Quer reduzir o consumo de carne e não sabe como? A Segunda Sem Carne pode te ajudar
Você provavelmente já ouviu falar da Segunda Sem Carne. O movimento, que hoje é amplamente difundido por ativistas dos direitos animais e ambientalistas, tem as raízes pautadas lá na Primeira Guerra Mundial. Vem entender tudo sobre o movimento Segunda Sem Carne e como você pode inserir o conceito nos seus hábitos.
Como surgiu a Segunda Sem Carne?
Paul McCartney segura cartaz com os dizeres Meat Free Monday (Segunda Sem Carne). Foto: © 2014 MPL Communications/Photographer: MJ Kim
A Segunda Sem Carne foi criada inicialmente pela U.S. Food and Drug Administration - agência responsável pelas reservas de comida do exército americano e aliados durante a Primeira Guerra Mundial - como uma campanha para incentivar a redução do consumo de carne das famílias americanas.
Ao reduzir o consumo de carne nas segundas-feiras, era possível gerar economia e se preparar para a possível escassez de comida, já que durante a Guerra, o acesso às matérias-primas era mais escasso e o futuro da situação do país era incerto.
Em 2003, a campanha foi revivida nos Estados Unidos com o objetivo de prevenir doenças causadas pelo excesso do consumo de carne, e acabou se espalhando pelo mundo. Hoje em dia, a Segunda Sem Carne é apoiada por vários líderes internacionais, sendo implementada em mais de 40 países.
Segunda Sem Carne no Brasil
No Brasil, a campanha passou a ser adotada em outubro de 2009, recebendo apoio do Ministério da Saúde no Guia Alimentar para a População Brasileira.
Desde 2011, as escolas municipais da rede pública de São Paulo oferecem aos seus alunos a alimentação livre de produtos de origem animal, poupando aproximadamente 436 mil kg de carne ao longo de um ano letivo. “A implementação da merenda vegetariana em uma rede de ensino ampla e complexa como a de São Paulo demonstra que esta experiência pode ser levada adiante em qualquer município brasileiro”, incentiva Alexandre Schneider, Secretário Municipal de Educação de São Paulo.
Em conjunto com parcerias ambientalistas, políticas e educacionais, a Sociedade Vegetariana Brasileira conseguiu poupar, no mesmo ano de 2017, duas mil toneladas de carne.
Fonte: Sociedade Brasileira Vegetariana
Por que aderir à Segunda Sem Carne?
A redução do consumo de carne é benéfica não apenas aos bichinhos, como também à nossa própria saúde e ao meio ambiente. Vem ver os impactos da redução do consumo de carne.
Meio Ambiente
A pecuária é responsável pela emissão de 14,5% dos gases causadores do efeito estufa. No Brasil, um único kg de carne emite 335g de gás carbônico (CO2). Além disso, para produzir esse mesmo kg de carne são necessários 3700 litros de água. Ao reduzir o consumo de carne, ao menos um dia na semana, você ajuda a economizar água e reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.
Animais
Durante um único ano, são mortos 70 bilhões de animais terrestres. Apenas no Brasil, em um único segundo são abatidos 1 boi, 1 porco e 190 frangos, que vivem em condições precárias até serem abatidos para consumo da população. Diminuir o consumo de carne ajuda a poupar a vida desses animais e preservar a nossa fauna.
Saúde do seu corpo
A dieta sem consumo de carne animal traz inúmeros benefícios à saúde de quem a adota. Nutricionistas e médicos apontam que doenças como hipertensão arterial, obesidade, câncer, diabetes e ainda as crônicas e cardiovasculares podem ser prevenidas com a implementação da dieta vegetariana.
Confira o estudo realizado pela Sociedade Brasileira Vegetariana
Fonte: Sociedade Vegetariana Brasileira
É importante reforçar que se você deseja parar ou reduzir o consumo de carne animal, deve agendar uma consulta com um nutricionista profissional para garantir que a transição da dieta onívora será feita de forma gradual e correta, sem que faltem nutrientes necessários para a sua saúde.
Segunda Sem Carne - quero aderir, e agora?
Ficou com vontade de aderir ao movimento? Separamos algumas contas no Instagram pra você se inspirar na hora de testar receitas e fazer a transição para uma dieta vegetariana, mesmo que só por um dia na semana.
1. @veganapratica - Ju Couto conta com 170 mil seguidores e posta receitas deliciosas, além de dividir reflexões por um mundo mais sustentável. Vale conferir!
2. @veguiaoficial - Receitas, dicas de produtos veganos, bares, restaurantes, notícias e muito mais. Como a própria conta se intitula, é um guia vegano, muito interessante para gerar conscientização a respeito do movimento.
3. @paolastier - Paola posta dicas para pessoas carnívoras de como parar o consumo animal. Hoje, a influencer possui uma marca de leite vegetal concentrado que é sucesso de mercado.
4. @luisa_motta - Além dos conteúdos no Instagram, a influenciadora vegana possui um canal no youtube onde dá cursos de Cozinha Vegana Intuitiva. Pra quem não sabe por onde começar, é uma ótima opção para explorar novas receitas.
5 - @nemsodemato - Para a galera de Floripa, Vitória desenvolve toda semana um novo cardápio vegano de marmitas deliciosas que dão água na boca. A proposta é mostrar que nem só de mato vive uma pessoa vegana. As refeições são completas e muito coloridas. A encomenda pode ser feita com a própria através do direct.
E aí, você é adepto da Segunda Sem Carne? Conta pra gente nos comentários!
1 comentários
Olá, Simple Organic, adorei o seu conteúdo e também notei que falou sobre a @luisa_motta, sabia que agora ela criou um ebook maravilhoso? Um livro de receitas veganas práticas para você aflorar a sua criatividade na cozinha. Aqui você aprende desde as propriedades dos temperos e como usa-los até versões “veganizadas” de pratos típicos. Aprenda tudo isso em seus quatro capítulos: bases, petiscos, dia a dia e docinhos.
Torne a sua comida mais colorida, saudável, saborosa e livre de crueldade animal (:
Livre de glúten e lactose.
Acesse o link e saiba como: https://bit.ly/Livro-Larica-Vegana-46-Receitas-Veganas