Dia Mundial do Vitiligo 2024: Beleza Inclusiva e Sem Padrões | Simple Organic Pular conteudo

Vitiligo: você não precisa se encaixar no padrão imposto

Beleza independe de padrão: é isso o que defendemos aqui na Simple. Por isso, em tudo o que fazemos, trazemos o máximo de representatividade, inclusividade, diversidade e, principalmente, respeito pela individualidade. Esse é o nosso jeitinho de ser desde sempre, continuamente, dia após dia!

Mas por que estamos falando disso justamente hoje? Hoje, 25 de junho, é o Dia Mundial do Vitiligo (saiba mais sobre ele abaixo), data que foi instituída por ser a mesma do falecimento de Michael Jackson, afetado pela condição. Naquela época, em 2009, pensar em uma indústria da beleza inclusiva, que retratava peles reais e normalizava as mais diferentes condições de pele, era inimaginável. De lá para cá, muita coisa mudou. Thank God! 

Aqui na Simple, se tem uma coisa que nos deixa com o coração quentinho é saber que nos esforçamos diariamente para que todos possam se reconhecer em nossas criações, campanhas, comunicações e produtos. Afinal, somos uma marca feita para pessoas e ponto! E podemos provar!

Confira alguns dos editoriais e ensaios que marcam a nossa trajetória desde 2017, com modelos confortáveis em suas peles, e que reforçam a sua identidade.

 Reprodução @a_stefanone l 2018

Reprodução @akincavalcante l 2023

Vitiligo: o que é, o que causa e como tratar

O que é vitiligo? De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o Vitiligo é uma desordem de pigmentação não contagiosa que leva à perda da coloração da pele em consequência da diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados. 

O que causa vitiligo? As causas da doença ainda são desconhecidas, mas fenômenos autoimunes (quando o próprio corpo da pessoa causa o quadro) e histórico familiar (cerca de 30% dos casos) parecem estar associados ao vitiligo. Além disso, alterações ou traumas emocionais (estresse extremo, queimaduras solares graves ou trauma na pele, como contato com produto químico com certo efeito tóxico à pele) podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.

Vitiligo tem cura? O vitiligo não tem cura, mas há tratamentos tópicos (pomadas) e terapias (fototerapia) que podem ajudar a devolver a cor da pele. Em alguns casos, a opção pelo microenxerto é indicada. De toda forma, eles não interrompem a progressão da doença e o aparecimento de novas manchas. Somente um dermatologista poderá sugerir o melhor caminho para cada caso.

Chega de tabu!

E já que estamos falando de beleza inclusiva, livre de estereótipos, veja outros materiais que protagonizam características únicas que cada um tem, normalizando o que já deveria ser "normal".

 

Reprodução @todebells l 2019
Reprodução @biagremion l 2020
Reprodução @jomocarzel l 2022

Reprodução @caiomoraex l 2023

Reprodução @catharinabelliny l 2023

Lembre-se: a maior beleza que existe é ser você mesma. Agora me conta, você se sente representada nas campanhas de beleza?

 

Deixe um comentário

CATEGORIAS