Como incluir ácidos na rotina de skincare? | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Como incluir ácidos na rotina de skincare?

Não se deixe levar pelo nome intimidador: os ácidos podem ser grandes aliados na hora de cuidar da sua pele. Com propriedades super benéficas para tratamento das manchas, sinais da idade, espinhas e muito mais, essas substâncias podem ser incorporadas na sua rotina de skincare diariamente, basta seguir algumas regrinhas. 

No post de hoje, vamos te ensinar como fazer o uso correto de ácidos, quais cuidados você deve ter e o que você não deve fazer na hora de inseri-los na sua rotina. Vem ver! 

Ácidos nos cuidados com a pele

Os ácidos são substâncias que agem diretamente na epiderme, a camada mais externa da pele. Eles promovem a renovação celular, deixando a pele bem fininha para que outros ativos consigam agir de forma eficaz.

Cuidados para inserir ácidos na sua rotina de skincare

Os ácidos afinam a pele, e por esse motivo, devem ser usados com cautela e atenção: é importante evitar o uso de diferentes ácidos em uma mesma rotina de autocuidado. Isso porque, ao introduzir mais de um ácido no mesmo ritual, você pode prejudicar a barreira de proteção da sua pele, causando sintomas como ressecamento, irritação, vermelhidão e descamação.

Para evitar esse efeito e garantir resultados de alta performance, é preciso conhecer as propriedades de cada ácido e escolher o que melhor se encaixar para as suas necessidades. 

Guia dos Ácidos Simple Organic

Conheça os ácidos utilizados nas fórmulas dos nossos cosméticos, em quais produtos você os encontra e qual a forma correta de usar. 

Ácido Chiquímico

Potente aliado para o cuidado com as peles oleosas e acneicas. Ele faz uma esfoliação química que promove a renovação celular, sem prejudicar a barreira de proteção da pele e sem causar irritação. O Ácido Chiquímico também conta com ação antimicrobiana e antioxidante, atua contra a acne, melhora os microrrelevos da pele e suaviza as manchas deixadas pelas espinhas.

Ácido Glicólico

O Ácido Glicólico pertence à família dos Alfa-Hidroxiácidos. Assim como os outros ácidos desse complexo, ele é conhecido por estimular a renovação celular, uma vez que remove as células mortas da epiderme, esfoliando de modo suave. Reduz e previne linhas de expressão, controla a oleosidade, uniformiza o tom da pele e combate a acne. Pode ser aplicado no rosto, para tratar melasmas, sinais e marcas da acne, como também em outras regiões do corpo como colo, pescoço e até mesmo braços, para tratar as manchas de queratose.

Ácido Hialurônico

Provavelmente o ácido mais famoso do mundo do skincare, o Ácido Hialurônico possui capacidade de atrair e reter água, garantindo a hidratação da pele. Naturalmente produzido pelo nosso corpo, o ácido hialurônico tende a diminuir com o passar dos anos, fazendo com que surjam os sinais de idade. Quando incorporado nas fórmulas dos cosméticos, o ácido hialurônico promove função preenchedora, que preenche vincos e linhas finas, sendo super indicado para tratar as peles maduras.

Ácido Kójico

O Ácido Kójico é um potente despigmentante que age diretamente na síntese de melanina, substância responsável por dar cor à pele. Ele previne e clareia as manchas de forma gentil e suave. Não causa fotossensibilização.

Ácido Lático

O Ácido Lático faz parte da família dos AHAs. Ele ajuda na renovação celular, melhora da textura da pele, hidratação e controle da oleosidade da pele e do couro cabeludo.  

De origem natural e certificada Cosmos, é produzido através da fermentação da glicose, derivada do milho.

Ácido Mandélico

O Ácido Mandélico, derivado do extrato de amêndoas amargas, promove uma esfoliação suave que atua nas camadas mais superficiais da pele. Previne os sinais do tempo, a hiperpigmentação da pele e a acne. É um ácido menos irritativo e não apresenta fotossensibilidade, cuida da pele de forma gentil e suave. 

Ácido Salicílico

Perfeito para tratar as espinhas. O Ácido Salicílico conta com ação secativa que ajuda a desinflamar as lesões da pele, além de auxiliar no controle da oleosidade por meio de propriedades seborreguladoras e anti-inflamatórias.

Ácidos - quando usar? 

A maioria dos ácidos são fotossensíveis, ou seja, podem causar manchas na pele quando em contato direto com exposição solar. Por este motivo você encontrará vários produtos contendo ácido como "uso exclusivamente noturno". 

No entanto, existem algumas fórmulas leves que permitem o uso do produto no período diurno, como é o caso da Espuma Ácido Glicólico e do POWER Gel de Limpeza, que, por serem removidos com água logo depois da aplicação, não causam prejuízos à pele.

Como preparar a pele para receber os ácidos? 

Há alguns cuidados que você pode ter na hora de incluir ácidos na rotina de skincare.

Dois produtos desenvolvidos especialmente para rotinas com ácidos, são o Pré-skincare que prepara a pele e potencializa os resultados. E o Acelerador de Hidratação, que dá um boost hidratante intenso que ajuda a recuperar a pele e fortalecer a barreira natural, ambos da linha Revolution

Além desses, uma dica bem legal, é usar a Solução Poliglutâmico, que tem eficácia comprovada no aumento de 200% da hidratação da pele.

Solução Poliglutâmico

A Solução Poli acalma as peles sensíveis, ajudando na prevenção e alívio de possíveis irritações. Você pode aplicar a Solução após o uso dos ácidos para repor a hidratação e combater qualquer sensibilidade.

A Solução Poliglutâmico pode ser usada tanto na rotina diurna quanto na noturna. 

Conclusão

Os ácidos podem ser aliados poderosos na hora de montar uma rotina de skincare. Com diferentes finalidades, é super importante consultar seu médico dermatologista para avaliar a melhor opção específica para a sua pele. Lembre-se sempre que a hidratação e proteção também é essencial para uma rotina completa de cuidados com a pele. 

E aí, você já usou ácidos na sua rotina de skincare? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário