Dia da Terra e o poder da escolha
Dia da Terra e o poder da escolha.
Não há apenas uma forma de poder, há inúmeras. E falar de poder quando o assunto é a proteção da Terra é mais importante do que você imagina. Precisamos reconhecer os meios que temos para melhorar
o cenário que vivemos hoje. Você, que está lendo esse post agora, e eu temos uma forma de poder nas nossas mãos: o poder da escolha. A decisão da busca pela informação, a decisão em ter escolhas que façam sentido com o que desejamos para o futuro do mundo em que vivemos, a decisão em não se cobrar em ser 100%, mas tendo em mente que cada passo para uma escolha sustentável faz uma enorme diferença no resultado coletivo.
Mas não é sobre isso que passei aqui para falar com vocês hoje, já que a comunidade Simple Organic
tem total consciência do poder da atitude individual.
Hoje, no dia Mundial da Terra, quero dizer que algumas vezes desanimamos com tudo que vemos: o desmatamento das nossas florestas, o baixo nível de reciclagem no Brasil, a demora em atingir os números de saneamento básico, a enorme lista de agrotóxicos aumentando cada vez mais... enfim, não são tempos fáceis.
Mas saiba que estamos juntos nessa missão e que, mesmo o caminho sendo muito longo, não podemos desanimar em cuidar da Terra. Somos nós que faremos a diferença. Isso inclui nossa consciência política de entregar o poder nas mãos de quem você acredita que irá gerir o meio ambiente da forma correta. Sim, nós brasileiros estamos vendo o desmatamento todos os dias e temos uma sensação de impotência, a sensação de que fazemos muito e o resultado não aparece. Mas vamos seguir em frente, olhar de forma positiva e entender que podemos sim melhorar o futuro através das nossas escolhas do presente.
Tenho uma dica prática para uma reflexão no dia de hoje. Organize seus pensamentos em três listas diferentes:
1. Anote tudo que você faz no seu dia a dia e avalie como está o seu engajamento diário com suas atitudes sustentáveis. Veja onde pode evoluir, reflita sobre quais hábitos podem ser melhorados e quais são suas escolhas de consumo. Importante: pense sempre que é melhor executar, mesmo não sendo 100%, do que esperar pela perfeição.
2. Agora olhe para a sua comunidade: seu prédio/ condomínio, família, escola, ambiente de trabalho e faça o mesmo exercício. Anote quais atitudes poderiam fazer diferença, converse com as pessoas a sua volta, troque ideia e busque construir pequenas atitudes positivas.
3. Aqui entra a parte mais desafiadora e é exatamente onde a percepção de impotência aparece. Você
vai olhar para o seu país, para as políticas que impactam o coletivo, vai lembrar das suas últimas escolhas políticas e refletir se está olhando para a gestão de cada pessoa que ganhou o seu voto. Busque saber quais projetos de lei foram sugeridos ou votados pelos nomes que escolheu. Aqui também entra ainda
a possibilidade de reflexão de ativismo, como você poderia agregar, em quais movimentos você poderia se envolver, quais ONGs poderia apoiar.
Tenho certeza de que esse tempo dedicado a essa reflexão vai ajudar a entender como podemos melhorar. Cada ato positivo é uma super conquista. Acredite em mim, você vai perceber o tamanho do seu poder para cuidar do nosso bem mais precioso: a Terra.
Patrícia Lima.