Ácido Mandélico
O Ácido Mandélico é um ativo multifuncional usado para combater as manchas, a oleosidade, acne e o envelhecimento da pele. No post de hoje, te mostramos tudo que você precisa saber sobre esse ativo de alta performance e onde você pode encontra-lo.
Origem do Ácido Mandélico
O Ácido Mandélico é um alfa-hidroxiácido (AHA) derivado da hidrólise do extrato de amêndoas amargas. Por possuir uma molécula grande, de penetração mais lenta que os outros AHAs, apresenta menor potencial irritativo, sendo indicado para diversos tipos de pele, até as mais sensíveis.
Para que serve o Ácido Mandélico?
Acne e oleosidade
O Ácido Mandélico é um alfa-hidroxiácido lipossolúvel, ou seja, solúvel em óleo, o que o torna ideal para peles oleosas.
De acordo com um estudo de 2018, o Ácido Mandélico é o mais indicado para peles oleosas, acneicas e morenas. Isso porque o ativo consegue afinar linhas finas, tratar a acne, clarear as manchas e melhorar a textura da pele.
Uma pesquisa publicada na National Library of Medicine, de 2019, avaliou a eficácia e segurança de aplicação de um peeling com concentração de 30% de ácido mandélico. No teste, 50 pacientes passaram por um período de tratamento de 12 semanas para atestar a segurança e performance do ativo.
O estudo constatou que houve significativa melhora na acne:
- Diminuição de 95,69% das pústulas na 2ª semana;
- Diminuição de 85,98% das pápulas na 4ª semana;
- Diminuição de 76,31% acne de Michaelsson (MAS) na 4ª semana;
- Diminuição de 56,66% dos comedões a partir da 8ª semana.
Hiperpigmentação da pele
O ativo inibe a síntese de tirosina - que é a molécula que dá origem à melanina. Isso faz com que menos pigmento se deposite nos queratinócitos, impedindo a formação de novas manchas e dissolvendo as já existentes.
Segundo um estudo de 2020, o Ácido Mandélico faz a despigmentação da pele de forma segura em todos os fototipos, evitando o efeito rebote.
Well-age
Várias pesquisas sobre o Ácido Mandélico sugerem também que, por se tratar de uma molécula com alto peso, o ativo permeia na pele de forma mais lenta e uniforme, estimulando a síntese de colágeno. Isso faz com que ele também seja ideal para reduzir e prevenir linhas de expressão, promover firmeza e elasticidade à pele.
Um ácido seguro
Menos irritativo que os outros ácidos, o Mandélico não reage ao sol, sendo uma ótima opção para o tratamento da pele. Além disso, os efeitos são percebidos rapidamente e duram bastante tempo.
Benefícios do Ácido Mandélico
- AHA para pele sensível;
- Controla e melhora o aspecto da acne;
- Promove o rejuvenescimento da pele fotoenvelhecida;
- Auxilia no tratamento de estrias;
- Promove renovação celular suave deixando a pele mais uniforme sem sensibilização;
- Contribui para uma pele mais brilhante;
- É um super agente clareador: melhora melasmas, manchas de sol e lesões pós-inflamatórias;
- Possui alto poder antioxidante.