Para todos: a beleza democrática e sem gênero da Simple
Quando a Simple chegou ao mercado de Clean Beauty nacional, há pouco mais de sete anos, falar em beleza sem gênero, democrática, para todos os públicos, era algo impensável.
Mas esse cenário mudou, e para melhor, quando introduzimos no segmento palavras como genderless (do inglês, sem gênero), agênero e gênero neutro, todas para mostrar que nossos produtos não fazem distinção entre o que é feminino e o que é masculino.
"Nascemos com o propósito e a causa de ser uma marca de cosméticos feita para pessoas e não para um determinado gênero. Nunca vi sentido em criar uma marca estritamente feminina, mas sim democrática", celebra Patrícia Lima, fundadora e Ceo da Simple Organic.
Muito além do portfólio, toda a nossa comunicação em campanhas e editoriais segue a mesma linha, trazendo modelos e gente real representando inclusive minorias, que são retratadas como indivíduos, sem rótulos ou caixinhas, trazendo humanização.
Fotos do Editorial Amor Real da Simple
e Campanha Dia dos Namorados
Assim, conseguimos contextualizar de forma plural, com infinitas possibilidades, o que somos, no que acreditamos e defendemos, inclusive criando para as diversas gerações - X, Millenials, Gen Z e Alpha -, e para aqueles que se identificam como Gênero Fluido e do espectro LGBTQIAPN+.
"Investimos de verdade em representatividade há anos, de forma perene e natural, e não como uma ação pontual e em momentos sazonais que comemorem datas como o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, festejado em 28 de junho. Em tempos de Pink Money*, é importante checar se a marca que você consome faz algo pela causa de fato e não apenas quer o 'dinheiro rosa'", afirma a empresária.
*Pink Money (Dinheiro Rosa)
Prática de empresas que só se preocupam com a comunidade LGBTQIAPN+, seja em campanhas, ações ou produtos, em datas oportunas, como o mês de junho, para dar visibilidade ao tema. E o resto do ano?
Além de campanhas e produtos
Vamos relembrar algumas ações práticas adotadas pela Simple em apoio à comunidade LGBTQIAPN+?
- Copatrocínio da exposição Memória e Legado LGBTQIAP+ no Brasil, de Alexandre Putti, que questiona o fechamento do Museu da Diversidade, em São Paulo.
- Parceria com o Ressalva Project e a Casa Florescer – centro de acolhida para mulheres trans, promoveu um dia de beleza e autocuidado para as mulheres da ONG com uma equipe de maquiadores comandada pelo beauty artist Edu Hyde e um talk de Magô Tonhon sobre beleza, autoestima e sua vivência como membra da comunidade sobre a sua vivência como membra da comunidade LGBTQIAPN+.
- Ainda para o projeto, desenvolvemos em parceria com a Ressalva Project, uma camiseta que simboliza nosso apoio, solidariedade e empatia com a luta LGBTQIAP+.
- Patrocínio do Cuir Fest, festival de cultura LGBTQIAPN+ organizado pela BAPHO Cultura, que inclui uma grande variedade de linguagens artísticas para enaltecer as expressões culturais da comunidade.
- Apoio ao Bingo Drag Show, projeto beneficente da BAPHO Cultural, que ajuda as ONGs, incentiva, produz e potencializa a cultura LGBTQIAPN+.
Por isso, no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, queremos reforçar o nosso compromisso para uma sociedade mais igualitária, celebrando o direito de qualquer pessoa, independentemente do gênero e da orientação sexual, a ocupar os lugares e a usar as ferramentas da beleza como quiserem.