Pular conteudo

Tudo sobre pelo encravado: descubra o que fazer e como cuidar

Provavelmente você já se deparou com uma bolinha inflamada, que parece levemente uma espinha, mas que encobre o tão temido e dolorido pelo encravado. 

Quando falamos de cuidado com a pele, temos que levar em consideração toda sua superfície, sem esquecer dos pelos — eles são naturais e estão espalhados por todo o corpo. 

E sim, em algum momento da sua vida, pode ser que eles encravem. Por isso, separamos neste post, dúvidas relacionadas a pelo encravado e dicas de como lidar com eles. 

O QUE É O PELO ENCRAVADO?

Tudo sobre pelo encravado: descubra o que fazer e como tirar

Basicamente, o pelo encravado é um pelo que não consegue “furar” a pele e sair para a superfície, causando desconforto ou até mesmo inflamação. 

Em entrevista para a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB) a dermatologista Valéria Campos conta que os pelos normalmente nascem um pouco encurvados e que, algumas pessoas tem esses pelos ainda mais curvos. 

Por que o pelo encrava? Tem como evitar?

Geralmente as áreas mais afetadas com o pelo encravado são: virilha, axilas e rosto, sendo mais frequente em pessoas que se depilam com frequência.

Quando usamos a lâmina de forma errada, podem surgir os pelos encravados. O ideal é evitar usá-la no sentido contrário ao do crescimento do pelo, preferindo usar de forma suave, com a pele bem hidratada e, de preferência, após o banho. 

Além disso, quem já tem tendência, deve tomar alguns cuidados para não ter pelo encravado. Evite calcinhas e calças muito justas, excesso de esfoliação, e deixe de lado hidratantes à base de óleo. Procure usar cremes com textura leve e não comedogênica na sua rotina de skincare corporal. 

Pelo encravado na virilha, e agora?

Além da genética, a depilação com cera também é uma grande responsável pelo encravamento. A médica explica que o uso de cera quente ou fria causa mais pelos encravados do que a retirada com lâmina ou creme depilatório. Por fim, recomenda evitar a depilação com cera ou, então, aumentar o intervalo entre as sessões. 

Como tirar pelo encravado? Anote essas dicas! 

Se for leve e não tiver sinais de infecção, você pode fazer uma esfoliação suave.

Uma ótima opção para limpar e esfoliar suavemente a pele, é o Sabonete Arroz + Aveia Simple Organic. Formulado com um blend de ativos naturais de alta performance, como Arroz, Aveia, Óleo de Semente de Uva e os extratos de Mamão e Pepino, esfolia de forma suave, promove resistência e sensação aveludada, além de aliviar a vermelhidão da pele. 

Outro produto que estimula a renovação celular e ajuda a esfoliar a pele do rosto e do corpo é o Creme de Banho Dupla Esfoliação, que assim como o nome diz, promove esfoliação química e física e 100% das pessoas que usaram sentiram que remove cravos e esfolia a pele sem agredir ou sensibilizar. 

 

 

Depois, passe o Acelerador de Hidratação, que além de hidratar instantaneamente, ajuda a recuperar e acalmar a pele, inclusive após a depilação. Formulado com um mix de ativos naturais e de alta performance, ele tem textura leve e é livre de óleos. A escolha perfeita para quem tem pelos encravados. 

Mas lembre-se, em caso de pelo encravado inflamado, faça apenas compressa com água ou soro em temperatura morna e, se necessário, procure um profissional da saúde. 

Foliculite e pelo encravado são a mesma coisa?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), foliculite é quando existe uma infecção no folículo do pelo, seja ela bacteriana, fúngica ou até mesmo, devido aos pelos encravados. Resumindo, pelo encravado não significa foliculite, mas a foliculite pode ser causada por um pelo encravado. 

E AÍ, JÁ SABIA A DIFERENÇA ENTRE PELO ENCRAVADO E FOLICULITE? CONTA PRA GENTE NOS COMENTÁRIOS!

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB)

Deixe um comentário

CATEGORIAS