O termo clean beauty (beleza limpa) vem se popularizando nos últimos anos. A expressão faz referência a cosméticos sustentáveis do ponto de vista social e ambiental, seguros e que oferecem alta performance, usando a tecnologia como uma grande aliada.
Segundo a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos registrou crescimento de 5,8% em 2020 e superávit de US$ 23,4 milhões. Nesse período, o mercado de clean beauty também experimentou uma boa fase.
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CERTIFICAÇÕES
O mercado de beleza limpa é construído a partir de produtos que carregam a consciência da importância de manutenção da segurança em toda a cadeia de produção. Além da atenção à qualidade e origem dos ingredientes, é um mercado focado em políticas de reciclagem bem desenvolvidas, contato com produtores certificados e estratégias de engajamento para que o consumidor faça parte dessa rede de forma sustentável também.
Algumas das certificações mais importantes para as marcas de clean beauty vêm da Ecocert, um organismo de inspeção e certificação fundado na França. No Brasil, o grupo é associado ao Instituto Brasil Orgânico e credenciado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). A Ecocert realiza a certificação de cosméticos orgânicos e naturais através do referencial Cosmos, uma norma adaptada pela Ecocert Greenlife.
Muitas marcas de clean beauty possuem o selo Eureciclo, por exemplo. O programa ajuda as empresas a se conectarem com operadores de coleta e triagem ao mesmo tempo em que auxilia os consumidores a escolherem produtos de fabricantes que investem na cadeia de reciclagem do país.
Veja, na galeria de imagens a seguir, seis marcas brasileiras que investem em clean beauty:
Simple Organic
Lançada em 2017 durante o São Paulo Fashion Week, a Simple Organic faturou em 2019 cerca de R$ 7 milhões. Focada em maquiagem e produtos de skincare, a marca catarinense anunciou, em dezembro de 2020, que a Hypera Pharma comprou uma participação majoritária da empresa. “Depois da aquisição, entramos no canal de farmácias, que é onde eu sempre quis chegar para alcançar mais gente. Essa operação consolida a visão da grande indústria de que esse é um novo momento para a rede”, afirma a fundadora Patrícia Lima.
A Simple Organic, que nasceu no ambiente digital, cresceu nesse meio mais de 200% em 2020. O faturamento de julho de 2020 cresceu cerca de 630% em comparação ao mesmo período em 2019.
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