Pular conteudo

Dia do índio: 5 criadores de conteúdo para você começar a seguir hoje

Os estereótipos a respeito dos povos indígenas sempre foram presentes na sociedade que reside nos centros urbanos. Nos dias atuais, com a massificação do consumo da internet, percebe-se um novo tipo de preconceito com esse povo: sua presença nas redes sociais.
Algumas pessoas julgam que por um indígena usar redes sociais, estaria abandonando sua cultura, no entanto, a realidade é muito diferente. Muitos indígenas utilizam de ferramentas como o TikTok, Youtube e Instagram para mostrar um pouco da sua rotina, postar curiosidades, tutoriais e vlogs de suas vidas dentro e fora das aldeias.

O que muitas pessoas não enxergam, é o fator extremamente positivo nesse tipo de conteúdo, uma vez que eles servem para divulgar, ensinar e conscientizar as demais pessoas a respeito da cultura dos primeiros povos brasileiros.
Através disso, nós separamos uma lista de indígenas para você seguir e contribuir com a disseminação dessa cultura tão importante para o nosso país:

 
1. @cunhaporanga_oficial
Maira Gomez mostra um pouco da sua rotina e cultura no TikTok. Atualmente, conta com 3 milhões de seguidores e cerca de 38.8 milhões de curtidas na plataforma.

2. @vanda_ortega
Vanda é ativista indígena e acadêmica. Faz uso principalmente do seu instagram como forma de conscientização e difusão de sua cultura
 
3.Cristian Wariu Tseremey'wa
Em seus vídeos, Cristian compartilha conhecimentos sobre a cultura indígena contemporânea, como ele mesmo descreve em seu canal do youtube.
"Falar dos povos indígenas é falar automaticamente sobre luta, resistência, diversidade, riqueza cultural e os diversos equívocos que se difundiram na sociedade" - afirma Cristian.

4.Ysani Kalapalo
Nascida na região do Alto Xingu, no Mato Grosso, Ysani conta como é a vida do povo indígena do século 21. Ela traz curiosidades e fatos sobre sua vida entre dois mundos: a cidade e a aldeia.
5.Kaê Guajajara
Kaê é uma cantora e compositora do povo Guajajara. Em 2020, ela lançou o EP Wiramiri, disponível na íntegra no YouTube.
 

Deixe um comentário

CATEGORIAS