10 mentiras que te contam sobre skincare
Você já ouviu falar que pele oleosa não precisa de hidratante? E que os pelos nascem mais grossos quando você os remove com lâmina de barbear? Estes são apenas alguns exemplos de crenças populares que nada mais são do que mitos sobre o skincare. No post de hoje, vamos te mostrar 10 mentiras que te contam sobre o cuidado com a pele.
10 mentiras que te contam sobre skincare
1. Só precisa de protetor solar quando tá sol
Não! O sol pode até sumir, mas os raios UV continuam aí, mesmo em dias nublados e até dentro de casa (alô, luz do computador e celular!). Aplique o protetor todo dia, sem desculpa!
2. Todos os produtos veganos são sustentáveis
Muitos produtos de skincare veganos são formulados com ingredientes limpos e sustentáveis, mas isso não é uma regra. Na verdade, vários cosméticos veganos contam com ingredientes problemáticos como Sulfatos e Parabenos, que trazem prejuízo à saúde e ao planeta.
Além disso, não é porque um produto é vegano que ele também é natural. Se você está a procura de produtos sustentáveis de verdade para cuidar da sua pele, deve ficar atento à fatores como: fonte dos ingredientes, cadeia de produção, embalagem e o impacto ambiental.
3. A pele se acostuma com os produtos
Conforme você vai aplicando o produto, é normal que a sua pele entre em equilíbrio, o que pode dar a (falsa) sensação de que seu ritual não está mais funcionando. Na verdade, isso significa que os benefícios estabilizaram, mas continuam dando efeito. Só será preciso fazer a substituição dos produtos se as necessidades da sua pele mudarem. Se esse for o caso, não deixe de consultar seu médico dermatologista.
4. Pode esfoliar a pele todos os dias
Parece uma boa ideia para para remover as células mortas da pele, mas na real, pode danificar a barreira cutânea de proteção, levando a problemas como sensibilidade e vermelhidão. O ideal é esfoliar no máximo 2x por semana.
5. O sol seca as espinhas
Na verdade, é o contrário! Ao expor a pele acneica ao sol sem proteção, você estará causando o ressecamento da região. Para combater o ressecamento, as glândulas sebáceas são ativadas e passam a produzir ainda mais sebo, o que leva à piora na inflamação e agravamento do quadro de acne, podendo resultar em manchas e cicatrizes.
6. É preciso lavar o rosto com água fria
O importante é não lavar o rosto com água muito quente, que vai remover a camada de proteção da pele e reduzir a hidratação. No entanto, isso não significa que você precisa lavar o rosto com água gelada: a temperatura morna já está de bom tamanho!
7. Quanto mais produtos você usar, melhor
O importante é escolher produtos que funcionem para as suas necessidades, que contemplem as etapas de limpeza, tratamento, hidratação e proteção. Além disso, mais importante que a quantidade de produtos, é a consistência que você terá com a rotina de autocuidado.
Se você sabe que não vai fazer um ritual de skincare de 9 passos, por que não começar com um de apenas 3? Lembre-se que para descobrir quais são os produtos que irão funcionar para a sua pele busque orientação de um dermato.
8. Quanto mais caro, melhor
Nem sempre! Há marcas que cobram mais pelo nome e pela embalagem do que pelos ingredientes. Tem muito produto acessível como nossa linha [R]evolution, que entrega resultados incríveis. O que importa é a fórmula, não o preço!
9. Pele oleosa não precisa de hidratação
Um dos mitos mais comuns sobre skincare é que as peles oleosas não precisam de hidratação. Na verdade, oleosidade não tem nada a ver com hidratação. Sua pele oleosa pode estar desidratada e você nem imagina!
Quando a pele está desidratada, as glândulas sebáceas são ativadas para produzir mais óleo para compensar a falta de umidade, causando efeito rebote. Ao hidratar a pele oleosa, você equilibra a produção de óleo, previne a desidratação e mantém sua pele saudável.
10. Dormir maquiada de vez em quando não faz mal
Faz sim! 😬 Mesmo uma noite pode entupir os poros, causar acne e deixar a pele sem viço. Então, por mais preguiça que dê, não deixe de remover essa make antes de dormir!
Dica final!
É importante sempre consultar seu médico dermatologista antes de acreditar em crenças populares na hora de fazer sua rotina de skincare, combinado?