Os diferentes tipos de acne: um guia sobre cravos e espinhas | Simple Organic Pular conteudo

Os diferentes tipos de acne: um guia sobre cravos e espinhas

Você já deve ter se deparado com alguma forma de acne ao longo da sua vida. Super frequente em muitas pessoas e menos em outras, as espinhas e cravos podem causar bastante dor de cabeça (literalmente). Por isso, no post de hoje, separamos tudo que você precisa saber sobre os diferentes tipos de acne e como você pode cuidar das suas espinhas para evitar futuras cicatrizes. Vem ver! 

O que é a acne? 

Foto: Brasil Escola - UOL

A acne é uma condição de pele super comum que ocorre quando as glândulas sebáceas e os folículos pilosos inflamam, resultando em cravos e espinhas.

As espinhas geralmente começam a aparecer na puberdade, quando a produção dos hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos) tem início, e podem durar por muito tempo. Mais comum no rosto, a acne também surge na região das costas, ombros, pescoço e peito, onde há maior quantidade de glândulas sebáceas.

Quais são as causas dos cravos e espinhas?

Essa inflamação pode acontecer de diversas formas, mas é sempre importante lembrar que a acne é o resultado de múltiplos fatores, como: 

  • Hereditariedade;
  • Predisposição genética;
  • Alterações na produção dos hormônios sexuais;
  • Infecção por bactérias;
  • Estresse emocional.

    Os diferentes tipos de cravos e espinhas

    • Cravos brancos - glândulas sebáceas entupidas, com o poro fechado. 
    • Cravos pretos - glândulas sebáceas entupidas, com poro aberto. O contato com o ar faz com que o cravo oxide, resultando na cor preta.
    • Pápulas - pequenas espinhas elevadas, sólidas e avermelhadas.
    • Pústulas - são pápulas que apresentam pus. 
    • Nódulos - crescimentos anormais na pele que formam elevações.
    • Cistos - elevações grandes, vermelhas e cheias de pus. Costumam ser bem doloridos e podem formar abscessos e deixar cicatrizes.

    Os diferentes tipos de acne

    Agora que já falamos sobre como pode surgir, vamos falar da classificação da acne, já que podemos encontrá-la em até 5 graus diferentes:

    • Grau I: comedões abertos e fechados sem sinais inflamatórios (os cravos estão aqui);
    • Grau II: comedões, pápulas vermelhas e inflamadas e pústulas (espinhas) com pus;
    • Grau III: aparecimento de cistos, ou seja, de lesões mais profundas, inflamadas e dolorosas;
    • Grau IV: nódulos, abscessos e cistos purulentos, muito inflamados e intercomunicantes;
    • Grau V: forma rara que provoca queda do estado geral do paciente e exige internação hospitalar.

    Como cuidar da pele com acne? 

    Antes de inserir qualquer produto na sua rotina de skincare, é preciso lembrar que a acne é uma condição de pele que deve ser tratada com o seu médico dermatologista. Não deixe de marcar uma consulta, viu? Mas como qualquer coisa que desejamos mudar em nosso corpo, um estilo de vida equilibrado, com alimentação e ingestão de água é sempre bem-vindo.

    Quais ativos de skincare usar para cuidar da pele acneica? 

    Os ácidos são ótimas opções para cuidar da pele acneica. Isso ocorre porque eles contam com propriedades esfoliantes que ajudam na renovação da pele e eliminação das células mortas. Tudo isso de forma suave sem irritar ou agredir a sua pele. 

    Ácido Salicílico para espinhas

    O Ácido Salicílico é um ativo multifuncional e poderoso que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é classificado como Beta-Hidroxiácido (BHA) e o único representante da categoria.

    O ativo é referência no tratamento da acne e oleosidade da pele e, por isso, muitos dermatologistas indicam o uso. Ele vem sendo usado há mais de 100 anos para cuidar dos cravos e espinhas, já que conta com propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.

    Benefícios do ácido salicílico

    • Renovação celular;
    • Diminuição da resposta inflamatória da acne: atua internamente no poro, melhorando o conteúdo interno da espinha (agentes infecciosos, células mortas e sebo)
    • Diminuição da oleosidade excessiva da pele: controle na produção excessiva de queratina agindo nas glândulas sebáceas. 

    Ácido Salicílico Simple Organic

    1) POWER GEL DE LIMPEZA

    POWER Gel de Limpeza promove a limpeza profunda e restauradora a partir da esfoliação natural da pele, que renova as células do rosto e equilibra a superfície cutânea. Ele conta com propriedades protetoras e calmantes, que controlam a oleosidade e o surgimento de novas espinhas.

    Como usar? Aplique uma pequena quantidade sobre a pele úmida com movimentos circulares em todo rosto. Remova o produto com água. Durante a primeira semana de uso, aplique pequenas quantidades de produto, em dias alternados.

    Pode ser associado com outros produtos?  Sim, porém não recomendamos o uso concomitante com a Solução de Ácido Glicólico e Sérum Control Skin, que são formulados com outros ácidos e podem irritar a pele. Sugerimos o uso alternado do gel com estes produtos. 

    Qual tipo de pele pode usar? Diversos tipos de pele, porém peles sensíveis é sempre importante avaliação do médico.

    Quem não pode usar? Não há contraindicação, mas os grupos como grávidas e peles sensíveis sempre devem perguntar ao médico.

    2 - POWER SÉRUM SECATIVO

    Sérum Secativo deve ser o último passo da sua rotina de skincare, com aplicação direta e pontual nas espinhas do seu rosto. Ele seca as espinhas ativas do rosto e acelera o processo de regeneração da pele, diminuindo o tamanho e a vermelhidão das espinhas inflamadas.

    Como usar? Aplique o produto diretamente sobre as áreas afetadas e massageie suavemente. Durante a primeira semana de uso, aplicar pequenas quantidades de produto, em dias alternados. O produto pode ser utilizado durante a noite e lavado pela manhã. Lembre-se de utilizar filtro solar. Evitar exposição solar durante o uso do produto.

    Uso exclusivamente noturno!

    Como deve ser utilizado? Aplique na pele seca, ao final da rotina de skincare, pois deve ser aplicado pontualmente sobre as lesões. 

    Pode se associar com outros produtos? Sim. Mas não recomendamos o uso concomitante com a solução de ácido glicólico e sérum control skin, sugerimos o uso alternado do serum com estes produtos. 

    Qual tipo de pele pode usar? Diversos tipos de pele, porém peles sensíveis é sempre importante avaliação do médico.

    Quem não pode usar? Não há contraindicação, mas os grupos como grávidas e peles sensíveis sempre devem perguntar ao médico.

    COMO USAR A LINHA POWER DE ÁCIDO SALICÍLICO?

    Gel de Limpeza será o primeiro passo da sua rotina de skincare, podendo ser usado tanto na rotina diurna quanto na noturna. Já o Sérum Secativo será a última etapa do seu tratamento, e deve ser usado somente no período noturno.

    Fonte: Ministério da SaúdeACNE DIFERENTES TIPOLOGIAS E FORMAS DE TRATAMENTO, Tipos de acne: Saiba as diferentes classificações e tratamentos

    Deixe um comentário

    CATEGORIAS