10 mentiras que te contam sobre skincare | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





10 mentiras que te contam sobre skincare

Você já ouviu falar que pele oleosa não precisa de hidratante? E que os pelos nascem mais grossos quando você os remove com lâmina de barbear? Estes são apenas alguns exemplos de crenças populares que nada mais são do que mitos sobre o skincare. No post de hoje, vamos te mostrar 10 mentiras que te contam sobre skincare.

10 mentiras que te contam sobre skincare

soluções retinol

1. Protetor solar é só no verão

Essa talvez você já saiba, mas a grande maioria das pessoas ainda acredita que não é necessário fazer uso de filtro solar diariamente. Vale lembrar que os raios UV podem atravessar as nuvens nos dias nublados e chegar na nossa pele, danificando as células e causando o envelhecimento precoce. Por isso, lembre-se sempre de aplicar filtro solar, principalmente no rosto, que fica mais exposto, mesmo nos dias de inverno. 

2. Todos os produtos veganos são sustentáveis 

Muitos produtos de skincare veganos são formulados com ingredientes limpos e sustentáveis, mas isso não é uma regra. Na verdade, vários cosméticos veganos contam com ingredientes problemáticos, como sulfatos e parabenos, que trazem prejuízo à saúde e ao planeta. Além disso, não é porque um produto é vegano que ele também é natural. Se você está a procura de produtos de skincare sustentáveis de verdade, deve ficar atento à fatores como: fonte dos ingredientes, cadeia de produção, embalagem e o impacto ambiental. 

3. A pele se acostuma com os produtos

Conforme você vá aplicando o produto, é normal que a sua pele entre em equilíbrio, o que pode dar a (falsa) sensação de que seu ritual não está mais funcionando. Na verdade, isso significa que os benefícios estabilizaram, mas continuam dando efeito. Só será preciso fazer a substituição dos produtos se as necessidades da sua pele mudarem. Se esse for o caso, não deixe de consultar seu médico dermatologista. 

4. Pode esfoliar a pele todos os dias

Apesar da esfoliação ser ótima para remover as células mortas da pele, esfoliar em excesso pode danificar a barreira cutânea de proteção, levando a problemas como sensibilidade e vermelhidão. Procure fazer esfoliação entre uma e duas vezes por semana. 

5. O sol seca as espinhas

Na verdade, é o contrário! Ao expor a pele acneica ao sol sem proteção, você estará causando o ressecamento da região. Para combater o ressecamento, as glândulas sebáceas são ativadas e passam a produzir ainda mais sebo, o que leva à piora na inflamação e agravamento do quadro de acne, podendo resultar em manchas e cicatrizes.

6. É preciso lavar o rosto com água fria

O importante é não lavar o rosto com água muito quente, que vai remover a camada de proteção da pele e reduzir a hidratação. No entanto, isso não significa que você precisa lavar o rosto com água gelada, a temperatura morna já está de bom tamanho! 

7. Quanto mais produtos você usar, melhor 

O importante é escolher produtos que funcionem para as suas necessidades, que contemplem as etapas de limpeza, tratamento, hidratação e proteção. Além disso, mais importante que a quantidade de produtos, é a consistência que você terá com a rotina de autocuidado. Se você sabe que não vai fazer um ritual de skincare de 9 passos, por que não começar com um de apenas 3? Lembrando que para descobrir quais são os produtos que irão funcionar para a sua pele, deve-se sempre consultar um médico dermatologista. 

8. É preciso lavar o cabelo com pouca frequência

O que é melhor: lavar o cabelo todos os dias ou lavar o cabelo uma vez por semana? Não há uma resposta precisa. A frequência com que você deve lavar seus fios vai depender de vários fatores, desde o seu tipo de cabelo, até o nível de atividade física que você pratica e o clima que você está inserido.

Se seu cabelo tem tendência a ser mais oleoso ou se você costuma praticar atividades físicas com frequência, pode precisar lavar o cabelo diariamente. Por outro lado, se seus fios são mais ressecados ou crespos, você poderá lavá-los com menos frequência para evitar a perda de óleos naturais. 

9. Pele oleosa não precisa de hidratação 

Um dos mitos mais comuns sobre skincare é que as peles oleosas não precisam de hidratação. Na verdade, oleosidade não tem nada a ver com hidratação. Sua pele oleosa pode estar desidratada e você nem imagina!  

Quando a pele está desidratada, as glândulas sebáceas são ativadas para produzir mais óleo para compensar a falta de umidade, causando efeito rebote. Ao hidratar a pele oleosa, você equilibra a produção de óleo, previne a desidratação e mantém sua pele saudável.

10. Raspar os pelos faz com que eles nasçam grossos

Especialistas afirmam que nada é capaz de alterar a espessura dos pelos, exceto os nossos hormônios. Mas então por que nós temos a falsa impressão de que, ao raspar os pelos com lâminas, eles nascem mais grossos? Acontece que, ao depilar a pele com cera, os pelos são removidos pela raiz, que corresponde à parte mais fina dos fios. Enquanto isso, quando raspamos o pelo, fazemos um corte no seu maior eixo, que é a parte mais grossa, dando a falsa impressão de que o pelo engrossa por conta da lâmina, mas na verdade é apenas um corte em outra área do fio.

--

É importante sempre consultar seu médico dermatologista antes de acreditar em crenças populares na hora de fazer sua rotina de skincare. O profissional saberá esclarecer todas as suas dúvidas e indicar o melhor tratamento adequado. 

E aí, quantas destas afirmações você achava que eram verdade? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário