Outubro Rosa e a importância da prevenção precoce
Um texto por Thainá Simone
O mês de outubro é marcado pelo Outubro Rosa e desde 1990 são realizadas campanhas de conscientização do câncer de mama e da prevenção precoce da doença. A Simple Organic apoia o movimento, por isso, entrevistamos uma especialista para trazer as recomendações corretas e fortalecer a prevenção.
Um bate-papo com a Drª Rebeca Heinzen
A Drª Mastologista Rebeca Heinzen é nossa convidada de hoje para passar informações seguras sobre o câncer de mama. A Drª é especialista em doenças da mama e pós-graduada em Predisposição Hereditária ao Câncer, pelo Albert Einstein.
Por que eu devo realizar meus exames de rotina?
O Câncer de Mama pode chegar a taxas de cura próxima a 100% se diagnosticado cedo, ou seja, na fase inicial do tumor, que é quando ele se encontra abaixo de 2 cm sem comprometer as axilas. Para detectar esses tumores em fase inicial, é preciso fazer os exames de rotina.
Como lidar com o medo da palavra câncer?
O câncer traz medo, mas ele é uma doença como qualquer outra. Para mim, nada justifica possuir o "medo" da palavra (câncer) e não cuidar da saúde como um todo. Uma forma de combater esse medo é diminuir os fatores da causa da doença: realizar atividades físicas, diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas, se alimentar corretamente, fazer uma terapia para diminuir o estresse e cuidar da higiene do sono.
Quais são as recomendações para a realização da mamografia e autoexame?
Infelizmente não tem como evitar o aparecimento da doença, mas ela pode ser detectada de uma forma muito precoce, através da mamografia. Esse exame é muito importante, e o recomendado é que as mulheres realizem anualmente a partir dos 40 anos, ou 30 anos se já houver casos na família.
O autoexame é extremamente necessário nesta etapa da prevenção e pode ser realizado por todos e em qualquer idade. Através do autoexame pode ser identificado qualquer alteração: de pele, do mamilo, de cor ou do próprio nódulo. A recomendação é que procure imediatamente um médico para que seja realizado um diagnóstico.
Uma amiga recebeu o diagnóstico, como posso apoiá-la neste momento?
O apoio de amigos e parentes é fundamental neste período. A principal dica é conversar e perguntar como você pode ajudar. Às vezes, a paciente só quer a sua companhia durante a sessão de quimio, o acompanhamento para a cirurgia ou até um momento de descontração para tomar um café. Fazer com que essas pessoas sintam-se incluídas em seus programas é importante.
Como lidar com o receio do diagnóstico?
A melhor maneira de se fortalecer ao receber o diagnóstico é buscar informações bem capacitadas. Anote as dúvidas para tirar com o profissional que está acompanhando o caso, procure um terapeuta... é uma doença que exige bastante psicológico. É preciso manter-se forte ao receber informações e opiniões errôneas de outras pessoas, principalmente ao ouvir relatos negativos, que podem mexer com o emocional. É comum hoje procurarmos sobre doenças no google e buscar informações, que levam a sintomas de pânico. Nesses casos, reserve suas dúvidas para o seu médico.
Posso seguir com a minha vida normal durante o tratamento?
As restrições podem variar de acordo com cada tratamento. Durante a quimioterapia, a paciente pode precisar ficar mais reclusa por conta do cansaço e efeitos colaterais, mas também já vi casos de pacientes que continuaram se sentindo muito bem. Também há casos de pacientes que precisam enfrentar a recuperação pós-operatória, mas isso não impede a pessoa de manter uma rotina ativa, sair com amigos, passear, curtir a família... devem existir momentos de prazer.
Homens também podem ter câncer de mama?
O câncer de mama em homens é extremamente raro, mas pode vir a acontecer e geralmente associado a uma mutação genética hereditária. Neste caso, recomenda-se que os homens tenham conhecimento das suas regiões mamárias para notar alterações e assim procurar especialistas, se necessário.
Algumas dicas importantes
A Drª Rebeca sempre passa dicas para deixar o processo mais leve e positivo, confira algumas delas:
- Zele por suas amizades e família, viva sua rotina, saia e se divirta! Não deixei de viver e experimentar coisas novas;
- Cuide de si mesma, a autoestima é uma etapa importante do processo; Não deixe de ter um olhar carinhoso consigo mesma;
- A cirurgia deixa cicatrizes indesejadas? Há diversos tratamentos no mercado que podem auxiliar, inclusive fazer uma tatuagem no lugar. Ressignifique sua batalha;
- Faça atividades físicas que te tragam prazer, como yoga, academia, beach tennis, ou qualquer outro, mas não deixe de se movimentar.
A importância do tratamento precoce
Foto: Diagnóstico Santa Clara
Como a própria Drª Rebeca mencionou, as chances de cura são altíssimas se o tumor é detectado de forma precoce. Maria Rosa Lima, teve câncer de mama em 2020 e trouxe um relato de como foi o seu tratamento:
“No início é um susto, a gente fica assustada e chora, não entende o por que está passando por isso, eu mesma só comecei a entender a minha situação durante o meu tratamento e que bom que foi detectado cedo. Eu já havia tido casos de câncer na minha família, entre algumas tias e irmãs e por isso comecei cedo a realizar a mamografia, quando foi detectado, já foi iniciado o tratamento, tanto médico e psicológico, logo passei pela quimio e meses depois recebi o diagnóstico da cura. Não foi fácil, mas hoje sou grata pela identificação precoce, continuo meu acompanhamento e incentivo todo mundo a se cuidar.”
Simple Organic apoia campanha Outubro Rosa
Nós nos solidarizamos pela campanha e incentivamos que todas as mulheres se mantenham atentas em seus autoexames e suas consultas anuais, a prevenção faz a diferença. E não esqueça, toda mulher diagnosticada com câncer e possuir o laudo, deve e possui o direito de começar o tratamento em até 60 dias no Sistema Único de Saúde (SUS), caso haja problemas com os prazos, deve-se procurar a Secretária Municipal de Saúde.
Esteja atenta ao seu corpo e sua saúde, mantenha uma rotina equilibrada, autocuidado nunca é demais!
1 comentários
Que linda iniciciativa desta empresa em trazer uma profissional para esclarecimentos e super alto astral, faço meus exames todos os anos e está tudo bem, força a todas que passam por essa prova de vida, o bom é que saem todas fortalecidas e felizes. Amém!