Qual a diferença entre sérum e solução? | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Qual a diferença entre sérum e solução?

Entre tantas dúvidas que surgem na hora de montar a rotina de skincare perfeita para cada tipo de pele, uma das que a gente mais costuma ouvir é referente aos nossos séruns e soluções: qual é a diferença entre eles? Qual devo passar antes? Posso usá-los juntos? O uso de um descarta a necessidade do uso do outro?

Se você se identificou com essas dúvidas, presta atenção que no post de hoje separamos tudo o que você precisa saber para diferenciar nossos Séruns das nossas Soluções.

Soluções

Soluções

As Soluções vêm do termo "Solução aquosa", ou seja, são fórmulas líquidas com componentes solúveis, geralmente límpidas e translúcidas, mas que podem apresentar algumas variações a depender da composição de cada uma. 

Elas devem ser aplicadas na etapa de tratamento da rotina de skincare, logo após a limpeza e tonificação. As Soluções geralmente são formuladas com um único ativo puro e concentrado para tratar as características específicas de pele, como acne, linhas de expressão ou manchas.

Séruns

Enquanto isso, os séruns são emulsões líquidas ou pouco viscosas, formadas por uma fase aquosa e uma fase oleosa. Diferente das Soluções, eles combinam ativos, substâncias hidratantes e nutritivas em uma única fórmula específica para cada tipo de pele.

Eles também são produtos de tratamento, e por serem mais viscosos, devem ser aplicados depois das Soluções, antes dos hidratantes.

Soluções X Séruns: esclarecendo suas dúvidas

Qual devo escolher, Sérum ou Solução?

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que um produto não substitui o outro. Você pode combinar suas Soluções favoritas ao seu sérum de tratamento para potencializar os resultados na pele.

Como assim? 

Vamos supor que você possui pele oleosa e madura. Nesse caso, você pode aplicar a Solução Retinol-Like e Niacinamida durante o dia, para tratar a oleosidade, e passar o Sérum Timeless Skin no período noturno, para tratar as linhas finas de expressão.

Ou ainda, você pode passar a Solução Gaba, para tratar a pele madura, e em seguida aplicar o Sérum Control, para peles oleosas. Deu pra entender? Não existem regras e nem contraindicação, o segredo é montar uma rotina que funcione pra você.

Qual devo aplicar primeiro, os séruns ou soluções?

Primeiro a Solução, depois o Sérum. Como os séruns são formulados com óleos, eles são mais viscosos que as Soluções de base aquosa, então devem vir depois. 

Pra você não esquecer mais: lembre que a ordem de aplicação vai ser sempre do produto mais fininho para o mais espesso, para então finalizar com o protetor solar. Você pode se aprofundar mais sobre isso aqui

Dia ou noite?

Tanto as Soluções quanto os Séruns podem ser usados tanto durante o dia quanto à noite. Você pode usar as Soluções durante o dia e os Séruns durante a noite, ou vice versa, como também pode misturar os dois tipos de produto num mesmo período do dia. Você escolhe como funcionar melhor. 

Atenção aos ácidos

Os Séruns e Soluções que levam ácido na fórmula devem ser usados no período exclusivamente noturno para evitar a fotossensibilidade. 

Isso significa que os seguintes produtos devem ser usados apenas de noite:

Para entender melhor sobre os ácidos e a sensibilidade à luz solar, você pode conferir este post. 

Conclusão

As Soluções e Séruns são produtos de textura líquida para o tratamento de diversos tipos de pele. Enquanto as Soluções geralmente são formuladas com um ativo concentrado - e possuem base aquosa - , os Séruns combinam diferentes ativos em uma mistura bifásica de água + óleo para tratar a pele.

Você já conhecia as diferenças entre solução e sérum? De que forma você os combina na sua rotina de skincare? Conta pra gente nos comentários!

1 comentários

Ótima explicação. Tenho 72 anos e uso manhã espuma facial, após vitamina C, Niacinamida , serum skin hidratante ácido hialurônico e depois bloqueador solar
Noite espuma facial, Gaba, Serum e hidratante hialurônico
3 x na semana mascara young.
Pergunto: está correto o que faço ou me sugeres mudar.
Obrigada pela atenção
Márcia

Marcia Crispino Lima

Deixe um comentário