 2011, a partir da experiência vivida por Aline Lopes, que descobriu um câncer de mama na sua gestação, no ano de 2007. Com um papel bastante ativista, a Laço Rosa atua como a voz ativa da paciente oncológica, ajudando a facilitar o acesso à medicações, exames, tratamentos e até mesmo por direitos básicos.
A ONG atua com base em quatro pilares principais: o empoderamento feminino, a influência de políticas públicas, o resgate de autoestima e a defesa de direitos de pacientes. A Fundação também oferece banco de perucas para portadores de qualquer tipo de câncer. Basta enviar seu laudo médico e realizar sua solicitação pelo site.
4. INSTITUTO PROTEA
Ana Furtado, embaixadora do Instituto Protea , visita hospital em apoio às pacientes oncológicas. Foto: Reprodução
No Brasil, milhares de mulheres aguardam por muito tempo para serem atendidas e tratadas no serviço público de saúde, já que mais de 75% da população depende dele. Muitas delas não conseguem o tratamento e acabam falecendo na fila de espera.
Diante desse fato, o Instituto Protea nasceu em 2018 para ajudar a arcar com o custo de cirurgias, exames, consultas, radioterapias e quimioterapias contra o câncer de mama para mulheres de baixa renda. O Instituto Protea entende que toda mulher tem o direito de receber um tratamento digno, de qualidade e de forma ágil após o diagnóstico do câncer de mama.
5. AMÉRICAS AMIGAS
Foto: Américas Amigas | Reprodução
Câncer de mama: como identificar a doença?
FOTO: CÂNCER DE MAMA: SAIBA COMO RECONHECER OS 5 SINAIS DE ALERTA
O sintoma mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio ou caroços embaixo do braço. Lembrando que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é fundamental consultar um médico.
O diagnóstico precoce salva vidas, literalmente
Toda mulher a partir dos 40 anos deve realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que você não tenha sintomas.
A Simple Organic se solidariza com a campanha Outubro Rosa e incentiva todas as mulheres a consultarem o médico anualmente para prevenir o câncer de mama.
Fonte: Outubro Rosa: prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama