Dia dos Povos Indígenas 2024: Qual a importância? Há o que celebrar?
Você se lembra o que é comemorado em 19 de abril? O Dia dos Povos Indígenas, antes tido como Dia do Índio desde 1943, foi modificado em julho de 2022, com a aprovação da Lei 14.402. Sabe por que?
A palavra "índio" foi considerada inadequada por ser um termo amplo e não representar a diversidade dos povos indígenas em território nacional, sem considerar sua diversidade e individualidade. Pois é! Sendo assim, a data é uma oportunidade de refletir sobre as lutas das diversas comunidades indígenas.
Para saber mais sobre a data, acompanhe este post até o final.
O que significa "indígena"?
A palavra tem como significado originário, aquele que está ali antes dos outros.
Por que 19 de abril é o Dia dos Povos Indígenas?
A escolha da data 19 de abril não foi por acaso e faz em referência ao Dia do Aborígene Americano. Neste dia, eles tomaram parte do congresso no México, trazendo várias recomendações para dar visibilidade ao povo indígena.
O que temos para comemorar no Dia dos Povos Indígenas?
Não há muito a se celebrar, embora alguns avanços já possam ser sentidos. Algumas pautas ainda discutidas são a demarcação dos territórios, a ocupação cada vez maior de espaços que antes nunca foram preenchidos, falas estereotipadas e expressões populares, aumentar a presença de lideranças indígenas do país, entre outras.
Qual a importância dos povos indígenas para o meio ambiente?
São muitas. Suas práticas agrícolas tradicionais são benéficas para um clima em mudança. Além disso, como são comunidades naturalmente sustentáveis, os povos indígenas conservam esses espaços, ajudando a preservar a biodiversidade de plantas e animais na natureza.
Qual a influência dos povos indígenas em nosso dia a dia?
A culinária do norte do Brasil, por exemplo, é rica em maniçoba e tucupi, elementos utilizados na cultura indígena. Além disso, frutos como o caju e a acerola eram consumidos pelos indígenas, e os seus respectivos nomes tiveram origem nas línguas tupi. O açaí, o guaraná e a tapioca, consumimos amplamente, também vêm dos hábitos alimentares indígenas.
Na higiene, os povos indígenas são os mais limpos do mundo. Nossos ancestrais indígenas possuíam o hábito de tomar banho de rio diariamente, e não por acaso, nós também tomamos banho e escovamos os dentes todos os dias.
Já no vocabulário, várias palavras do nosso cotidiano são de origem indígena, como é o caso do maracujá, mingau, peteca, tocaia, mandioca, caju, acerola, moringa, tambaqui, pirarucu e oca.
Quais expressões e palavras anti-indígenas ainda são usadas nos dias de hoje?
Tupiniquim: usada para se referir a algo nacional, brasileiro.
Tabajara: termo utilizado para indicar coisas de má qualidade.
Tribo: traz a ideia de primitivo. Ela só deve ser usada para local ou território, como aldeia ou comunidade.
Quem fala "mim" é índio: "mim come", mim não faz", são expressões que sugerem que os povos originários não sabem conhecem a norma culta da Língua Portuguesa.
Programa de índio: significa que o passeio não é interessante, é chato.
Muito cacique para pouco índio: empregada para dizer que uma empresa, por exemplo, tem muitos líderes.
Fatos sobre os indígenas
- Os indígenas no Brasil representam mais de 1,69 milhão de pessoas.
- 63% dos indígenas vivem fora de áreas oficialmente delimitadas.
- O maior número de pessoas indígenas hoje fica na Terra Indígena Yanomami. Localizada no Amazonas e Roraima, conta com 27 mil pessoas, correspondendo a 4,36% do total deles em terras indígenas no país.
- Cinco Estados (AM, BA, MS, PE e RR) têm 61,43% da população indígenas, mas o IBGE notou presença na maioria dos municípios do Brasil: em 4.480 dos 5.568 do país.
Fonte: Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística); ONU (Organização das Nações Unidas).
Você tinha ideia do tamanho da população indígena no Brasil e a influência que eles têm no nosso dia a dia? Sua opinião é bem-vinda aqui ❤️!
1 comentários
Muito interessante ver a influência desses povos em nosso cotidiano!