ESG: O que é? Descubra o significado da sigla | Simple Organic Pular conteudo

Muito mais do que uma sigla: o que significa ESG?

Se você chegou aqui, deve estar se perguntando: afinal, o que significa ESG? 

Já faz algum tempo que esta sigla vem sendo usada por marcas e empresas em suas comunicações, mas o quê de fato, ela significa?

As empresas estão realmente preocupadas em deixar impacto positivo, ou é mais uma forma de fazer greenwashingVem que a gente te conta tudo sobre ESG, ou em português ASG!

AFINAL, O QUE É ESG OU ASG?

De forma resumida, ESG nada mais é do que uma “ferramenta”, ou seja, um mecanismo para medir a responsabilidade das empresas em relação a questões ambientais, sociais e de governança. 

Mas, se engana quem pensa que ESG é um termo recente. Ele surgiu em 2004 (20 anos atrás), em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial chamada “Who Cares Wins”

Depois deste marco, muitos outros eventos importantes para o movimento sustentável, aconteceram, entre eles:

  • 1972 - Conferência de Estocolmo: é considerada um marco na história da preservação do meio ambiente, pois pela primeira vez, chefes de estado do mundo inteiro se reuniram para falar sobre o tema.

  • 1997 - Tratado de Kyoto: foi o primeiro tratado internacional para controle da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

  • 2010 - Implementação do ISO 26000: uma norma que fornece recomendações sobre boas práticas de responsabilidade social a organizações, visando transparência, respeito e ética.

  • 2015 - Criação da Agenda 2030 da ONU: é um plano de ação baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias, para os 193 Estados-membros da ONU, incluindo o Brasil. A ideia é que eles sejam cumpridos até 2030, por isso o nome. 
SIMPLE ORGANIC PARTICIPA DO FÓRUM AMBIÇÃO 2030

ESG: descubra o significado de cada letra da sigla

Parte de entender um conceito, está em entender a origem dele. Neste caso, podemos começar desvendando o que significa as letras da sigla ESG. Elas estão em inglês, mas já dão um spoiler sobre o que é ESG, confira:

E= Environmental (Ambiental

S= Social (Social)

G= Governance (Governança). 


ESG é o mesmo que ASG?

Sim, a diferença é que o termo mais conhecido é ESG, porque está em inglês e pode ser compreendida globalmente. Já ASG é a forma traduzida para o português, em que a letra E é substituída pela letra A, trocando a palavra Environmental por sua equivalência, a palavra Ambiental. 

COMPRAR É UM ATO POLÍTICO

Os consumidores estão cada vez mais conscientes e cobram por empresas que tenham responsabilidade de ponta a ponta. Não adianta mais oferecer um bom serviço ou produto, ou apenas se responsabilizar pelo impacto gerado pela sua empresa, é preciso ir além. 

Ninguém quer consumir de uma marca que não ajuda o meio ambiente e os dados não mentem: 

56% dos consumidores brasileiros afirmam que não compram de marcas que não investem no meio ambiente. (Dados: Kantar -  Índice do Setor de Sustentabilidade 2023)

Propósito pode até ser uma palavra que ficou “banal” nos últimos tempos, mas quando se olha para o real significado da palavra, na prática, é como se fosse uma bússola. Se sua empresa não tem claro o impacto que tem no mundo, qual a razão de sua existência? 

Nós, como consumidores, temos um papel super importante nesse processo. Nosso consumo impacta o mundo e, ao escolher uma marca ou serviço, você automaticamente está apoiando as ações que ela apoia.

Busque conhecer melhor os valores por trás das marcas que você consome, faça escolhas conscientes e de impacto positivo. 

LFW E NYFW: NEUTRALIZAR CARBONO DE EVENTOS É SÓ UMA MODA?

SIMPLE ORGANIC: ESG DESDE O PRIMEIRO DIA

Desde o primeiro dia, temos o propósito de levar sustentabilidade para o maior número de pessoas. 

Viemos para democratizar a beleza limpa - de verdade -, movimento que há alguns anos ainda era tabu no Brasil. Hoje, somos líder no segmento de cosméticos com matérias-primas orgânicas, veganas, naturais, cruelty-free, e sem gênero no nosso país, mostrando a força da beleza limpa e a potência em criar uma comunidade, ao ter propósito. 

Por dois anos consecutivos, fomos convidados a participar, como marca de beleza sustentável, de painéis da agenda da ONU. A primeira vez em 2022, na COP27 sediada no Egito, e em 2023 na COP28, nos Emirados Árabes. 

Sustentabilidade não deve ser falada apenas em datas especiais. Estamos vivendo uma emergência climática. E os dados só confirmam isso.

  • Até 2050, terão mais plásticos no oceano do que peixes.
  • Mais de 1 milhão de espécies entrarão em extinção. 

“Espero chegar em um momento em que o mercado de sustentabilidade seja o normal, não o diferente”. Conta Patrícia Lima, fundadora e CEO da Simple Organic, na primeira edição do ELLE Talks – Sustentabilidade. 

E VOCÊ, JÁ SABIA O SIGNIFICADO DE ESG? CONTA SUA OPINIÃO NOS COMENTÁRIOS!
FONTE: PWC, 2021

Deixe um comentário

CATEGORIAS