Pegada Hídrica - Como calcular e reduzir a sua! | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Pegada Hídrica: como calcular e reduzir a sua

Você sabe o que é pegada hídrica?

O conceito foi desenvolvido em 2002 e pode ser definido como um indicador do volume de água consumido direta e indiretamente pelas pessoas e também pelas empresas, desde a produção da matéria-prima até o produto finalizado. 

Tipos de pegada hídrica:

  • Verde: quando a água da chuva evapora ou é incorporada em um produto durante a sua produção. Necessária ao crescimento das plantas;
  • Azul: mede o volume das águas de rios, lagos e lençóis freáticos, geralmente utilizadas na irrigação, processamentos diversos, lavagens e refrigeração;
  • Cinza: mede o volume necessário para diluição de um determinado poluente até que a água em que este efluente foi misturado retorne a condições aceitáveis, de acordo com padrões de qualidade estabelecidos.

Para que serve a pegada hídrica?

A pegada hídrica serve como uma ferramenta de conscientização para que você tenha noção da quantidade de água que suas atividades cotidianas geram. Muitas vezes, consumimos grandes volumes de água sem nem saber, e o cálculo da pegada pode ser um fator determinante para que tenhamos dimensão do nosso impacto no planeta.

Você sabia?

  • Uma calça jeans consome 10 mil litros de água para sua produção;
  • Para a confecção de uma única camiseta, são utilizados 2700 litros de água. Isso seria o suficiente para uma pessoa consumir de água potável durante três anos;
  • 1kg de carne bovina consome 15400 litros de água;
  • 40% da água tratada se perde até chegar na casa dos brasileiros.
Infográfico mostra a quantidade de água necessária para produzir itens do nosso cotidiano.

 

Com o crescimento da população, e consequentemente do aumento da demanda de recursos da Terra, deve crescer também nossa preocupação para que esse meio tão valioso seja utilizado de maneira consciente.


.
Fonte: Revista Exame.com | Revista Superinteressante | Water Footprint Network.  

Para calcular sua pegada hídrica clique aqui.

O que posso fazer para reduzir minha pegada hídrica?

Como vimos nos dados apresentados, consumir água vai muito além do uso doméstico e ingestão via oral. É claro que você não vai deixar de fazer a higiene pessoal, comprar roupas ou parar de se alimentar, mas ter noção de que essas atividades demandam grande volume de água é o primeiro passo para que você invista no consumo consciente


Não sabe por onde começar? Nós te ajudamos:

  1. Comece com a higiene pessoal: opte por duchas de 5 minutos, feche a torneira  ao passar sabonete e ao escovar os dentes. Além disso, economize água e faça xixi no banho! Isso mesmo, uma única descarga gasta 12 litros de água. Vamos poupar. 
  2. Nas atividades de casa: opte por lavar a louça em bacia, sem a água corrente. A mesma coisa serve para lavar carros, regar plantas e até mesmo dar banho no seu pet. Baldes, regadores e banheiras são as melhores opções para que você evite o desperdício. 
  3. No consumo indireto: é claro que você ainda vai comprar muitas roupas nessa vida. Mas que tal optar por itens de brechó? Além de comprar uma peça com história, você está apoiando a economia circular e não incentiva a produção de mais uma calça jeans no mundo. Caso prefira investir em peças nunca usadas, aconselhamos comprar itens duráveis! Eles parecem mais caros, né? Mas você já parou pra pensar o quanto gasta a cada inverno que precisa comprar um casaco novo? Vale muito mais a pena investir em um bom casaco que te acompanhe a vida inteira, por exemplo. Dessa forma você, seu bolso e o meio ambiente saem felizes.
  4. Na alimentação: muito se fala sobre aderir à dieta vegetariana ou mesmo vegana. Parece repetitivo, mas você com certeza sabe que é insustentável para o planeta Terra que sete bilhões de pessoas consumam carne diariamente. Além do volume altíssimo de água necessário para o pasto, esse consumo é responsável pelo abatimento de milhões de bichinhos inocentes todos os dias. Se você não consegue abrir mão da proteína animal, que tal começar adotando a Segunda Sem Carne? Parece pouco, mas já é muito! 

Bônus: reduza sua pegada hídrica com a nossa linha de sólidos

Você sabia que nós possuímos uma linha de shampoos e condicionadores sólidos waterless? Ou seja, eles economizam até 80% de água na sua composição quando comparados aos produtos tradicionais. Embalados em papel, eles são 100% naturais e biodegradáveis, tornando seu banho uma experiência mais sustentável. 

Vem conhecer nossa linha de sólidos!


E aí, você sabe o quanto consome de água?

Para calcular sua pegada hídrica clique aqui.
Fonte:
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/pegada-hidrica.htm
http://www.dca.ufcg.edu.br/phb/phb02.html
https://www.bio3consultoria.com.br/o-que-e-pegada-hidrica/

1 comentários

Interessante

Sophia

Deixe um comentário